Corgi: saiba tudo sobre a raça aqui

Corgi (Reprodução: Pixabay)

O Corgi é um cachorro pequeno, mas cheio de personalidade, muito famoso pelo seu corpo longo e suas pernas curtas. Ele é um cachorro originário do País de Gales, tendo duas variações principais, o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan.

Favorito da Rainha Elizabeth II, ele é um ótimo companheiro leal, afetuoso e cheio de energia. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um guia sobre a raça Corgi.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Origem da raça

O Corgi é uma raça originária do País de Gales, no Reino Unido. E, existem variações principais: o Pembroke Welsh Corgi e o Cardigan Welsh Corgi, que originalmente eram considerados a mesma raça, mas que possuem diferenças em termos de origem e aparência.

Em que o Welsh Corgi Pembroke se desenvolveu pelos habitantes de Pembrokeshire, uma região localizada no sudoeste do País de Gales. E esse cachorro era utilizado principalmente para pastorear o gado.

Já o Welsh Corgi Cardigan se desenvolveu na região de Cardiganshire, também no País de Gales. E essa variação tem parentesco com o Dachshund, devido à sua estrutura corporal longa e baixa. Ele também foi utilizado como cachorro de trabalho, pastoreando gados em fazendas.

A palavra “Corgi” vem do galês antigo e possui o significado de “cor” (anão) e “gi” (cão), refletindo o porte compacto a principal característica da raça. Essa raça se tornou famosa por ser cachorro de companhia da realeza britânica, especialmente a Rainha Elizabeth II, que era conhecida por sua grande afeição pela raça.

Características físicas do Corgi

O Corgi é um cachorro de pequeno porte, mas com um corpo longo e pernas curtas. Embora as duas variedades de Corgi apresentem muitas semelhanças, elas apresentam algumas características físicas distintas.

Em geral, ele é um cachorro pequeno, com cerca de 30 centímetros de altura na cernelha e poderá pesar até 14 quilos. O corpo é alongado, as pernas são curtas e os olhos médios.

O Welsh Corgi Pembroke possui a pelagem dupla, média e lisa. Sendo que, as cores poderão variar entre vermelho, fulvo, preto e castanho, com ou sem marcas brancas. O corpo dele também poderá ser mais compacto e as orelhas mais pontiagudas em relação a outra variação.

Já o Welsh Corgi Cardigan possui a pelagem dupla e longa, e as cores poderão incluir azul merle, tigrado, vermelho e fulvo, com marcas brancas. Além disso, ele possui as orelhas mais arredondadas e tamanho maior em relação ao Pembroke.

Personalidade do Corgi: adora brincar e cheio de energia

Em relação à personalidade, o Corgi é um cachorro cativante, o que contribui para a sua personalidade. Sendo assim, ele é um cachorro extremamente inteligente e poderá aprender truques e comandos com facilidade, o que faz com que ele seja ótimo em atividade de adestramento.

Se você busca um cachorro que possui muita energia e adora brincar, ele poderá ser uma ótima opção. Ele adora brincar com pessoas e outros animais de estimação e, por serem cães pastores, ele precisa de atividade física para se manter feliz.

No quesito socialização, ele precisará ser socializado desde filhote para se dar bem com pessoas estranhas. Isso ocorre devido ao seu instinto protetor e poderá ser um ótimo cão de guarda.

Embora seja muito leal e afetuoso com a sua família, ele poderá ser independente e às vezes até teimoso. Por fim, o Corgi, nas duas variações, combina um equilíbrio entre ser independente e afetuoso, tornando-o um cachorro versátil para diferentes tipos de donos.

Curiosidades sobre a raça

Raça preferida da Rainha: O Corgi é conhecido por ser a raça favorita da Rainha Elizabeth II. Inclusive, durante a sua vida ela teve mais de 30 cachorros dessa raça.

Origem do nome: O nome “Corgi” vem do galês, onde “cor” significa “anão” e “gi” significa “cão”. Assim, “Corgi” o nome da raça poderá ter como significado “cão anão”, em referência ao seu tamanho pequeno e corpo compacto.

Famosos em filmes: Essa raça é muito popular como personagens de filmes, um exemplo muito famoso é o filme “Corgi: Top Dog”, o filme conta a história de um cachorrinho real que se perde pelas ruas de Londres.

É veloz: Mesmo que ele seja um cachorro de pernas curtas, ele poderá ser ágil e rapidamente. Isso se deve ao fato de que ele foi criado para ser cachorro de trabalho.

Cuidados com a raça

Pelagem: Embora não seja um cachorro peludo, a pelagem dele poderá ser muito densa, o que faz com que seja necessário escová-la pelo menos três vezes por semana para remover pelos soltos e evitar emaranhados.

Exercícios regulares: Ele é muito ativo, por isso precisará de exercício físico regular para gastar energia. Dessa forma, caminhadas diárias, brincadeiras e brinquedos interativos poderão ser ótimas opções.

Visitas ao veterinário: Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve ele para consultas e exames, também, peça orientações sobre alimentação adequada, corte das unhas, limpeza das orelhas, higiene dental e cuidados com a coluna.

Ambiente seguro: Certifique-se que ele tenha um ambiente seguro para viver, livre de objetos e substâncias que podem ser perigosas para ele.

Dúvidas frequentes sobre a raça

Quanto custa um Corgi?

O preço de um Corgi poderá ser até 8 mil reais. No entanto, diversos fatores poderão modificar esse valor, como, linhagem do animal, localização geográfica e se o animal é macho ou fêmea.

Antes de adquirir um cachorro dessa raça, pesquise muito bem sobre o canil e o modo como eles tratam os animais que vivem nesse local. Também peça referências e opiniões com outras pessoas.

Como é ter um Corgi?

Ter um Corgi poderá ser uma experiência fantástica e muito divertida. Isso se deve ao fato de que ele poderá ser um companheiro muito leal para a sua família e possui uma personalidade cheia de energia.

Também, poderá se dar muito bem com outros animais. No entanto, ao ter um Corgi, você deverá atender algumas necessidades, como fornecer os cuidados básicos e exercícios regulares.

Qual é a expectativa de vida de um Corgi?

A expectativa de vida de um Corgi poderá ser de 12 a 15 anos. Entretanto, se ele tiver cuidados necessários como alimentação balanceada, exercícios regulares, visitas frequentes ao veterinário, dentre outros, ele poderá superar essa expectativa.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.