Cachorro peludo: TOP 10 raças lindas e encantadoras!

O cachorro peludo é um animal de estimação fascinante e adorável que chama a atenção de muitos amantes de cães ao redor do mundo. Diversas raças de cachorros poderão exibir a pelagem longa e densa.

Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer um guia completo sobre as raças de cachorro peludo.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Chow Chow

cachorro peludo
Chow Chow- Reprodução: Pixabay

O Chow Chow é um cachorro peludo que teve origem na China. Essa é uma das raças mais antigas de cachorros, com uma história de mais de 2000 anos. E, acredita-se que ele tenha sido usado como cão de guarda, caça e pastoreio.

Ele é de porte médio, sendo assim, ele poderá medir até 56 centímetros na cernelha e pesar até 32 quilos. No entanto, a característica que mais chama atenção nesse cachorro é a sua língua azul-preta, que dificilmente é observada em outras raças. A pelagem dele é densa e longa, com uma juba ao redor do pescoço.

Em relação à personalidade, ele é bem reservado com pessoas estranhas e independente. Entretanto, poderá ser muito leal, amigável com os seus tutores, não late muito e é bastante tranquilo em casa.

Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês-Reprodução: Pixabay

O Cocker Spaniel Inglês é outro exemplo de raça de cachorro peludo. Sendo que a pelagem é sedosa, longa e ondulada, assim, ela requer escovação diária para evitar que os pelos se enrolem e formem emaranhados.

Essa raça teve origem na Inglaterra e foi desenvolvida para ser cão de trabalho e também de companhia. No quesito personalidade, a raça é conhecida principalmente por ser muito amigável e alegre, além de ser muito carinhosa com a sua família.

O Cocker Spaniel Inglês é de porte médio, dessa maneira, poderá pesar até 16 quilos e medir até 43 centímetros. Em que a característica mais marcante são as suas orelhas longas cobertas por pelos longos e sedosos.

Cachorro peludo: Boiadeiro Bernês

cachorro peludo
Boiadeiro Bernês- Reprodução: Pixabay

O Boiadeiro Bernês possui uma pelagem longa, densa e ondulada. E a cor dele é tricolor, composta pelas cores preto, branco e castanho. Ele é um cachorro grande, podendo pesar até 55 quilos e medir até 70 centímetros.

Em relação à personalidade, ele é conhecido principalmente pela sua natureza carinhosa e gentil, gostando de passar a maioria do tempo junto da sua família. E, apesar do seu tamanho imponente, é um cachorro tranquilo de temperamento equilibrado.

Como o próprio nome já diz, ele teve origem na região de Berna, uma região montanhosa na Suíça. Em que ele fazia parte de um grupo de cachorros usados por fazendeiros suíços para pastoreio e cães de guarda.

Samoieda

Samoieda- Reprodução: Pixabay

O Samoieda é um cachorro peludo que possui uma pelagem densa, dupla, macia e adaptada para climas muito frios. A cor mais comum é branca, mas também poderá ser creme. Ele é um cachorro de porte médio, podendo pesar até 30 quilos e medir 60 centímetros.

Esse cachorro é conhecido principalmente por ser muito alegre, afetuoso e sociável. Também adora estar cercado de pessoas, gosta muito de brincar, no entanto, poderá ser um pouco independente.

Quanto à origem, ele foi desenvolvido por tribos nômades no norte da Sibéria. E ele era usado para puxar trenós, pastorear renas e como cachorros de companhia.

Shih Tzu

Shih Tzu-Reprodução: Pixabay

O Shih Tzu é um cachorro que possui uma pelagem longa, densa e luxosa. Assim, ela requer uma escovação diária para evitar emaranhados e pelos soltos. Ele é um cachorro de porte pequeno, podendo medir até 28 centímetros e pesar até 7 quilos.

Em relação à personalidade, ele é conhecido por ser um cachorrinho muito amoroso e apegado à sua família. Geralmente, é um cachorro tranquilo e não tende a latir muito, a menos que sinta que precisa alertar sobre algo.

Ele tem origem antiga, remontando ao Tibete, em que foi criado para ser cachorro de companhia da realeza chinesa. Além disso, ele era considerado cão sagrado pelos monges tibetanos.

Komondor

cachorro peludo
Komondor -Reprodução: Pixabay

O Komondor é outro exemplo de raça de cachorro peludo. A pelagem dele é única e extremamente distintiva, em que ela é longa e os pelos se enrolam em cordões. E esses cordões se formam naturalmente à medida que ele cresce para fornecer proteção contra o clima.

Ele é uma raça grande, podendo pesar até 60 quilos e medir até 80 centímetros. No quesito personalidade, ele é um cachorro muito leal com a sua família e tem instinto de proteção, sendo um pouco reservado com estranhos.

É uma raça antiga que se originou na Hungria e foi utilizada para proteger rebanhos de ovelhas e gado. Além disso, ele também vigiava propriedades rurais.

Golden Retriever também é um cachorro peludo

Golden Retriever- Reprodução: Pixabay

O Golden Retriever é um cachorro peludo de porte grande. Desse modo, ele poderá pesar até 34 quilos e medir até 61 centímetros. A pelagem dele é densa e longa, assim, precisará de escovação semanal para remover os pelos soltos e evitar nós.

Ele é conhecido principalmente pelo seu temperamento gentil e afetuoso. Sendo assim, ele adora interagir com pessoas e é muito amigável até mesmo com pessoas estranhas. Também, ele adora brincar e poderá ser facilmente treinado.

Ele foi desenvolvido no Reino Unido, na Escócia, para ser um cão de caça, especializado em recuperar aves aquáticas. Mas, pelo seu temperamento tranquilo e afetuoso, rapidamente se tornou um cachorro de companhia.

Poodle

Poodle- Reprodução: Pixabay

O Poodle é um cachorro peludo que possui uma pelagem encaracolada que é considerada hipoalergênica, o que significa que ele não solta muitos pelos. Em relação às características físicas, ele poderá possuir até três tamanhos: Toy, Miniatura e Standard.

No quesito temperamento, ele é um cachorro muito companheiro, muito amoroso com a sua família. E, apesar de sua aparência refinada, ele ama brincar e interagir com pessoas. É um cachorro muito inteligente, o que faz com que seja muito fácil de treiná-lo.

A origem dele é incerta, embora ele tenha se originado na Alemanha, ele foi completamente desenvolvido na França. Foi originalmente desenvolvido para ser um cão de caça aquática, mas rapidamente se tornou cachorro de companhia da aristocracia europeia.

Pastor de Shetland

Pastor de Shetland-Reprodução: Pixabay

O Pastor de Shetland é um cachorro peludo de porte médio, podendo pesar até 12 quilos e medir até 41 centímetros. Ele tem uma pelagem dupla, que oferece uma ótima proteção contra o frio.

Ele é uma raça mais inteligente e fácil de aprender, o que faz com que ele seja excelente em pastoreio, agilidade e atividades de obediência. Além disso, é um cachorro que ama passar longos períodos com a sua família e possui forte instinto de proteção.

Como o próprio nome já diz, ele teve origem nas Ilhas Shetland, localizada na Escócia, em que foi desenvolvido para pastorear ovelhas.

Cachorro peludo: Spitz Alemão

cachorro peludo
Spitz Alemão- Reprodução: Pixabay

O Spitz Alemão possui uma pelagem longa e densa e a mesma poderá ter várias cores, incluindo branco, preto, marrom, cinza e laranja. Ele é um cachorro que poderá ter até quatro variações de tamanho: Spitz Alemão Anão, Spitz Alemão Pequeno, Spitz Alemão Médio e Spitz Alemão Grande.

Ele possui uma personalidade alegre e vivaz, sendo assim, é um cachorrinho que ama brincar e participar das atividades da família. Também é muito dócil e afetuoso com a sua família.

A origem desse cachorro peludo remonta à Alemanha, em que era considerado cachorro de trabalho e companhia. É uma raça amplamente popularizada nos países europeus.

VEJA TAMBÉM: Cachorro sem pelo: saiba tudo das 5 raças principais

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.