Yorkshire: o que é necessário saber antes de ter um?

Yorkshire_ Características e curiosidades dessa raça
Yorkshire: Características e curiosidades dessa raça. (Reprodução: Pixabay)

O Yorkshire é uma das raças de cachorro pequeno mais adoradas no mundo. Ele teve origem na Inglaterra e foi desenvolvido para caçar ratos nas fábricas, no entanto, pela sua personalidade amigável, ele acabou se tornando cachorro de companhia.

A sua energia, a sua personalidade cativante, sua aparência encantadora e a sua lealdade fazem com que ele seja um ótimo companheiro de quatro patas.

Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o Yorkshire. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Características físicas do Yorkshire

Em relação às características físicas, o Yorkshire possui a aparência encantadora. Desse modo, ele possui porte pequeno, ou seja, poderá medir até 23 centímetros na cernelha e pesar até 4 quilos.

O corpo dele é compacto, a cabeça é pequena e proporcional, o focinho é levemente curto, olhos pequenos e orelhas pequenas e triangulares. As patas são pequenas e arredondadas.

No quesito pelagem, ela é longa, sedosa e lisa. As cores são azul-aço e marrom, sendo que a coloração dos filhotes muda conforme eles crescem. A expectativa de vida da raça poderá ser de até 16 anos, no entanto, se tiver os cuidados essenciais, alguns exemplares poderão viver até mais.

Origem da raça

O Yorkshire teve origem na Inglaterra no século XIX, em uma região chamada Yorkshire, por isso o nome da raça. Ele foi desenvolvido a partir da mistura de pequenos terriers, em que o objetivo era caçar ratos em fábricas e minas.

No entanto, rapidamente a raça ganhou popularidade como cachorro de companhia e como símbolo de status entre a nobreza e a classe alta. Atualmente, ele é um dos cachorros mais adorados e conhecidos mundialmente pela sua personalidade vibrante e características físicas marcantes.

Yorkshire: Personalidade

O cachorro Yorkshire é alegre e cheio de energia. Sendo assim, eles são curiosos, ativos e gostam muito de brincar. Dessa maneira, ele poderá ser uma ótima companhia para quem busca um cachorrinho animado.

Além disso, esse cachorro poderá ser muito afetuoso e leal com os seus tutores e se adaptar muito bem à rotina da casa. Ele poderá se adaptar muito bem a diferentes ambientes, seja em casas maiores ou apartamentos.

Referente ao treinamento, ele poderá aprender rapidamente truques e comandos, embora possa ser um pouco teimoso, o que poderá exigir um pouco mais de paciência. Em relação à socialização, ele poderá se dar bem com outros animais, como outros cães ou gatos, e pessoas estranhas caso seja socializado desde cedo. Também, ele é um cachorro vigilante e poderá latir bastante quando perceber alguma mudança no ambiente.

Quais as vantagens de ter um yorkshire?

Eles são muito brincalhões e ativos, os filhotes são mais do que os adultos. No entanto, esses cães não precise tanto de passeios diários, mas é importante realizar passeios periódicos para a socialização do animal. Além disso, são super adaptáveis tanto em um espaço maior quanto em um apartamento menor.

Quais as desvantagens de ter um yorkishire?

Cabe ressaltar que, por serem muito brincalhões, eles exigem mais tempo dos tutores para realizar brincadeiras com os mesmos. Dessa forma, caso esteja pensando em ter um cão dessa raça, certifique-se se possui o período necessário para realizar esse processo.

Como gostam de proteger o território, podem adquirir o hábito de latir bastante. Quando escolhe determinada pessoa da família eles podem ser bem ciumentos. Assim, se possuir outro cachorro deverá ter cautela ao adotar um yorkshire, pois eles podem não se dar bem com outros animais por serem territorrialistas.

Existem diferenças entre yorkshire e yorkshire terrier?

Não, não existem diferenças entre o yorkshire e o yorshire terrier. O que pode se diferenciar é o tamanho desses animais. Assim, existem o exemplarem da raça que podem ser menores que o tamanho padrão.

Exemplares da raça que são menores podem ser muito mais frágeis e delicados. Dessa forma, antes de ter um desse menor é importante pensar bastante.

Cuidados com a raça

O Yorkshire precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, referente à pelagem, ela deverá ser escovada diariamente para evitar nós. A frequência dos banhos e tosa deverão ser determinadas pelo veterinário.

Como é um cachorro que possui bastante energia, brincadeiras e passeios poderão ser excelentes opções para ele.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Desse modo, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações ao veterinário sobre alimentação balanceada, higiene dos dentes, limpeza das orelhas, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a eles. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele como, camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Curiosidades sobre a raça

  • Origem: Ele teve origem na região de Yorkshire, por isso que ele tem esse nome.
  • Personalidade destemida: Apesar de ser de porte pequeno, o Yorkshire é conhecido pela sua personalidade corajosa.
  • Cachorro da realeza: Apesar de ter sido desenvolvido para caçar ratos em fábricas, rapidamente se tornou cachorro de companhia da nobreza.
  • Leal aos seus tutores: Ele é muito leal com os seus tutores e adora estar próximo da sua família.

LEIA MAIS

Continue nos acompanhando que trazemos dicas sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.