Yorkshire: o que é necessário saber antes de ter um?

Yorkshire_ Características e curiosidades dessa raça
Yorkshire_ Características e curiosidades dessa raça

O yorkshire é um dos cães mais populares pelas famílias brasileiras. Isso se deve ao fato, que ele é lindo, de pequeno porte um ótimo companheiro para os seus tutores. Esse é um cão que nunca vai deixar o seu cão nem por um momento.

São cachorros que possuem muita energia, amam brincar e são muito ágeis quando o assunto é caçar. No texto de hoje iremos citar as principais características, curiosidades, temperamento, vantagens e desvantagens de ter um cachorro dessa raça.

Características gerais do Yorkshire

As características gerais são:

  • Porte: Pequeno
  • Cores: Preto com pelagem castanha no peito
  • Pelagem: Longa, lisa e sedosa
  • Tamanho: 17 cm a 20 cm
  • Peso: Até 3,5 Kg
  • Expectativa de vida: 11 a 15 anos

Origem do Yorkshire

Essa raça apareceu no século XIX na Inglaterra. No início da criação ele era usado para caçar pequenos roedores em fábricas têxteis e nas minas de carvão. Entretanto, após ser reconhecido no Kennel Club da Ingleterra em 1886, ganhou fama entre as mulheres e virou moda no país.

Desde então, com a sua luxuosa pelagem, passou a sere conhecido como cachorro de companhia. Na atualidade, ele é considerado uma das raças mais populares do mundo.

Qual o temperamento de um Yorkshire?

É uma raça muito ativa, com muita energia e que está em alerta o tempo todo. Eles encantam a todos com o seu temperamento e com a facilidade de convívio com os donos.

Entretanto, vale lembrar que são muito territorialistas e podem latir bastante para defenderem o seu território. Ademais, se dão bem com crianças e idosos, mas é sempre bom supervisionar quando estão com crianças, pois uma ação mais forte da criança poderá machucá-los.

Quais as vantagens de ter um yorkshire?

Eles são muito brincalhões e ativos, os filhotes são mais do que os adultos. No entanto, esses cães não precise tanto de passeios diários, mas é importante realizar passeios periódicos para a socialização do animal. Além disso, são super adaptáveis tanto em um espaço maior quanto em um apartamento menor.

Quais as desvantagens de ter um yorkishire?

Cabe ressaltar que, por serem muito brincalhões, eles exigem mais tempo dos tutores para realizar brincadeiras com os mesmos. Dessa forma, caso esteja pensando em ter um cão dessa raça, certifique-se se possui o período necessário para realizar esse processo.

Como gostam de proteger o território, podem adquirir o hábito de latir bastante. Quando escolhe determinada pessoa da família eles podem ser bem ciumentos. Assim, se possuir outro cachorro deverá ter cautela ao adotar um yorkshire, pois eles podem não se dar bem com outros animais por serem territorrialistas.

Existem diferenças entre yorkshire e yorkshire terrier?

Não, não existem diferenças entre o yorkshire e o yorshire terrier. O que pode se diferenciar é o tamanho desses animais. Assim, existem o exemplarem da raça que podem ser menores que o tamanho padrão.

Exemplares da raça que são menores podem ser muito mais frágeis e delicados. Dessa forma, antes de ter um desse menor é importante pensar bastante.

Principais curiosidades sobre o Yorkshire

As principais curiosidades são:

1-Não gostam de ficar sozinhos

Essa raça de cachorro não gosta de ficar sozinho. Dessa forma, deverá ter dois ou mais cachorros para fazer companhia a ele e brincarem juntos, principalmente se você passa longos períodos longe de casa.

2-Sua pelagem precisa de cuidado

A sua pelagem possui muito brilho e é muito sedosa. Diante disso, a mesma exige muitos cuidados, como escovar todos os dias para evitar emaranhados, também, é necessário dar banho no yorkshire toda semana e hidratar os seus pelos uma vez no mês.

3-Possuem muita energia

Esses cachorros pertencem ao grupo dos cachorros terriers, que possuem como característica principal de serem muito agitados e possuírem muita energia. Dessa forma, ao se decidir ter um cão dessa raça tenha em mente que eles não param por um segundo.

Ademais, você precisara organizar um espaço com bastante enriquecimento ambiental, pois possuem e precisam gastar bastante energia, precisam brincar muito e de passeios longos todos os dias.

4-Precisam ser acostumados com outros cães

O yorkshire precisa ser adaptados com outros cachorros e pessoas estranhas desde quando filhotes. Também eles podem latir muito para qualquer barulho estranho, como, por exemplo, visitas. Assim, para melhorar esse comportamento ele precisa ser adestrado.

5-São muito inteligentes

Essa raça de cachorro não é das mais inteligentes que existem, pois no ranking de inteligencia canina ele ocupa a vigésima posição. No quesito adestramento, pode ser muito inteligentes e aprenderem truques e comandos facilmente.

6-Já foram considerados cães sem raça definida

Embora reconhecidos atualmente como uma raça, os yorkshires já foram considerados cães sem raça definida. Dessa maneira, eles surgiram de uma mistura de sete raças da região que eram considerados terriers, ou seja, cães que eram aptos para caçar. A medida que os filhotes foram ficando idênticos aos pais, os padrões firmados foram reconhecidos.

Considerações Finais

Essa, pode se considerada uma das raças de cachorro mais populares do mundo. Cabe ressaltar, que eles surgiram na Grã-Bretanha como cães caçadores, mas viraram cães de companhia. Gostam de correr e brincar, são engraçadinhos e muito inteligentes. São bem ativos e possuem muita energia.

São muito territorialistas e podem sentir muito ciúme dos donos. Possuem muita necessidade de tempo para brincadeiras. Ademais, eles gostam muito de ficar no colo dos tutores e os mesmo tempo, assim deve permitir que eles tenham experiências diversas que farão muito bem a eles.

Também,podem variar de tamanho, mas a versão menor da raça pode ser muito vulnerável. Precisam ser adestrados para conviverem bem com outros cães e com visitas.

LEIA MAIS

Continue nos acompanhando que trazemos dicas sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.