Tonquinês: saiba tudo sobre esse gato encantador

tonquinês

O gato Tonquinês se destaca pela sua aparência encantadora e personalidade afetuosa. Ele teve origem na América do Norte, mas rapidamente conquistou várias pessoas ao redor do mundo.

Resultado da mistura de raças Siamês e o robusto Birmanês, esse gato reúne o melhor dos dois mundos: é inteligente, sociável e dono de um temperamento equilibrado. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o gato Tonquinês.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre essa raça incrível, continue a leitura do texto. Confira!

Origem da raça

O gato Tonquinês teve origem na América do Norte na década de 1960. Ele é resultado da mistura de raças muito conhecidas, como o Siamês e o Birmanês, em que o objetivo era combinar as características encantadoras do Siamês, como o temperamento tranquilo do Birmanês.

As criadoras Margaret Conroy e Jane Barletta foram figuras-chave no desenvolvimento desse gato. Essa raça ganhou reconhecimento oficial por diversas associações felinas nas décadas seguintes, como a CFA (Cat Fanciers’ Association) e a TICA (The International Cat Association).

Características físicas do gato Tonquinês

Em relação às características físicas, a aparência do gato Tonquinês é encantadora. Ele é um gato de porte médio, sendo que os machos poderão pesar até 6 quilos, enquanto as fêmeas poderão pesar até 5 quilos.

O corpo dele é musculoso, elegante e bem proporcionado, a cabeça é levemente arredondada e o focinho possui contornos suaves. Os olhos são ovais e na cor verde-azulado, uma característica marcante dessa raça, e as orelhas são médias a grandes com as pontas ligeiramente arredondadas.

No quesito pelagem, ela é curta, sedosa, macia e com um brilho sutil. O padrão de pelagem é o “Mink”, que é intermediário entre o “point” do Siamês e o sólido do Birmanês. As cores reconhecidas são champagne mink, natural mink, blue mink e platinum mink.

A expectativa de vida do gato Tonquinês poderá ser de até 18 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.

Personalidade do Tonquinês

A personalidade do gato Tonquinês é encantadora. Ele é conhecido por ser um gatinho muito afetuoso e cria fortes laços com a sua família, desse modo, é comum que ele siga os seus tutores pela casa e adore participar da rotina da casa.

Devido a esse fato, ele não gosta de ficar sozinho por muito tempo e prefere ambientes em que haja interação constante. Além disso, ele possui energia moderada, mas também adora brincar com brinquedos e arranhadores.

Em relação à socialização, poderá conviver bem com outros animais, outros gatos e cães, desde que seja bem socializado desde cedo. É um gato que precisa de afeto e atenção, e em troca oferece amor, companhia e muitos momentos divertidos.

Cuidados com a raça

O gato Tonquinês precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Sendo assim, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos duas vezes por semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem.

Ele precisará de brinquedos interativos, arranhadores e brinquedos para escalar. Como é uma raça afetuosa e sociável, sessões de brincadeiras com o tutor poderão ser essenciais para que ele não fique entediado.

Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre o leve para consultas e exames. Também, peça orientações sobre alimentação balanceada, higiene dos dentes, limpeza dos olhos e orelhas, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Qual é o preço de um gato Tonquinês?

O preço de um gato Tonquinês poderá ser de até 3 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica e se o gato é macho ou fêmea.

Antes de adquirir um gato dessa raça, faça uma visita ao gatil para verificar a forma como os criadores tratam os gatos que vivem nesse local. Além disso, considere a adoção de um Tonquinês ou até mesmo de um gato sem raça definida. Você poderá encontrar para adotar em ONGs de animais ou até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça ou em grupos de gatos em geral. Adote!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.