Tipos de coleira para cachorro: Para passear com cachorros devemos fazer a melhor escolha de coleira para que não seja uma experiência ruim. Escolher o tipo de coleira ideal, pode te ajudar a passear com o seu cachorro melhor.
Assim, atualmente possuem muitos tipos de coleiras disponíveis, sendo cada uma é apropriada para intuito de atender diversas necessidades do tutor e deverá ser escolhida dependendo do comportamento do pet.
Como, por exemplo, algumas podem ajudar os cachorros não puxarem o dono durante o passeio, enquanto outras são feitas especificamente para protegerem os peludos enquanto estão viajando, dentre outros aspectos.
Assim, ao escolher a coleira, é imprescindível olhar se a coleira é segura e do tamanho correto do cachorro. Dessa maneira, confira nesse texto como escolher uma coleira correta, como fazer o cachorro acostumar com a mesma e quais são os principais tipos de coleira que existem.
Dicas para escolher o tipo de coleira ideal para o cachorro
Antes de escolher uma coleira para cachorro, a primeira coisa que precisamos saber é a diferença de coleira e guia. A coleira é a parte que vai ao animal e a guia é a parte que vai à sua mão para controlar o animal.
Há disponível no mercado, uma infinidade de coleiras, de diversos materiais e cores. E, para as guias também há uma infinidade de modelos.
Para escolher o tipo de coleira ideal, você precisará observar o comportamento do seu cachorro, pois o local da tração difere em cada modelo de coleira. Por exemplo, um cachorro que você sabe que puxa o tutor durante o passeio, não é ideal que se utilize uma coleira peitoral.
Por fim, escolha uma coleira que seja segura e que você saiba que não irá incomodar o seu cachorro. Dessa forma, deverá se certificar de que o material que ela é feito seja bom e não solte caso o cachorro fazer um movimento mais brusco.
Quais são os principais tipos de coleira para cachorro?
Os principais tipos de coleira são:
1-Coleira de pescoço
É aquela coleira comum que vemos em muitos animais. Um ponto positivo desse tipo de coleira, é que é possível colocar uma medalha de identificação caso o animal fugir durante o passeio, mas você poderá passear com ela.
Entretanto, ela não é a mais recomendada, pois pode machucar o pescoço do animal, caso ele seja muito levado e queira andar mais rápido do que o ritmo do tutor também e o animal conseguirá puxar o dono durante o passeio.
2-Coleira peitoral
Existem vários tipos e formas de coleiras peitorais. Dessa forma, existe uma infinidade de formas de vestir ela em seu cachorro. Assim, a função dessa coleira é basicamente é não pegar no pescoço do cachorro, mas sim, nas patas.
Dessa maneira, a tração que o cachorro faz é na parte das patas e não no pescoço, evitando assim que o animal se machuque. Entretanto, o principal contra dessa coleira é que o cãozinho tende a puxar mais e se a coleira estiver frouxa o mesmo poderá fugir, pois a coleira tenderá a ficar muito confortável. Entretanto, caso o seu cachorro for calma, é a melhor opção.
3-Coleira cabresto
Esse tipo de coleira é muito utilizado para cachorros que estão começando a serem adestrados, pois é vestida na boca do animal. Dessa maneira, esse tipo de coleira é utilizado para ajudar a mudar a direção do cachorro.
Assim, isso faz com que os tutores tenham maior controle sobre o cão e não consigam puxar o dono durante o passeio. No entanto, esse tipo de coleira não é indicado para animais de focinho curto, pois precisa do focinho para vestir a coleira.
Como fazer o cachorro se acostumar com a coleira?
Segue algumas dicas para fazer o seu cachorro se acostumar com a coleira:
1-Apresente a coleira para o seu cachorro
Antes de colocar a coleira no seu cachorro, deverá apresentar, deixar o cachorro cheirar e explorar a mesma antes de tentar colocar nele. Assim, a experiência de tentar colocá-la nele poderá ser mais positiva.
2-Utilize o reforço positivo
Deverá oferecer petiscos e fazer elogios ao seu cão enquanto ele estiver utilizando a coleira, dessa maneira, ele irá associar esses momentos como positivos.
3-Após colocar a coleira espere um momento para sair
Para evitar que o cachorro fique muito ansioso durante o passeio, o cachorro não deverá colocar a coleira nele e sair logo após.Coloque a coleira e espere alguns minutos antes de sair, e espere ele se aclamar para após isso saia para passear.
4-Faça da coleira uma rotina diária
Coloque a coleira no cachorro mesmo que você não sai com ele para passear. Assim, esse processo se tornará normal. Entretanto, o deixe com a coleira somente por alguns minutos, não deverá deixar ele com a coleira a todo o momento.
Espero que essas dicas auxiliem para tornar o processo de acostumar com a coleira mais fácil e descomplicado para você e o seu cachorro.
Considerações Finais
Como vocês podem ter percebido, existem diversos tipos de coleiras e as mesmas têm os seus pros e contras. Sendo assim, é necessário observar se o comportamento do cachorro para que se escolha o melhor tipo para cada cachorrinho.
Deverá ficar atento a trava que liga a coleira a guia para verificar que não tenha chances do cachorro fugir. Esse é o grande detalhe na compra de coleira e a guia.
Certifique-se que a coleira seja do tamanho correto para o seu cão e opte por aquela que atenderá mais as necessidades dos mesmos. Além disso, garanta que ela seja confortável e segura, que não se desgaste facilmente.
Ademais, escolha um estilo que tenha relação com a personalidade do seu cão. Escolher a coleira certa poderá fazer toda a diferença no conforto e segurança durante os passeios com o seu peludo.
LEIA MAIS
- Seis dicas para acostumar o cachorro dormir na caminha
- Adaptar filhote de cachorro ao novo lar: o que você precisa saber
- Pet idoso: sete dicas para cuidar do animal nessa fase da vida
- Cachorro com frio: seis dicas para proteger o cachorro no inverno
Cabe ressaltar que, não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são baseadas na experiência da autora. Não deixe de consultar um profissional da área.