O Terrier Tibetano é uma raça encantadora que é antiga e conhecida por ser um símbolo de sorte. Ele teve origem no Tibete, e foi criado por monges como um cachorro guardião e amigo leal.
Esse cachorro se destaca pela sua aparência quanto pela sua personalidade equilibrada e muito adaptável. Inteligente, gosta de brincar e muito atento, ele poderá ser um companheiro ideal para pessoas que buscam um cachorro versátil e cheio de história.
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o cachorro Terrier Tibetano. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
Como o próprio nome já diz, o Terrier Tibetano teve origem no Tibete, na região do Himalaia. Essa raça é muito antiga, acredita-se que ela tenha mais de 2000 anos de história.
Ele desempenhava o papel de cachorro de companhia, e também auxiliava no pastoreio de rebanhos. Esse cachorro era tratado como membro da família e usado como cão de guarda em mosteiros. Inclusive os tibetanos acreditavam que ele trazia proteção e boa fortuna.
A raça foi para o Ocidente no início do século XX, principalmente ao trabalho de médicos e missionários britânicos que viveram no Tibete. O percursor da raça no ocidente foi terrier tibetano dado como presente a uma médica britânica, Dra. Agnes Greig, que levou a raça para a Índia e, posteriormente, para a Europa.
Características físicas do Terrier Tibetano
Em relação às características físicas, o Terrier Tibetano é conhecido principalmente pela sua aparência charmosa. No entanto, apesar do seu nome, ele não é considerado um terrier típico.
Ele é um cachorro de porte médio, ou seja, poderá pesar até 14 quilos e medir até 41 centímetros na cernelha. O seu corpo é compacto, musculoso e proporcional.
Além disso, a cabeça é proporcional ao corpo, o focinho de comprimento médio, os são grandes e de cor escura e as orelhas de tamanho médio.
A pelagem é longa, densa e dupla. E poderá apresentar uma ampla variedade de cores e combinações, incluindo branco, preto, dourado, cinza, creme e marrom.
Personalidade do Terrier Tibetano
No quesito personalidade, o Terrier Tibetano é conhecido pela sua personalidade encantadora, equilibrada e adaptável. Isso faz dele um ótimo companheiro para famílias e indivíduos.
Esse cachorro é extremamente ligado à sua família, sendo um cachorro muito amoroso e leal. Gosta de passar muito tempo perto da sua família e seguir o seu dono pela casa. Embora seja um pouco independente, ele não gosta de ficar muito tempo sozinho.
Ele possui a energia moderada, desse modo, apesar de ser uma raça muito ativa, ele poderá apreciar momentos tranquilos em casa. Dessa maneira, o Terrier Tibetano poderá adorar brincar, mas também poderá adorar descansar em seu cantinho favorito.
Em relação ao treinamento, essa raça poderá ser muito inteligente, o que faz com que ele aprenda truques e comandos rapidamente. Porém, poderá ser um pouco teimoso, o que poderá exigir um pouco mais de constância durante o treinamento.
Ademais, ele poderá se dar muito bem com pessoas estranhas e outros animais de estimação, como outros cachorros e gatos, caso seja socializado desde filhote.
Ele poderá ser perfeito para famílias que buscam um cachorro inteligente, carinhoso e muito leal. Também, ele se adapta em locais pequenos, como apartamentos, desde que receba exercícios e atenção suficientes.
Cuidados com a raça
O Terrier Tibetano poderá exigir alguns cuidados para manter a sua saúde, bem-estar e aparência impecáveis. Sendo assim, referente à pelagem, como ela é longa, precisará escová-la pelo menos três vezes na semana para remover pelos soltos, evitar nós e manter o brilho da pelagem. A frequência dos banhos e tosas deverá ser determinada pelo veterinário.
Embora não seja muito enérgico, ele precisará de exercícios regulares para se manter equilibrado. Caminhadas, brincadeiras no quintal e brinquedos interativos poderão ser ótimas opções para ele.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, sempre leve ele para consultas e exames. Também, peça orientação a ele quanto a alimentação adequada, higiene dos dentes e orelhas, corte das unhas, vacinas, dentre outros muito importantes.
Ademais, certifique que o ambiente que ele vive seja seguro para o seu Terrier Tibetano, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros e brinquedos.
Curiosidades sobre a raça
- Não é um terrier verdadeiro: Apesar do nome, o Terrier Tibetano não pertence ao grupo dos cachorros terriers. Ele possui esse nome apenas por conta do tamanho semelhante aos terriers europeus.
- Cão da sorte: No Tibete, ele era considerado um amuleto da sorte. Ele nunca era vendido, mas sim presenteado como sinal de respeito, amizade e boa fortuna.
- Raça antiga: Essa raça possui mais de 2000 anos de história. Ele era usado como cachorro pastor e guia nas montanhas do Himalaia. Também, era muito popular como cão de companhia de monges.
Qual o preço de um Terrier Tibetano?
O preço de um cachorro Terrier Tibetano poderá ser de até mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, a linhagem do cachorro e se ele é macho ou fêmea.
Além disso, antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil e veja como os criadores tratam os animais que vivem nesse local. Também considere a adoção de um cachorro dessa raça ou de um sem raça definida, que você poderá encontrar em ONGs e abrigos de animais ou até mesmo em grupos de animais em redes sociais.
Qual a expectativa de vida de um Terrier Tibetano?
A expectativa de vida de um cachorro Terrier Tibetano poderá ser de até 15 anos. No entanto, se ele tiver os cuidados necessários, como alimentação balanceada, visitas regulares ao veterinário, ambiente seguro, ele poderá ultrapassar os 15 anos com qualidade de vida.