Spitz Japonês: o que deveria saber antes de ter um

spitz japonês
Spitz Japonês- Reprodução: Pelxels

O spitz japonês é uma raça de cachorro de porte pequeno e encantador. Ele é conhecido por sua beleza, inteligência e temperamento tranquilo e afetuoso. E, por essas características após a Segunda Guerra Mundial, ele ficou bastante popular no seu país de origem, o Japão.

O cachorro dessa raça é muito conhecido por ser muito afetuoso e muito inteligente. Nesse texto iremos fornecer um guia completo sobre o spitz japonês com características, personalidade, cuidados e muito mais!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

Qual a origem do cachorro Spitz Japonês?

O cachorro Spitz Japonês teve origem no Japão no início do século XX. Sendo assim, acredita-se que a raça tenha se desenvolvido através da mistura de cães spitz alemão e o cão esquimó americano.

Dessa maneira, o objetivo dos japoneses era desenvolver um cachorro que fosse de pequeno porte, amigável e encantador. Essa raça foi reconhecida pelo Kennel Club Japonês em 1948.

Características físicas: pelagem dupla e porte pequeno

Em relação às características físicas, o spitz japonês é conhecido por sua aparência elegante e encantadora. Ele é um cachorro de porte pequeno, ou seja, poderá medir até 38 centímetros na cernelha e pesar até 10 quilos.

A pelagem possui um sub pelo denso e é coberto por uma camada externa reta e mais longa, e a cor padrão de pelagem é branco. Além disso, ele possui a cabeça arredondada, o focinho curto, orelhas triangulares e olhos escuros.

Personalidade: calmo, afetuoso e vocal

No quesito personalidade, o spitz japonês é conhecido por ser inteligente e amigável. Dessa maneira, sabe aquele cachorro que adora ficar perto dos donos por várias horas? Ele é exatamente assim, portanto, ele é muito carinhoso e apegado aos seus tutores, gostam de estar perto da família e poderá seguir os membros dela pela casa.

Em relação ao treinamento, ele poderá aprender com certa facilidade truques e comandos, já que ele é bem inteligente. Em relação à socialização, ele tende a ser sociável com pessoas estranhas e conviver bem com outros animais de estimação, mas deverão ser socializados desde filhotes para não latir para pessoas estranhas.

Além disso, ele poderá gostar muito de brincar, pois ele possui muita energia. Assim, passeios e brincadeiras no quintal poderão ser ótimas opções para que o cachorro dessa raça fique feliz. Também, apesar de apreciar muito a companhia dos seus tutores, ele poderá gostar de ser um pouco independente.

Por fim, o cachorro spitz japonês possui um comportamento tranquilo e equilibrado, e essa característica faz dele um excelente cachorro de companhia.

Cuidados necessários com a raça

Escovação regular: Como a pelagem desse cachorro é dupla, ele precisará de escovação regular pelo menos de duas a três vezes por semana. Esse processo deverá ser feito para evitar emaranhados e remover pelos soltos.

Exercícios regulares: O spitz japonês é um cachorro que é muito ativo, dessa maneira, ele precisará de exercícios regulares para ficar feliz. Caminhadas e brincadeiras interativas no quintal poderão ser ótimas opções.

Visitas ao veterinário: Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, leve ele para consultas regulares ao veterinário para monitorar sua saúde. Também, peça orientações ao veterinário sobre a alimentação adequada, cuidados com as orelhas e corte das unhas.

Ambiente seguro: Garanta ao seu cachorro um ambiente seguro e confortável para viver. Além disso, garanta sempre a ele alimentação adequada e acesso à água fresca.

Vantagens de ter um spitz japonês

  • Excelente companheiro: uma das características principais desse cachorro é ser muito afetuoso com a sua família e gostar de passar muito tempo com seus tutores.
  • Adaptável a diversos ambientes: Eles são muito adaptáveis a diversos ambientes e estilos de vida. Assim, ele poderá viver desde apartamentos a casas maiores, no entanto, ele precisará receber exercícios e atenção suficiente.
  • Inteligente: Por ser um cachorro muito inteligente, o spitz japonês, poderá responder muito bem ao treinamento positivo e aprender truques e comandos rapidamente.
  • Personalidade alegre: Ele tem uma personalidade alegre e brincalhona, o que traz muita diversão e alegria para o ambiente familiar, sendo um ótimo companheiro.

Qual a diferença entre o spitz alemão e o spitz japonês?

Embora essas duas raças compartilham semelhanças elas poderão apresentar algumas diferenças. Veja a seguir quais são as principais:

  • Origem: Como o próprio nome já diz, o spitz alemão se originou na Alemanha e o spitz japonês se originou no Japão, local que ganhou muita popularidade após a Segunda Guerra Mundial.
  • Tamanho e peso: O spitz alemão poderá pesar cerca de 3 kg e medir 24 cm na cernelha. Já o sptiz japonês poderá medir 38 cm na cernelha e pesar até 10 kg.
  • Pelagem: A pelagem do spitz alemão poderá incluir várias cores, e a do spitz japonês inclui somente a pelagem branca.
  • Temperamento: Enquanto o spitz alemão é conhecido por ser  alerta, curioso e às vezes um pouco teimoso. O spitz japonês poderá ser mais calmo e afetuoso, também poderá ser vocal, mas geralmente é mais controlado do que o spitz alemão.

Dúvidas frequentes sobre a raça

Quanto custa um spitiz japonês?

O valor de um spitz japonês poderá ser de até R$ 4500. No entanto, esse valor poderá se alterar conforme a localização geográfica, criador e se o animal é macho ou fêmea.

Lembre-se sempre de pesquisar a reputação do criador e visitar o local para verificar o modo como os animais são tratados. Também, embora seja difícil encontrar um cachorro dessa raça para a adoção, poderá considerar adotar um animal.

Qual a expectativa de vida do spitz japonês?

A expectativa de vida do spitz japonês poderá ser de até 16 anos. Entretanto, se ele tiver os cuidados necessários como alimentação adequada, visitas frequentes ao veterinário, exercícios regulares e viver em um ambiente seguro, confortável e amoroso, ele poderá viver até mais.

Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre essa raça. Continue acompanhando o nosso blog Cantinho dos Animais e curta a nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.