O Snowshoe é um gato encantador que combina elegância, personalidade carinhosa e aparência única. Ele teve origem nos Estados Unidos e é conhecido principalmente pelas suas patas brancas e pelo seu olho azul inconfundível.
Embora tenha conquistado o coração de muitas pessoas pela sua personalidade dócil e tranquila, essa raça ainda é pouco conhecida no Brasil. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o Snowshoe.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
O Snowshoe é uma raça de gato que teve origem nos Estados Unidos na década de 1960. A primeira criadora da raça foi Dorothy Hinds-Daugherty, que era criadora da raça siamês. No entanto, em uma ninhada, nasceram filhotes com marcações brancas nas patas.
Sendo assim, para reforçar essa característica, ela misturou esse gato siamês de patas brancas com a raça American Shorthair. Assim, o objetivo era combinar as características de ambas as raças com as patas brancas, daí o nome “Snowshoe” que significa “sapato de neve”.
Características físicas do gato Snowshoe
Em relação às características físicas, o gato Snowshoe possui várias marcantes. Sendo assim, ele é um gato de porte médio, ou seja, poderá pesar até 6 quilos e medir até 30 centímetros.
A cabeça dele é triangular, os olhos são de coloração azul intensa e as orelhas são de tamanho médio.
A pelagem é curta, macia e densa. No quesito coloração, ele apresenta padrões semelhantes ao siamês, mas com patas brancas, a marca registrada da raça e também possui uma marca em forma de “V” invertido no rosto, que é da coloração branca.
A expectativa de vida de um gato dessa raça poderá ser de até 20 anos se tiver os cuidados necessários.
Personalidade do gato Snowshoe
A personalidade do Snowshoe equilibra a inteligência do gato siamês e a tranquilidade do American Shorthair. Sendo assim, ele é um gato muito afetuoso com a sua família, inclusive, poderá seguir os seus donos pela casa e também não gosta de ficar sozinho por muito tempo.
Além disso, ele poderá gostar de explorar o ambiente ao seu redor, adorar brinquedos interativos e gostar muito de pular e escalar, o que faz com que os tutores invistam em um ambiente com gatificação, já que ele poderá manter o comportamento brincalhão mesmo após adulto.
É um gato sociável que poderá se dar bem com pessoas e outros animais de estimação, como cachorros e outros gatos, ambos deveram passar pelo período de adaptação. Ele poderá se adaptar a diversos ambientes e poderá vocalizar bastante quando quer pedir algo.
Cuidados com a raça
O gato Snowshoe poderá exigir alguns cuidados. Primeiramente, como a pelagem dele é curta, é necessária a escovação da pelagem com uma escova de gatos pelo menos uma vez na semana. Isso ajudará a remover os pelos soltos e manter o brilho da pelagem.
Ele poderá gostar muito de brincar, mesmo após adulto. Dessa forma, invista em gatificação com brinquedos interativos e arranhadores. Brincar com o seu gato, com brinquedos como bolinhas, poderá evitar que ele fique com tédio.
Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também, peça orientações ao veterinário sobre alimentação balanceada, vacinas, dentre outros muito importantes.
Garanta e certifique que o ambiente em que o seu gatinho vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Ademais, garanta que o ambiente tenha telas de proteção que impede que o gato tenha acesso à rua.
Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como caminhas, cobertas, comedouro, caixa de areia, dentre outros.
Curiosidades sobre a raça
- Nome: O nome da raça Snowshoe é devido a sua característica física de ter as patas brancas. Desse modo, “Snowshoe” em inglês significa sapato de neve.
- Raro: Esse gato ainda é pouco conhecido no mundo, sendo mais popular no seu país de origem, nos Estados Unidos.
Qual o preço de um gato Snowshoe?
O preço de um gato Snowshoe poderá ser de até 12 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar de acordo com diversos fatores, como a linhagem do animal ou se ele é macho ou fêmea.
Poderá ser muito difícil achar um gatil de confiança dessa raça no Brasil, como mencionamos anteriormente, ela ainda não é muito popular no Brasil. Dessa maneira, considere adotar um gatinho sem raça definida, você poderá encontrar vários ONGs e abrigos de animais ou até mesmo em grupos de animais em redes sociais.