
O Silky Terrier, conhecido também como Silky Terrier Australiano, é um cachorro de porte pequeno e sua pelagem longa e sedosa. Como o próprio nome indica, ele teve origem na Austrália, mas em pouco tempo conquistou várias pessoas ao redor do mundo pela sua personalidade encantadora.
Inteligente, afetuoso, protetor e cheio de energia, ele também é conhecido pela sua aparência exuberante. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos apresentar várias informações sobre o Silky Terrier.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!
Origem da raça
O Silky Terrier teve origem na Austrália e foi desenvolvido no final do século XIX. Esse cachorro é resultado da mistura das raças Yorkshire Terrier e Australian Terrier. Em que o objetivo era criar um cachorro pequeno, de aparência elegante e de personalidade corajosa.
No início, ele era conhecido como Sydney Silky, pois foi em Sydney que ele começou a se estabelecer. No entanto, com o tempo, o nome dele foi simplificado apenas para Silky Terrier, refletindo uma de suas características mais marcantes: o pelo longo, brilhante e sedoso, já que “Silky” em inglês, significa “sedoso”.
Ele foi reconhecido oficialmente na Austrália no século XX, mas rapidamente se tornou muito popular no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos. Atualmente, ele é considerado um companheiro de quatro patas excelente.
Características físicas do Silky Terrier
Em relação às características físicas, o Silky Terrier possui a aparência elegante e encantadora. Sendo assim, ele é um cachorro de porte pequeno, ou seja, a altura dele poderá ser de até 26 centímetros na cernelha e poderá pesar até 5 quilos.
O corpo dele é compacto, a cabeça é longa e o focinho é de comprimento médio e proporcional à cabeça. As orelhas são pequenas, em formato de “V” e levantadas, os olhos são pequenos, escuros e a cauda de comprimento médio.
No quesito pelagem, ela é longa, lisa e sedosa. Além disso, o pelo é reto e cai suavemente ao longo do corpo. As cores mais comuns são azul e castanho, que poderão variar desde prateado até mesmo azul-acinzentado.
Um cachorro Silky Terrier poderá viver até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares da raça poderão viver até mais.
Personalidade do Silky Terrier
A personalidade do Silky Terrier é marcante e combina vivacidade e afeto. Desse modo, ele é carinhoso com a sua família e adora estar perto dos seus tutores. Desse modo, ele não gosta de ficar sozinho por muito tempo e poderá ter comportamentos destrutivos caso seja deixado sozinho por muito tempo.
Além disso, esse cachorro é cheio de energia e adora brincadeiras e brinquedos interativos. Assim, precisará de passeios regulares para se manter feliz. É um cachorro destemido, possui um forte instinto de caça, principalmente com pequenos animais, e adora explorar o ambiente ao seu redor.
A personalidade do Silky Terrier é marcante e combina vivacidade e afeto. Desse modo, ele é carinhoso com a sua família e adora estar perto dos seus tutores. Desse modo, ele não gosta de ficar sozinho por muito tempo e poderá ter comportamentos destrutivos caso seja deixado sozinho por muito tempo.
Além disso, esse cachorro é cheio de energia e adora brincadeiras e brinquedos interativos. Assim, precisará de passeios regulares para se manter feliz. É um cachorro destemido, possui um forte instinto de caça, principalmente com pequenos animais, e adora explorar o ambiente ao seu redor.
Referente ao treinamento, ele é um cachorro muito inteligente e poderá aprender truques e comandos rapidamente. Entretanto, ele poderá ser um pouco teimoso e poderá responder muito bem ao método de treinamento reforço positivo.
Em relação à socialização, caso seja socializado desde filhote, ele poderá conviver bem com outros animais de estimação, como outros cachorros e gatos. Com pessoas desconhecidas, poderá ser um pouco reservado no início.
O Silky Terrier poderá ser um excelente cachorro de alerta e poderá latir para avisar sobre qualquer coisa fora do comum.
Cuidados com a raça
O Silky Terrier precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa forma, como a sua pelagem é longa, precisará escová-la diariamente para manter o brilho e evitar nós. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.
Como ele é um cachorro cheio de energia, ele precisa de exercício diário, como passeios, brincadeiras e jogos de busca. Brinquedos interativos poderão ajudar evitar comportamentos destrutivos.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também, peça orientações sobre alimentação balanceada, vacinas, higiene dos dentes, limpeza das orelhas, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele como, camas, cobertas, comedouros, dentre outros.
Qual a diferença de Silky Terrier e Yorkshire Terrier?
O Silky Terrier e o Yorkshire Terrier são duas raças que muitas vezes são confundidas por conta da sua aparência semelhante, como pelos longos e sedosos. No entanto, existem diferenças significativas que os tornam únicos.
Desse modo, o Silky Terrier é um cachorro maior, com um pelo mais curto, cheio de energia e com um temperamento mais independente. O Yorkshire Terrier é mais compacto, possui uma pelagem mais fina, não possui muita energia e com um temperamento mais apegado ao tutor.
Qual o preço do Silky Terrier?
O preço de um cachorro Silky Terrier poderá ser de até 2 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar segundo a localização geográfica, se o animal é macho ou fêmea e conforme a sua linhagem.
Antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil para verificar o modo que os criadores tratam os animais que vivem nesse local.
Além disso, considere a adoção de um cachorro dessa raça ou até mesmo de um cachorro sem raça definida. Você poderá encontrar em ONGs e em grupos de redes sociais dedicados a raça ou grupos sobre cachorros em geral. Adote!