Shih Tzu: conheça mais sobre essa raça doce e companheira

Shih Tzu: conheça mais sobre essa raça doce e companheira. Reprodução: Pixabay

Shih Tzu significa cão leão e é uma das raças mais apreciadas na China. Esses cães amam os seus tutores e são muito apegados a família, além de serem uma das raças mais apropriadas para viverem em apartamentos.

Eles são muito inteligentes e possuem personalidade própria. Também, são doces e muito amigáveis. Nesse texto, iremos citar características e curiosidades sobre os shih tzus.

Origem do Shih Tzu

A origem dos shih tzus ainda é muito incerta, no entanto, acredita-se que ele possa ter vindo do Tibet ou da China. Esses cães foram criados por monges chineses e faziam companhia para eles.

Esses cachorros foram levados para Europa no século XX e anos depois ficaram populares em todo mundo. No Brasil, atualmente, eles são uma das raças mais populares.

Características Físicas dos Shih Tzus

O Shih Tzu é um cachorro de porte pequeno. Sendo assim, ele poderá medir até 30 centímetros e pesar até 8 quilos. A expectativa de vida é de até 16 anos.

A pelagem dele é longa e pode ter várias cores e padrões, como dourado e branco, preto e branco, chocolate e branco, branco, preto, dentre outras cores. O corpo poderá ser compacto e robusto. A cabeça é redonda, focinho curto e os olhos grandes e escuros.

Personalidade do Shih Tzu: dócil e amigável

No quesito personalidade, o Shih Tzu é conhecido principalmente por ser amigável, carinhoso e sociável. Sendo assim, eles são considerados cachorros de companhia, ou seja, amam ficar perto do tutor e participar da rotina da casa.

Além disso, o cachorro dessa raça geralmente se dá bem com pessoas estranhas e outros animais de estimação se forem socializados desde filhotes. Também, eles adoram brincar e possuem uma energia moderada.

O cachorro dessa raça poderá ser um pouco teimosos. E isso faz com que o treinamento desse cachorro precisar de constância, métodos de adestramento como o reforço positivo poderá ser ótima opção.

Quais as vantagens de ter um shih tzu?

Existem muitas vantagens em adotar um shih tzu. É válido destacar que a principal delas é a alta capacidade de se adaptar a ambientes pequenos, como, por exemplo, apartamentos e casas pequenas.

Além do mais, se está procurando um cachorro para te fazer companhia, eles podem ser perfeitos, pois são muito afetuosos e carinhosos. Também, gostam de se exercitar e brincar com os seus donos.

Eles se adaptam ao estilo de vida dos tutores, porque se dão bem com crianças, idosos e outros animais, ou seja, são cães de fácil convivência.

Quais as desvantagens de ter um shih tzu?

Se você tiver a vida agitada, ter um shih tzu pode não ser uma boa opção para você. Isso ocorre, uma vez que eles não gostam de passar muito tempo sozinhos, pois são muito apegados aos tutores.

Ademais, apesar de serem muito inteligentes, são muito difíceis de adestrá-los. E, podem latir muito, o que poderá incomodar a vizinhança e as visitas que forem até a sua casa.

A pelagem desse cachorro pode demandar muito tempo com cuidado. Dessa maneira, o que poderá demandar dos donos muito tempo para cuidar dos pelos, como, escovar. Esses cachorros deveram ir a pet shops regularmente para tomar banho e tosar.

Curiosidades dos Shih Tzu

  • Origem nobre: O Shih Tzu foi criado na China para ser cachorros de companhia da realeza, especialmente na dinastia Ming. Em que por séculos ele foi criado em palácios como membro da família real.
  • Significado do nome: O nome da raça “Shih Tzu” significa “cão-leão” em chinês. Isso ocorre, uma vez que ele foi criado para se assemelhar aos leões sagrados da mitologia budista.

Cuidados com a raça

Como a pelagem do Shih Tzu é longa, ela requer escovação diária para remover pelos soltos e emaranhados.

Apesar de ter a energia moderada, o Shih Tzu precisará de exercício regular moderado. Sendo assim, passeios e brincadeiras no quintal poderão ser suficientes para essa raça.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientação quanto à alimentação adequada, frequência dos banhos, limpeza das orelhas e dentes, cuidados com os olhos, dentre outros.

Por fim, certifique-se de que ele tenha um ambiente seguro para viver, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele.

Como diferenciar o shih tzu do lhasa apso?

Essas raças de cachorros são muito semelhantes e podem compartilhar muitas características, entretanto, eles podem se diferenciar. O principal ponto em que eles se diferem podem ser no peso e tamanho.

O Lhasa apso geramente é maior e possui o maior peso. Além disso, a pelagem dele tende a ser mais densa, enquanto, a do shih tzu é mais longa e sedosa.

Considerações Finais

 Os shih tzus são cachorros muito dóceis, calmos e tolerantes. Sendo assim, são muito sociáveis e amorosos com humanos e se dão bem com outros animais, idosos e crianças. Na atualidade, eles são uma das raças mais populares no Brasil.

Eles se adaptam muito bem a espaços pequenos, como, apartamentos e podem latir muito.

Ademais, são muito inteligentes e espertos. No entanto, para adestrá-lo pode ser uma tarefa difícil, já que ele pode necessita de muitas repetições para entender o comando.

Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado de conhecer características e curiosidades dos shih tzus.

LEIA MAIS

Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Lembrando que nós não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços nesse blog. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um veterinário de confiança.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.