
O Scottish Fold é um gato encantador e muito conhecido pelas suas orelhas dobradas. Ele teve origem na Escócia, mas encantou várias pessoas ao redor do mundo pela sua aparência única e também pelo seu temperamento doce e tranquilo.
Além disso, é um gatinho muito sociável e se adapta muito bem a diferentes ambientes. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o Scottish Fold.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre a raça. Confira!
Origem da raça
A raça de gato Scottish Fold teve origem na Escócia. Em que a sua história começou em 1961 em uma fazenda, quando um pastor chamado William Ross notou uma gata com orelhas dobradas que vivia por ali e ficou encantado por ela.
O nome dessa gata era Susie, e quando ela teve filhotes, ele conseguiu um deles e iniciou uma criação seletiva. Essa característica de orelhas dobradas é resultado de mutação genética espontânea, dessa maneira, nem todos os filhotes dessa raça possuem as orelhas dobradas. Sendo que os que nascem com as orelhas normais são chamados de Scottish Straight.
Características físicas do Scottish Fold
Em relação à personalidade, o Scottish Fold possui a aparência marcante e inconfundível. Ele é um gato de porte médio, ou seja, os machos poderão pesar até 6 quilos, enquanto as fêmeas poderão pesar até 4,5 quilos.
O corpo dele é robusto, com pernas de comprimento médio e patas arredondadas. A cabeça possui o formato arredondado e o focinho é curto. Os olhos são muito expressivos. As orelhas são a principal característica física dessa raça, elas são pequenas e dobradas para frente e para baixo. No entanto, nem todos os gatos nascem com essa dobra, os que não têm são chamados de Scottish Straight.
No quesito pelagem, ela poderá ser curta ou longa, que poderão ser chamadas de Scottish Fold Shorthair para as variações de pelo curto, e Scottish Fold Longhair, para as variações de pelo longo. Poderá ter diversas cores e padrões, sendo que o mais comum é cinza, branco, preto, bicolor, malhado, entre outros.
A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares dessa raça poderão viver até mais.
Personalidade do Scottish Fold
A personalidade do Scottish Fold é tão encantadora quanto a sua aparência. Desse modo, ele é um gatinho afetuoso, gosta de seguir o seu tutor pela casa e adora passar longos períodos ao lado da sua família.
Além disso, não é um gato hiperativo e agitado, dessa maneira, ele gosta de ambientes silenciosos e que tenham a rotina suave e também poderá se adaptar muito bem a apartamentos ou a casas mais calmas.
Ele é um gatinho muito inteligente, observador e poderá gostar muito de brinquedos interativos. Poderá ser sociável e, se for acostumado desde filhote, poderá conviver bem com outros animais, como outros gatos e cachorros.
Cuidados com a raça
Embora seja um gatinho muito calmo, ele gosta de brincar. Dessa maneira, ele poderá gostar de arranhadores, brinquedos interativos, bolinhas, túneis e sessões de brincadeira com o tutor.
O Scottish Fold precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, em relação a pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos três vezes na semana para remover pelos soltos.
Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Desse modo, sempre leve-o para consultas e exames. Também peça orientações a ele sobre alimentação balanceada, vacinas, higiene dos dentes, limpeza das orelhas, dentre outros.
Por fim, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.
Qual é o preço do Scottish Fold?
O preço de um gato Scottish Fold poderá ser de até 9 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e segundo a sua linhagem.
Antes de adquirir um gato dessa raça, é fundamental visitar o gatil para verificar as condições em que os animais são criados e cuidados. Avaliar o bem-estar dos filhotes e dos gatos adultos ajuda a garantir que você está incentivando uma criação responsável.
Além disso, considere a adoção, seja de um Scottish Fold ou de um gato sem raça definida. Muitos animais adoráveis aguardam por um lar em ONGs, abrigos e grupos de redes sociais dedicados à raça ou à causa animal em geral. Adotar é um ato de amor. Dê uma chance a quem mais precisa!