
O Sagrado da Birmânia, conhecido também como Birmanês, é uma das raças de gato mais encantadoras e amadas no mundo. A sua história é envolta em muitas lendas e mistérios. Ele teve origem na Birmânia, (atual Myanmar) e era considerado um gato sagrado.
Além da sua aparência marcante, ele é conhecido pelo seu temperamento dócil, amigável e sociável, fazendo com que ele seja um ótimo companheiro de quatro patas. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o gato Sagrado da Birmânia.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre a raça. Confira!
Origem da raça
O gato Sagrado da Birmânia possui a sua origem cercada de lendas e mistérios. Sendo que a história mais popular conta que ele era sagrado e vivia em templos budistas na antiga Birmânia (atual Myanmar), sendo gato de companhia dos monges.
Do ponto de vista histórico, a origem exata da raça ainda é incerta. No entanto, acredita-se que os primeiros exemplares foram levados da Birmânia para a França no início do século XX, onde a raça foi oficialmente reconhecida em 1920.
Com sua aparência elegante e temperamento dócil, ele conquistou admiradores em todo o mundo, tornando-se uma das raças mais amadas entre os felinos.
Sagrado da Birmânia: Características físicas
Em relação às características físicas, a aparência do gato Sagrado da Birmânia é elegante e charmosa. Ele é um gato de porte médio, ou seja, poderá medir até 25 centímetros de altura e pesar até 6 quilos.
O corpo é bem equilibrado, a cabeça ligeiramente arredondada, com nariz de comprimento médio. Os olhos são grandes e expressivos, de cor azul, as extremidades das patas possuem a coloração branca, formando uma “luvinha” que é uma marca registrada da raça, e a cauda é longa.
Esse gato possui a pelagem longa e sedosa. E a coloração é típica do padrão colourpoint na qual o corpo é mais claro e as extremidades, orelhas, patas, rosto e cauda são mais escuras.
A expectativa de vida dessa raça de gato poderá ser de até 16 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Sagrado da Birmânia: Personalidade
A personalidade do Gato Sagrado da Birmânia é encantadora, marcada por sua doçura, lealdade e sociabilidade. Desse modo, como é extremamente afetuoso, ele cria um forte vínculo com seus tutores e gosta de segui-los pela casa, sempre buscando companhia. Por isso, não lida bem com longos períodos de solidão.
Além de carinhoso, o Birmanês é um gato curioso e brincalhão, adorando explorar o ambiente e interagir com brinquedos. No entanto, também aprecia momentos de tranquilidade ao lado de seu tutor, graças ao seu temperamento equilibrado e sereno.
Como ele é muito sociável, essa raça se adapta bem à convivência com outros animais, como gatos e cães, e costuma ser receptiva até mesmo com pessoas desconhecidas, demonstrando um comportamento amigável e cativante.
Cuidados com a raça
O gato Sagrado da Birmânia precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Desse modo, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos três vezes por semana para evitar a formação de bolas de pelos e remover pelos soltos.
Como ele é um gato que gosta de brincar, brinquedos interativos, arranhadores e momentos de brincadeiras com os seus tutores poderão ser essenciais para evitar que ele fique entediado.
Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientações sobre alimentação balanceada, higiene dos dentes, vacinas, limpeza dos olhos, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.
Curiosidades sobre a raça
- Origem envolta em lendas: Uma das histórias mais populares diz que esse gato era sagrado e vivia em templos budistas na Birmânia (atual Myanmar).
- Extremidade das partas brancas: A extremidade das patas do gato Sagrado da Birmânia possui a coloração branca. Essas “luvinhas” brancas nas patas são uma característica única da raça.
- Cor branca ao nascer: Os filhotes dessa raça nascem brancos e só começam a desenvolver suas cores típicas do padrão colourpoint, após algumas semanas.
- Raça rara: Apesar de ser muito popular, essa raça não é tão comum. Ela quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, mas criadores dedicados restabeleceram essa raça.
Qual o preço do gato Sagrado da Birmânia?
O preço do gato Sagrado da Birmânia poderá ser de até 5 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se o gato é macho ou fêmea e segundo a linhagem dele.
Antes de adquirir um Gato Sagrado da Birmânia, é importante realizar uma visita ao gatil para verificar as condições em que os animais são tratados. Certifique-se de que o local oferece um ambiente seguro, limpo e adequado para o bem-estar dos gatos.
Além disso, considere a adoção de um gato dessa raça ou até mesmo de um gatinho sem raça definida. Muitas vezes, você pode encontrar gatos para adoção em ONGs de animais, grupos em redes sociais dedicados à raça ou em grupos de adoção de gatos.
Adotar é uma atitude de amor e responsabilidade, proporcionando um lar seguro e cheio de carinho para um animal que precisa de você.