Ragdoll: saiba tudo sobre esse felino encantador

ragdoll
Ragdoll. Reprodução: Pixabay

O gato ragdoll é conhecido principalmente por sua personalidade dócil e afetuosa. Embora sua origem seja marcada por muitas teorias, o primeiro exemplar registrado é uma gatinha branca dos Estados Unidos.

Esse gato, por seu modo relaxado e maleável, é frequentemente associado à boneca de pano, por isso o nome ragdoll, que traduzindo para o português significa boneca de pano. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um guia do ragdoll com personalidade, características físicas, curiosidades e muito mais!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Origem da raça

O gato Ragdoll teve origem nos Estados Unidos. O primeiro exemplar dessa raça se chama Josephine, uma gatinha branca de pelo longo que era extremamente dócil e que ficava muito relaxada quando alguém a pegava no colo.

Por essa característica de relaxar e deixar o corpo mole, semelhante uma boneca de pano, a tutora dessa raça Ann Baker, registrou essa gatinha colocando o nome da raça de  Ragdoll, que em inglês significa “boneca de pano”.

Desde então, Ann Baker então começou a desenvolver uma nova raça de gato a partir dos descendentes de Josephine, cruzando-os seletivamente com gatos de outras raças, como Persas, Birmans e possivelmente outros.

Características físicas da raça

Em relação às características físicas, ragdoll é conhecido por ser um gato de raça grande. Dessa forma, poderá medir de 40 a 50 centímetros de altura e pesar até 8,5 quilos.

Ele possui o corpo grande e musculoso, a cabeça triangular, bochechas cheias e olhos grandes e expressivos, que geralmente são azuis.

A pelagem do ragdoll é densa, longa e sedosa. E as cores da pelagem do ragdoll incluem seal (marrom escuro), blue (cinza azulado), chocolate, lilac e creme, entre outras variações. Também, os padrões de pelagem mais comuns são colorpoint, mitted (com patas brancas) e bicolor.

Personalidade do ragdoll

No quesito personalidade, o gato ragdoll é conhecido, principalmente, por ser amigável, gentil e tranquilo. Desse modo, ele é muito conhecido por ser dócil e valorizar muito a companhia dos seus tutores. Sabe aquele gato que ama ficar várias horas na companhia do tutor? Então, ele é exatamente assim.

Além disso, é muito sociável e se dá muito bem com pessoas e outros animais de estimação. Também, o ragdoll poderá ser muito adaptável a diferentes ambientes, assim pode viver em ambientes maiores, quanto menores.

A sua inteligência se destaca, inclusive poderá ser adestrado. E, embora não seja tão vocal quanto o gato siamês, ocasionalmente poderá ser comunicativo e ocasionalmente expressar suas necessidades com miados suaves.

Por fim, ele é conhecido por formar laços fortes com seus donos e muitas vezes gosta de estar perto deles. E poderá ser um companheiro afetuoso, calmo e sociável.

Curiosidade sobre o ragdoll

Gostam de relaxar: Quando são segurados no colo, podem relaxar completamente e tornar o seu corpo maleável. Desse modo, por essa característica, o nome da raça é “Ragdoll” (boneca de pano).

Gato de casa: Gosta de passar bastante tempo dentro de casa e dificilmente gosta de ficar ao ar livre. Por isso, o tutor desse gato terá que telar a casa ou apartamento, já que, como ele quase não sai para a rua, poderá se tornar vulnerável nesse ambiente.

Personalidade extremamente dócil: O Ragdoll é conhecido principalmente por ter o temperamento dócil e amigável. Desse modo, gosta muito de ficar perto da sua família, podem pedir atenção e carinho a todo instante.

Cuidados com a raça

Pelagem: Como a pelagem do Ragdoll é grande, é importante que o tutor escove regularmente para remover pelos soltos e evitar emaranhados. Uma escovação semanal geralmente é suficiente para manter a pelagem em boas condições.

Visitas ao veterinário: Não espere o seu gatinho ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, leve-o periodicamente para consultas e exames, além disso, peça orientações quanto à alimentação, cuidados dentários, dentre outros.

Ambiente seguro: Apesar de gostar de ficar dentro de casa, o ragdoll poderá gostar de sair ocasionalmente para explorar o ambiente ao seu redor. Dessa forma, é importante telar a casa para evitar essas voltinhas, já que ele poderá se tornar vulnerável nesse ambiente.

Dúvidas frequentes sobre a raça

Qual o preço do gato ragdoll?

O preço de um gato ragdoll poderá ser de até 8 mil reais. No entanto, esse valor poderá variar de acordo a região geográfica, se o gato é macho ou fêmea, dentre outros aspectos.

Antes de ter um gato ragdoll é importante pesquisar criadores responsáveis, além de visitar o local pessoalmente. Considere a adoção de um gato.

Quais os tipos de ragdoll?

Existem três tipos de padrões de pelagem para os gatos Ragdoll: colorpoint, mitted e bicolor.

Colorpoint: O Ragdoll colorpoint possui uma coloração mais escura nas extremidades do corpo, como orelhas, focinho, patas e cauda, com uma cor mais clara no resto do corpo. A “máscara facial” é uma característica comum, em que a face é mais escura que o restante do corpo.

Mitted: O Ragdoll mitted possui patas brancas, que lembram luvas brancas ou meias. Além das patas brancas, eles podem ter uma mancha branca no queixo e no peito. Lembrando que ele pode exibir o padrão colorpoint, mas também possui as manchas brancas nas patas.

Bicolor: Os Ragdoll bicolor possui uma coloração mais clara no corpo, com pontos de cor mais escura nas extremidades. Além disso, eles têm uma mancha branca distintiva que se estende do queixo até o peito.

Se você gostou de saber mais sobre essa raça de gato continue acompanhando o nosso blog que trazemos vários conteúdos sobre os gatos. Curta a nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.