As raças de gatos pequenos poderão encantar pela sua aparência encantadora e personalidade marcante. Além de serem pequenas, elas poderão ter características comportamentais variadas, indo do temperamento brincalhão ao mais afetuoso e carinhoso.
Entre as raças de menor porte, encontramos o Singapura, considerado o menor gato do mundo, e outras como o Munchkin e Devon Rex. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer um guia com seis raças de gatos pequenos.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Gato Singapura
O gato Singapura é considerado a menor raça de gato do mundo. Sendo assim, ele poderá pesar até 3 quilos e medir até 25 centímetros. E é uma das raças de gatos pequenos, possui o corpo compacto, cabeça redonda, olhos grandes e pelagem curta.
Ele teve origem em Singapura, e devido ao seu tamanho pequeno. Devido a essa característica, essa raça chamou a atenção de criadores, e assim a raça foi levada para os Estados Unidos, local onde ela se desenvolveu e foi padronizada.
Em relação à personalidade, ele é um gato afetuoso, dócil, brincalhão e muito curioso. Sendo que ele poderá ser muito apegado aos seus tutores e poderá ser sociável com pessoas estranhas.
Munchkin
O gato Munchkin é uma das raças de gato pequeno que poderá pesar até 4 quilos e medir até 23 centímetros. A principal característica da raça é o fato de ele ter pernas curtas, no entanto, ele poderá ter o corpo alongado.
Essa raça teve origem nos Estados Unidos em 1980. Em que criadores perceberam que alguns gatos tinham as pernas curtas devido a uma mutação genética e passaram a reproduzir animais que tinham essa característica, e isso levou à criação da raça.
O Munchkin é conhecido principalmente pelo seu temperamento brincalhão e curioso. Além disso, ele poderá ser dócil e afetuoso, gostando muito da companhia dos seus tutores.
Cornish Rex é um exemplo de raças de gatos pequenos
O Cornish Rex é um gato pequeno que poderá pesar entre 2,5 quilos a 4 quilos. Em relação às características físicas, ele possui o corpo longo, pernas longas, olhos grandes e pelagem curta.
Ele teve origem na Inglaterra, na região de Cornualha. Em que um filhote de uma ninhada de gatos domésticos nasceu com a pelagem ondulada devido a uma mutação genética. E esse gatinho deu origem à raça.
A personalidade desse gato é afetuosa e ele poderá ser muito ativo. Sendo que ele poderá adorar interagir com as pessoas e possui uma energia quase que inesgotável. Também, ele poderá ser muito afetuoso com os seus tutores.
Devon Rex
Outro exemplo de raças de gatos pequenos é o Devon Rex que geralmente pesa de 2,5 quilos a 4 quilos. Ele possui o corpo compacto, cabeça em formato triangular, olhos grandes e pelagem curta e encaracolada.
Ele teve origem em Devon, na Inglaterra. E a raça começou com um gatinho chamado Kirlee, que tinha uma pelagem encaracolada única, devido a uma mutação genética.
Em relação à personalidade, ele é um gatinho muito afetuoso e adora estar na companhia dos seus tutores. Também, ele é curioso e poderá ser muito inteligente.
American Curl
O gato American Curl poderá pesar até 5 quilos e medir até 25 centímetros. Essa raça de gato pequeno possui o corpo longo, cabeça em formato triangular, olhos grandes, mas a característica física que chama mais atenção são as suas orelhas curvadas para trás.
Essa raça teve origem nos Estados Unidos, na Califórnia. Em que um casal encontrou uma gata que tinha as orelhas curvadas para trás, chamada Shulamith. E, a partir dela, os criadores desenvolveram a raça e a selecionar essa característica.
Ele é conhecido por ter o temperamento amigável, que ama brincar. Inclusive, ele poderá manter o comportamento brincalhão mesmo na fase adulta. Além disso, poderá ser muito carinhoso com o seu tutor.
Raças de gatos pequenos: Siamês
O gato Siamês além de ser uma das raças de gatos pequenos, é uma das raças de gatos mais antigas. Ele poderá pesar até 5 quilos e medir até 20 centímetros.
Como o próprio nome já diz, ele teve origem na região de Sião, região onde atualmente está localizada a Tailândia. Ele era altamente valorizado e até mesmo considerado sagrado na cultura desse país. Quando ele foi introduzido no Ocidente, rapidamente ganhou muita popularidade.
No quesito personalidade, ele é uma raça muito sociável e carinhosa. Geralmente, ele poderá ser muito apegado aos seus tutores e poderá gostar muito de participar da rotina da casa. Outra característica marcante são os seus miados, esse gato poderá ser bastante vocal e poderá miar muito alto.