Pug: confira o resumo completo dessa raça encantadora

pug
Pug. Reprodução: Pixabay

O pug é uma raça encantadora que cativa muitas pessoas ao redor do mundo. É um cachorro muito antigo, em que em sua origem, viviam em palácios fazendo companhia para a nobreza.

Conhecido principalmente por sua personalidade leal e afetuosa com os tutores, ele não é apenas um cachorro de companhia, mas sim um membro querido de muitas famílias que trazem muita alegria ao lar. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um breve resumo sobre a raça pug, com características, personalidade, curiosidades e muito mais!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Origem do Pug

O pug é uma raça muito antiga, acredita-se que sua linhagem seja de pelo menos 400 a.C. A origem da raça foi na China, onde era criado para ser cachorro de companhia da nobreza chinesa. Assim, ele vivia em palácios e casas de nobres.

 No século XVI, ele foi levado para a Europa pelos os holandeses, onde ficaram populares como cachorros de companhia entre a nobreza européia. E, nos séculos seguintes o pug foi levado para outras partes do mundo, e ganhou popularidade principalmente pela sua personalidade e pela sua aparência.

Características Físicas do Pug

Em relação às características físicas, a que mais chama a atenção da raça pug é ter a cabeça redonda e o focinho curto. Assim, ele precisa de consultas regulares do veterinário por conta de possuir o focinho braquicefálico. Também, ele possui rugas na face, ao redor do nariz e dos olhos.

Além disso, ele possui olhos grandes e bem expressivos, o corpo é compacto com músculos e a cauda é enrolada sobre o quadril. A pelagem é curta, lisa e densa, e no quesito cores pode ser fulvo ou preto.

O porte é de pequeno a médio, assim, podem medir 25 a 30 centímetros na cernelha e pesar entre 6 e 8 quilogramas. A expectativa de vida é de até 15 anos, mas se tiverem os cuidados necessários poderá ser de até mais. Sempre leve o seu pug a consultas, pois ele possui a saúde frágil e o veterinário poderá orientar a melhor forma de cuidar dele.

Personalidade do pug: afetuoso e sociável

No quesito personalidade, essa é uma das razões pela qual a raça é tão amada pelas pessoas. Dessa maneira, o pug é conhecido por ser muito carinhoso e afetuoso. Isso se deve ao fato de que ele sempre foi um cachorro de companhia, e, por isso, muitas vezes desenvolvem laços fortes com a sua família e gostam de passar muito tempo juntos.

Também, ele é bastante adaptável a diversos ambientes, porque ele é um cachorro que precisa ser criado dentro de casa, assim, podem viver muito bem em diversos ambientes como em casas com quintas grandes até mesmo em apartamentos.

Em relação à socialização tende a se dar bem com crianças, pessoas estranhas e outros animais de estimação. Entretanto, é importante que o tutor realize a socialização do pug desde filhote.

Curiosidades da raça

  • Raça antiga: Em sua origem o Pug era cachorro de companhia, assim, ele é bem popular entre membros da realeza chinesa e européia. Inclusive até imperadores chineses mantinha essa raça dentro do palácio.
  • Retratados em filmes: Eles são muito famosos em séries e filmes, incluindo Frank, o Pug de “Homens de Preto”, e Otis, o Pug de “Pocahontas”.
  • Personalidade afetuosa: É uma raça muito afetuosa que ama muito o seus tutores, podem adorar passar longos períodos ao lado deles.

Qual é o valor de um pug?

O valor de um Pug poderá ser de até R$ 7500, e esse valor poderá variar por diversos fatores, como, as fêmeas podem ser mais caras que os machos. Além disso, até mesmo a linhagem do animal poder influenciar no valor final.

Qual é a expectativa de vida de um Pug?

A expectativa de vida de um pug poderá ser de 12 a 15 anos. Entretanto, ele poderá viver até mais. Para isso, é importante que o tutor leve ele ao veterinário regularmente para avaliar a saúde dele, que pode ser frágil, e orientar como se deve cuidar do cachorro dessa raça.

Como é o temperamento do pug?

O temperamento do pug é muito sociável e muito adorável. Sendo assim, ele é um excelente companheiro e gosta de estar perto de seus donos o tempo todo.

Se você gostou de saber mais sobre a raça, continue acompanhando o nosso blog que postamos vários textos sobre os animais. Curta a nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.