O que você deveria saber sobre o porquinho-da-índia- Saiba agora

Porquinho-da-índia:Saiba características e curiosidades dessa espécie. Reprodução: Pixabay

O porquinho-da-índia é um animal roedor que é típico da América do Sul. Ou seja, como roedor, eles possuem dentes que crescem a vida toda e são bem calmos e o estresse pode ser muito prejudicial para os mesmos.

Esses animais possuem o temperamento amigável e são muito divertidos. Nesse texto iremos descrever as características e curiosidades dos porquinhos da índia, bem como você deve ser preparar para recebê-lo em sua casa.

Origem do porquinho-da-índia

Pelo nome que esses animais possuem, muitos indivíduos pensam que eles são originários da Índia. No entanto, os porquinhos da índia surgiram na América do Sul, mais precisamente nas regiões do Peru e Chile.

Assim, eles foram domesticados pelos índios que viviam nessas regiões e foram levados por europeus para as outras regiões no mundo. Na atualidade, os porquinhos-da-índia são animais de estimação muito populares no mundo todo.

Características físicas dos porquinhos-da-índia

As principais características físicas dos porquinhos da índia são:

  • Cores: Podem ser variadas
  • Pelagem: Longa e densa
  • Tamanho: 20 centímetros
  • Peso: 900 gr a 1,200 gr
  • Expectativa de vida: 3 a 5 anos

Curiosidades sobre os porquinhos-da-índia

As principais curiosidades dos porquinhos da índia são:

1-São muito desconfiados

Na natureza os porquinhos da índia são caçados por predadores. Dessa forma, eles sempre estão ligados em tudo que está ao seu redor.

2-São bem calmos

Muitos pensam que por eles serem roedores eles têm uma vida noturna bem agitada. Na verdade, eles ficam mais ativos de manhã e a noite e a tarde eles preferem dormir.

Entretanto, eles são bem calmos e não muito agitados. Em geral, os mesmos dormem bastante.

3-São muio pacientes

O porquinho-da-índia é um animal muito paciente, ele só irá te morder o tutor caso esteja entediado, incomodado.

4-Eles sabem da sua rotina da casa

Um fato muito interessante desse animal é que ele decora quase tudo da sua rotina e os seus hábitos.

Se você quiser ensinar adestramento para você pode ir em frente que eles possuem a capacidade de aprender. Dessa maneira, eles precisam de espaço para se exercitar e brincar dentro da sua gaiola.

5-Possuem muitos dentes

Aparentemente você enxergará somente quatro dentes dos mesmos. No entanto, eles possuem mais dentes que não aparecem, e os mesmos não param de crescer.

6-Necessitam de companhia

Os porquinhos da índia não gostam de ficar sozinhos. Assim, você deverá ter sempre dois porquinhos para que um possa fazer companhia para o outro.

Dessa forma, esses animais gostam de viver em grupos. Entretanto, deverá ter dois machos ou duas fêmeas, pois essa espécie possui uma capacidade muita alta de reprodução.

7-Podem roer as suas coisas

Não é recomendável que você os deixe soltos a noite no seu quarto, pois eles podem destruir as suas coisas por serem animais roedores. Deverá providenciar uma toca para que o mesmo se sinta seguro e protegido.

Como se preparar para receber um porquinho-da-índia?

A primeira coisa para se pensar para receber um porquinho-da-índia em casa é um cercadinho para ele viver. Esses animais, não necessitam de espaço vertical apenas horizontal. Assim, esse cercadinho deve ter espaço suficiente para que eles não fiquem estressados e agressivos.

Ademais, deverá se certificar se o cercadinho está em local protegido de correntes de vento ou lugares que recebe a luz do sol diretamente.

Além disso, você deverá providenciar uma forração para o seu cercado, que podem ser de toalhas de tecido soft ou tapetes higiênicos. Também, deverá ser um forro com tecido macio para não dar calos nos pés.

Assim, dentro do cercado deverá ter tocas, túneis e alcofas como forma de enriquecimento ambiental. Não podem faltar itens como comedouros e bebedouros próprios para a espécie.

Deverá providenciar também uma caixa de areia, quando treinados, eles são capazes de utilizá-la.

Qual o temperamento do porquinho-da-índia?

Esses animais geralmente são muito afetuosos e muito brincalhões. Eles são muito inteligentes e podem ser adestrados. Entretanto, eles podem ter problemas com comportamento quando são deixados sozinhos por muito tempo, como, por exemplo, roer as suas coisas.

Em geral, eles podem ser muito calmos, entretanto, eles não podem ficar muito estressados. Dessa forma, é importante fornecer a eles muito carinho e atenção.

Quais as vantagens de ter um porquinho-da-índia?

Caso esteja procurando um animal pequeno e que tenha facilidade em cuidar, ter um porquinho-da-índia pode ser uma ótima opção para você.

Além disso, eles se dão bem com crianças e outros animais, como, por exemplo, gatos e cachorros. Eles podem viver bastante, podem ser adestrados para utilizarem a caixa de areia e podem ser bem divertidos.

Quais as desvantagens de ter um porquinho-da-índia?

Apesar de serem encantadores, existem algumas desvantagens de ter um animal dessa espécie. Se você tiver uma rotina muito corrida, adotar um pode não se encaixar na sua vida nesse momento.

Isso se deve ao fato de que eles precisam de muito cuidado, principalmente com a gaiola, que terá que ser limpa diariamente e colocada em um espaço adequado.

Além disso, eles necessitam de muita atenção e não gostam de ficar sozinhos. Caso algum membro da família não tolere barulho, saiba que eles podem gritar muito e ser bem barulhento.

Considerações Finais

Como vocês podem ter percebido ao longo da leitura do texto, os porquinhos da índia são animais muito calmos que ficam raramente estressados. Como são presas na natureza, os mesmos têm a personalidade muito desconfiada.

Antes de adotar precisará adquirir todo enxoval do seu porquinho-da-índia, como cercado e itens indispensáveis como comedouros e bebedouros.

Eles não gostam de ficar sozinhos e são muito sociáveis. São animais que possuem o cuidado fácil e muito divertidos. Geralmente convivem bem com crianças, no entanto, podem fazer muito barulho.

LEIA MAIS

Atenção: Vale lembrar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.