O Podengo Ibicenco é um cachorro encantador com uma história fascinante! Ele é conhecido principalmente pela habilidade de caçar, saltar, mas que também poderá ser um cão de companhia.
Ele é leal, carinhoso e muito ligado à sua família, embora seja reservado com estranhos. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos apresentar várias informações sobre o Podengo Ibicenco.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
A origem do cachorro Podengo Ibicenco remonta à época dos faraós egípcios. A teoria é que ele descende de cachorros de caça egípcios, como os retratados em hieróglifos e artefatos datados de mais de 3.000 anos atrás.
Ele foi introduzido nas Ilhas Baleares, na Espanha, principalmente na ilha de Ibiza, por comerciantes do Mar Mediterrâneo. Nesse local, ele foi criado para ser um cachorro de caça de pequenos animais, como coelhos.
Atualmente, apesar de sua longa história como cão de caça, ele também é um companheiro leal e afetuoso.
Características físicas do Podengo Ibicenco
Em relação às características físicas, o Podengo Ibicenco é um cachorro de porte grande, ou seja, poderá medir até 72 centímetros na cernelha e pesar até 29 quilos.
A cabeça é longa, o focinho longo, os olhos pequenos e da cor âmbar e as orelhas grandes. A estrutura corporal é esguia e as patas longas e finas.
No quesito pelagem, poderá ser curta e lisa, ou áspera e longa. Em relação às cores, ela poderá ser vermelha, branca ou a combinação dessas duas cores.
A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 14 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, ele poderá viver bem mais.
Personalidade do Podengo Ibicenco
O Podengo Ibicenco possui a personalidade encantadora, ou seja, ela é uma combinação de energia, inteligência e lealdade aos seus tutores. Sendo assim, ele é um cachorrinho que poderá ser muito carinhoso e apegado à sua família, mas também poderá apreciar momentos de independência e ter o seu próprio espaço.
Além disso, ele poderá ter muita energia, ou seja, poderá necessitar de exercício físico. Dessa forma, caminhadas e brincadeiras interativas poderão ser ótimas opções para eles.
No quesito treinamento, por ser inteligente, ele poderá aprender truques com facilidade, entretanto, poderá ser teimoso às vezes, o que poderá exigir constância. Em relação à socialização, ele poderá ser reservado com estranhos.
Cuidados com a raça
Em geral, é necessário escovar a pelagem do Podengo Ibicenco de duas a três vezes por semana para evitar nós e remover pelos soltos.
Como essa raça possui muita energia, ele precisa de passeios longos e de correr em espaços seguros. Além disso, atividades como brincadeiras interativas poderão ser essenciais. Ademais, ele deverá ser socializado desde filhote.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações ao veterinário quanto à alimentação adequada, vacinas, higiene dos dentes e orelhas, frequência dos banhos, dentre outros.
Por fim, garanta que ele tenha um ambiente seguro para viver, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Zele pela higiene do ambiente e dos pertences dele.
Curiosidades sobre a raça
- Conexão com o Egito: Acredita-se que o Podengo Ibicenco seja descendente de cães do Egito Antigo.
- Nome inspirado: O nome dessa raça sugere a ilha de Ibiza, uma das Ilhas Baleares, local em que ela foi desenvolvida.
- Habilidade para caçar: Ele poderá ter muita habilidade para caçar, entretanto, atualmente também é considerado cachorro de companhia.
- Capacidade de salto: O Podengo Ibicenco é um cachorro ótimo em saltos do mundo canino.
Preço do cachorro Podengo Ibicenco
O valor do Podengo Ibicenco poderá ser de até 3 mil reais. No entanto, esse valor poderá variar conforme a sua localização geográfica, linhagem do animal e se ele é macho ou fêmea.
Além disso, antes de adquirir um animal dessa raça, faça uma pesquisa sobre o canil e o modo como eles tratam os animais que vivem nesse local.
Também, considere a adoção de um animal dessa raça, você poderá encontrar em ONGs, abrigos e grupos de redes sociais sobre a raça. Caso você não encontre, poderá considerar a adoção de um cachorro sem raça definida.