O pinscher é um cachorro que cativa várias pessoas, por isso é muito popular em diversos lares no Brasil. Ele teve origem na Alemanha, e é conhecido principalmente por seu temperamento vibrante, inteligente e ter uma energia incansável.
Ele é um cachorro de companhia, mas o seu jeito alerta pode fazer dele um ótimo cão de guarda, apesar do seu tamanho. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um guia com várias informações sobre o pinscher, como, características, personalidade, cuidados e muito mais!
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
O pinscher é um cachorro originário da Alemanha. Assim, a raça foi criada no século XIX a partir da mistura de cães de porte pequeno, incluindo o terrier preto e castanho, o schnauzer e o dachshund. Anteriormente, ele era utilizado em fazendas para controlar roedores, mas logo se tornou cão de companhia.
Com o tempo, a raça foi mudando resultando no Pinscher Miniatura e no Pinscher Médio que conhecemos atualmente. E, nos tempos de hoje eles são muito populares nos lares brasileiros.
Características físicas da raça
Existem duas variedades reconhecidas de Pinscher: o Pinscher Miniatura e o Pinscher Médio. E a principal diferença entre eles é o tamanho e o peso. Desse modo, o Pinscher Miniatura tem o tamanho entre 25 e 30 centímetros, enquanto o Pinscher Médio pode variar entre 35 e 50 centímetros.
E em relação ao peso, o miniatura pesa entre 4 e 6 quilos, enquanto o médio pode pesar de 11 a 20 quilos.Em relação a pelagem, ela é curta, lisa e muito densa. As orelhas são pontudas e os olhos são escuros. A expectativa de vida dessa raça é de 15 anos.
Personalidade do pinscher: enérgica, afetuosa e teimosa
Em relação à personalidade, eles são muito famosos por serem alertas e vigilantes. Dessa forma, eles são rápidos para perceber que algo está fora do comum e rapidamente irá latir para avisar os seus tutores, o que faz dele um excelente cão de guarda.
Além disso, é muito inteligente o que faz com que aprenda comandos simples e o treinamento através do reforço positivo poderá ser uma ótima opção. Também, o pinscher possui muita energia, o que faz com que ele precise de exercício físico diário. Brincadeiras em casa, participar de atividades ao ar livre e caminhadas com seus donos podem ser ótimas opções.
Embora, seja conhecido por se manter em alerta, ele também é muito afetuoso e dócil com o tutor. Assim, ele forma laços fortes com suas famílias e ama estar na companhia de sua família. No entanto, ele poder ser teimoso e também gostar de ser independente.
Principais cuidados com a raça
Para que a raça de cachorro Pinscher supere a expectativa de vida, existem alguns cuidados essenciais com a raça. Veja abaixo quais são os principais:
Como possuem bastante energia, eles precisam de passeios diários, caminhadas e brincadeiras dentro de casa.
Deverá escovar a pelagem do pinscher pelo menos três vezes por semana para remover pelos soltos e evitar a formação de nós.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levar ele ao veterinário. Assim, ele poderá auxiliar você a cuidar melhor do cachorro, ele poderá limpar as orelhas, deixar os dentes limpos e as unhas cortadas. Também, faça exames para checar como está a saúde do seu pinscher.
Apesar de serem teimosos e muitas vezes independentes, eles amam o carinho dos seus tutores. Sempre reserve um tempo no dia para dar atenção ao seu cachorrinho.
O que saber antes de ter um pinscher?
Antes de decidir ter um pinscher é necessário saber alguns pontos. Dessa forma, é um cachorro cheio de energia, inteligentes, afetuosos e um pouco teimosos. Embora sejam de porte pequeno, necessitam de exercícios regulares porque são cachorros muito ativos. Também, precisam de carinho e atenção dos tutores.
O pinscher é agitado?
Sim, eles são conhecidos principalmente por serem cheios de energia. Assim, são cachorros ativos, animados e muito alegres e para que ele seja bem comportado, ele precisa de caminhadas, passeios e brincadeiras no quintal.
Quanto tempo vive um pinscher?
A expectativa de vida do pinscher é de 15 anos. Entretanto, se ele tiver os cuidados necessários, como, visitas ao veterinário, alimentação balanceada, dentre outros ele poderá superar essa expectativa.
Como é o filhote de pinscher?
Os filhotes de pinscher são cheios de energia e adoram brincar. Dessa maneira, eles estão sempre prontos para explorar seu ambiente e brincar com brinquedos. E, os traços característicos da raça, como inteligência, curiosidade e determinação, muitas vezes já podem ser observados desde cedo nos filhotes.
Se você gostou de saber mais sobre essa raça continue acompanhando o blog Cantinho dos Animais que trazemos conteúdos diários sobre eles. Curta a nossa página no Facebook.