O cachorro Perdigueiro Português, como o próprio nome já diz, teve origem em Portugal com uma história que remonta a Idade Média. Ele foi desenvolvido para caçar aves, principalmente perdizes, por isso o nome da raça.
Ele é um cachorro versátil que pelo seu temperamento equilibrado e afetuoso faz com que ele seja um ótimo cachorro de companhia. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre a raça Perdigueiro Português.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem do Perdigueiro Português
O cachorro Perdigueiro Português teve origem em Portugal no século XII. Em que ele descende de cachorros ibéricos que foram introduzidos na Península Ibérica pelos romanos.
Ele foi desenvolvido para a caça de aves em propriedades rurais. E, devido à industrialização e urbanização, no século XIX, a raça entrou em declínio, no entanto, no século XX, criadores portugueses se esforçaram e se dedicarão à preservação da raça.
Atualmente, ele ainda é muito popular em Portugal, e devido ao seu temperamento leal e afetuoso, também é considerado um cachorro de companhia.
Características físicas da raça
Em relação às características físicas, o Perdigueiro Português é um cachorro de porte médio. Sendo assim, ele poderá pesar até 27 quilos e medir até 60 centímetros na cernelha.
A cabeça dele é arredondada, os olhos são médios e o focinho retangular e o corpo compacto. Além disso, a pelagem do cachorro dessa raça é curta, densa e lisa, e as cores poderão incluir, é caramelo, castanho, e poderá ser com ou sem manchas brancas.
Personalidade do Perdigueiro Português: Tranquilo e afetuoso
No quesito personalidade, o cachorro Perdigueiro Português é conhecido por ser versátil, equilibrado e afetuoso. Sendo assim, ele é considerado um cachorro muito inteligente, sendo muito atento e observador. Dessa forma, ele poderá responder muito bem aos comandos, tornando o treinamento uma tarefa relativamente fácil.
Ele poderá ser muito afetuoso com os seus tutores, em adora participar da rotina da família. Além disso, ele poderá ser muito leal a sua família, o que faz dele um cachorro muito protetor. E, devido a essa característica, ele poderá ser reservado com pessoas estranhas.
O Perdigueiro Português é um cachorro muito ativo, ou seja, adora correr, caminhar e explorar novos ambientes. Por fim, essa combinação de inteligência, lealdade, afeto, faz dele um excelente companheiro para as famílias.
Curiosidades sobre a raça
- Raça Antiga: O cachorro Perdigueiro Português é conhecido por ser a raça mais antiga de Portugal, com registros que remontam ao século XII. Ele era o cachorro preferido de nobres da aristocracia portuguesa.
- Excelente olfato: Ele é conhecido por ter um excelente olfato. E, isso fez com que ele se tornasse um ótimo cachorro de caça.
- Temperamento equilibrado: Esse cachorro poderá ter o temperamento calmo e equilibrado. Sendo que ele poderá ser muito enérgico, mas também, poderá ser tranquilo e afetuoso em casa.
Cuidados com a raça
Como a pelagem desse cachorro é curta, será necessário escová-la somente uma vez por semana para remover os pelos soltos e mantê-la brilhante.
O Perdigueiro Português é muito ativo, dessa forma, ele precisará de exercícios regulares. Dessa forma, caminhadas, brincadeiras no quintal, dentre outras poderão ser ótimas opções para ele.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, sempre leve ele para consultas e exames. Também, peça orientações para o veterinário quanto a alimentação balanceada, limpeza das orelhas e dentes, frequência dos banhos, dentre outros.
Certifique que ele tenha um ambiente seguro para viver, ou seja, que seja livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele.
Qual o preço da raça Perdigueiro Português?
O preço de um filhote da raça Perdigueiro Português poderá ser de até mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar de acordo com a sua localização geográfica, linhagem do animal, se é macho ou fêmea, dentre outros fatores.
Além disso, antes de adquirir um animal dessa raça, faça uma pesquisa sobre o canil e o modo que eles tratam os animais que vivem nesse local. Também, considere a adoção de um cachorro dessa raça ou sem raça definida. Você poderá encontrar vários para adotar em ONGs e abrigos de animais ou grupos de redes sociais.
Qual a expectativa de vida da raça Perdigueiro Português?
A expectativa de vida de um cachorro Perdigueiro Português poderá ser de até 14 anos. No entanto, se ele tiver os cuidados necessários, como, visitas regulares ao veterinário, alimentação balanceada, exercício regular, ambiente seguro, dentre outros, ele poderá superar essa expectativa e viver bem mais.