Pequinês: saiba tudo desse cachorro leal e independente

pequinês
Pequinês Reprodução: Pixabay

O Pequinês é uma raça de cachorro muito antiga de origem chinesa. Sendo que era criado para ser companheiros para a nobreza chinesa, local em que muitos consideravam que ter um cachorro dessa raça era símbolo de sorte.

Com a sua personalidade encantadora, independente e leal, ele conquistou várias pessoas ao redor do planeta. No artigo do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um guia sobre o Pequinês, com características físicas, curiosidades, personalidade e muito mais.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Origem do cachorro Pequinês

A história do cachorro Pequinês remonta séculos. Desse modo, é um cachorro que teve origem na China, que era um cachorro de companhia para a realeza e aristocracia chinesa.

E, por viverem em palácios, eram considerados símbolos de posição e eram tratados com grande luxo e cuidado por imperadores chineses. Desse modo, por muito tempo essa raça de cachorro era exclusiva da China.

Entretanto, devido a guerras, eles foram levados para o Ocidente no século XIX. A raça tornou-se popular na Europa e, posteriormente, nos Estados Unidos. Atualmente, o Pequinês é conhecido em todo mundo pela sua personalidade adorável e seu jeito encantador.

Características físicas da raça

Em relação às características físicas, o Pequinês possui várias características que o diferem dos demais cachorros. Sendo assim, é uma raça pequena, com o corpo robusto e bem-proporcionado, e poderá ter até 24 centímetros de altura da cernelha e pesar até 7 quilos.

No quesito pelagem, ela é longa e bastante densa, e poderá ser lisa ou ligeiramente ondulada. Em relação às cores do pequinês, poderá ser dourado, vermelho, fulvo, preto e branco. A expectativa de vida poderá ser de até 15 anos.

Personalidade do cachorro pequinês: afetuoso, porém independente

No quesito personalidade, o Pequinês tem uma personalidade única e cativante, que combina uma dose de nobreza com um toque de independência. Sendo assim, lealdade poderá descrever perfeitamente como ele é com os tutores dele, sendo que ele forma laços muito fortes com a sua família.

Além disso, é muito afetuoso com os seus donos e gosta de passar longas horas com seus entes queridos. Entretanto, ele tende a ser independente e teimoso em certas situações.

Em relação à sociabilidade, ele precisará ser socializado desde filhote para se dar bem com outros animais de estimação e pessoas estranhas. E, ao treinamento, é necessário possuir consistência, já que pode ser um pouco teimoso.

Por fim, pode ser observador e atento ao ambiente ao seu redor. Desse modo, podem detectar mudanças com certa rapidez e avisar o seu tutor diante de atividades em comum.

Cuidados com a raça

Pelagem: Como a pelagem desse cachorro é longa, é necessário que ela seja escovada regularmente para evitar nós e emaranhados.

Exercício: Apesar de ser um cachorro pequeno, ele precisa de exercício para se manter equilibrado. Passeios e brincadeiras no quintal poderão ser ótimas opções.

Visitas ao veterinário: Não espere seu Pequinês ficar doente para levá-lo ao veterinário. Desse modo, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações ao veterinário como limpeza das orelhas, corte das unhas, alimentação adequada, dentre outros importantes.

Treinamento e socialização: Como mencionado anteriormente, o cachorro dessa raça precisa ser socializado desde filhote para se dar bem com pessoas estranhas e outros animais de estimação. E, o treinamento, é necessário ser consistente e utilizar o método de treinamento reforço positivo.

Curiosidades sobre a raça

Origem Antiga: A história da raça de cachorro Pequinês remonta a muitos séculos na China. Desse modo, ele era criado para ser companheiro de luxo da à realeza e a aristocracia chinesa.

Cães leão: Na China, eles eram tosados para parecerem com leões. Por isso, eles eram chamados de “Cães Leão” devido à sua semelhança facial com esses animais quando são tosados.

Dúvidas frequentes sobre a raça

Qual o valor de um pequinês?

O valor de um Pequinês poderá ser de até R$ 3500. Entretanto, dependo da linhagem, localização geográfica, se é macho ou fêmea esse valor poderá se alterar.

É importante que antes de adquirir um animal você pesquise sobre o criador antes, para que você garanta como é as condições e o modo que os animais que vivem nesse local são tratados. Também, poderá considerar a adoção de um cachorro dessa raça.

O que saber antes de ter um pequinês?

Antes de ter um Pequinês, você deverá considerar que ele é um cachorro que combina lealdade, coragem e independência. E mesmo que sejam independentes, às vezes poderá ser muito leal, dócil e afetuoso com o seu tutor. Precisará dedicar tempo para cuidar das necessidades dele e também deverá treiná-lo e socializá-lo desde filhote.

Qual é a expectativa de vida de um pequinês?

A expectativa de vida de um pequinês poderá ser de até 15 anos. No entanto, se tiver cuidados básicos, como boa alimentação, visitas ao veterinário, atenção, exercícios diários e viver em um ambiente equilibrado, poderá viver até mais do que isso.

Pequinês late muito?

O cachorro Pequinês poderá latir, mas não é conhecido como sendo muito vocal como outras raças. Além disso, é válido destacar que o comportamento de um cachorro latir poderá é influenciado pelo ambiente em que ele vive, interação com os tutores e se ele é treinado.

Se você gostou de saber mais sobre essa raça, continue acompanhando o nosso blog que trazemos dicas diárias sobre os animais. Curta a nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.