
O Pelado Mexicano, também conhecido como Xoloitzcuintli, possui a aparência única e personalidade cativante. Ele teve origem no México e é considerado um verdadeiro símbolo da cultura mexicana.
Ele é um companheiro leal, sensível, inteligente e afetuoso, que conquista cada vez mais lares ao redor do mundo. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o Pelado Mexicano.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça incrível. Confira!
Origem da raça
O Pelado Mexicano, também conhecido como Xoloitzcuintli ou Xolo, é uma raça de cachorro que teve origem no México e é um dos cachorros mais antigos. Sendo que ele era considerado sagrado pelos povos indígenas, como os astecas, maias e toltecas.
Inclusive, o seu nome está ligado à língua náuatle, falada pelos astecas, em que Xoloitzcuintli quer dizer “cão do deus Xolotl”.
Essa raça é muito famosa pela ausência de pelos, que é resultado de uma mutação genética natural, ou seja, não foi algo criado artificialmente. Esse cachorro é considerado Patrimônio Nacional do México e um símbolo da cultura mexicana.
Características físicas do Pelado Mexicano
Em relação às suas características físicas, o Pelado Mexicano apresenta uma aparência encantadora. Sendo que essa raça é dividida em três portes distintos. O porte pequeno pode atingir até 35 centímetros de altura na cernelha e pesar até 7 quilos. Já o porte médio alcança até 45 centímetros de altura na cernelha, com peso de até 14 quilos. Por fim, o porte grande chega a medir até 60 centímetros na cernelha e pode pesar até 30 quilos.
O corpo dele é musculoso, a cabeça é longa e estreita e o focinho é alongado. Os olhos são amendoados, de tamanho médio e as cores poderão variar de âmbar a preto, as orelhas são grandes e em forma de triângulo e a cauda é longa e fina.
A característica física mais marcante é a ausência de pelos, com pele lisa, firme e quente ao toque, embora exista também a variedade com pelo, que possui pelagem curta e áspera. As cores da pele poderão ser preto, cinza ardósia, bronze, vermelho escuro, manchado (com áreas rosadas ou claras).
A expectativa de vida poderá ser de até 15 anos, no entanto, alguns exemplares, se tiverem os cuidados necessários, poderão viver até mais.
Personalidade do Pelado Mexicano
A personalidade desse cachorro é inteligente, leal e carinhosa. Sendo assim, ele poderá ser tranquilo, silencioso e afetuoso. Ele adora a companhia do seu tutor, adora participar da rotina da casa e costuma criar vínculos com o seu tutor.
Além disso, ele não é hiperativo. Desse modo, caminhadas, brinquedos interativos e momentos de brincadeira são suficientes para mantê-lo entretido. Isso faz com que ele se adapte muito bem a diferentes espaços, desde casas com quintais a apartamentos.
Embora seja muito inteligente e fácil de treinar, poderá ser um pouco teimoso. Em relação à socialização, poderá ser reservado com pessoas estranhas.
Cuidados com a raça
O Pelado Mexicano precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Sendo assim, por conta da ausência de pelos, é necessário levá-lo ao veterinário para ele determinar cuidados específicos com a pele, como, por exemplo, hidratação e proteção da pele.
Apesar de ser calmo, passeios diários poderão ser essenciais. Além disso, brinquedos interativos poderão ajudar a evitar o tédio.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, vacinas, higiene dos dentes e orelhas, cuidados com a pele, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza dos pertences dele e do ambiente em que ele vive.
Qual é o preço do Pelado Mexicano?
O preço de um Pelado Mexicano poderá ser de até 5 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e segundo a linhagem dele.
Antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil para verificar o modo como eles tratam os animais que vivem nesse local. Além disso, considere a adoção de um cachorro da raça Pelado Mexicano ou até mesmo de um cachorro sem raça definida.
Você poderá encontrar para adotar em ONGs de animais ou até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça ou à adoção de cachorros. Adote!