Existe um conjunto de passos que devem ser seguidos para montar um lindo aquário. Não basta somente comprar um aquário, umas pedrinhas coloridas e peixes. Esses que podem ser mantidos em aquários em casa.
Entretanto, é necessário possui um certo cuidado ao escolher quais os peixes, pois cada espécie possui condições ideais para viver naquele ambiente.
Se você está pensando em montar um aquário e é iniciante, confira que no texto de hoje iremos dar dicas do que precisa para montar um aquário de água doce e quais são os melhores peixes de água doce para colocar no mesmo.
O que é necessário considerar para montar um aquário de água doce?
Primeiramente, deverá considerar o tamanho de aquário que você irá querer comprar, e logo após, isso quais são os tamanhos dos peixes que você poderá colocar no mesmo.
Após escolher o aquário e os peixes, deverá verificar quais são as condições mínimas para que aquele peixe possa viver naquele ambiente. E, logo após deverá organizar aquele aquário de acordo com o pH que o peixe suporta, como, por exemplo, pedras neutras e plantas.
Outro fator a ser considerado é o local em que irá colocar o seu aquário e o móvel que comportará o mesmo. Dessa forma, aquários maiores e mais pesados deverão ser sustentados por móveis mais robustos.
Quanto ao local, escolha bem, pois não poderá mudar de lugar após isso. Escolha locais em que não bata luz solar diretamente e que não fique perto de televisores, porque atrapalha o peixe.
Como escolher peixes para o seu aquário?
É de suma importância que você leve em consideração fatores que podem influenciar ao escolher peixes para o seu aquário de água doce. Por exemplo, necessidade de água, cada peixe precisa condições diferentes, como níveis de água e pH.
Além do que, se quiser colocar mais espécies de peixes em um mesmo aquário, deverá certificar que o estilo e as condições ideais como dieta, níveis de atividade e até mesmo o tamanho das mesmas sejam compatíveis.
Quais são os melhores peixes para aquário de água doce?
Os melhores peixes para ter em um aquário de água doce são:
1-Kinguios
Poderá ser muito fácil criar esses peixes em aquário de água doce. Isso ocorre, uma vez que eles são super resistentes. São animais ovíparos e onívoros, o que torna a alimentação deles mais fácil com ração.
Esses peixes precisam de um aquário que possui uma boa filtragem e é um pouco maior, já que eles podem chegar a trinta centímetros de comprimento.
A expectativa de vida deles é de até vinte anos de idade, ou seja, é um peixe que ficará bastante com você em sua casa. Eles suportam uma grande amplitude de temperatura, podem ficar entre dez a vinte e seis graus.
Os pH desses peixes também variam bastante entre sete e oito. O que torna ele adaptável a água da torneira.
2-Dojos
Esses peixes têm o corpo mais alongado. É um animal que se adapta facilmente a um aquário comunitário, ele é bastante tranquilo e se adapta facilmente a ração.
Esses animais podem ficar com vinte e cinco centímetros e podem viver até dez anos no aquário de água doce.
O pH desses peixes varia de seis até oito. E a variação de temperatura também é bem ampla de dez até vinte e oito graus.
3-Espadas
Esses peixes ficam bem tranquilos em aquário. São animais vivíparos, ou seja, eles se reproduzem mais facilmente, com certeza você irá encontrar vários peixinhos em seu aquário.
A variação de pH é bem ampla também que vai de sete até oito. E a variação de temperatura vai de vinte e dois até vinte e oito graus. Eles se alimentam de ração com muita facilidade.
É um peixinho muito bonito, que tem muitas variedades no mercado. Você conseguirá observá-lo demais, pois eles gostam muito de se exibir.
4-Colisas
Pode respirar ar atmosférico, e é bem pacífico em relação aos outros peixes. Tem uma infinidade de cores e é muito bonito. Além disso, eles precisam de um aquário com um sistema de filtragem e se alimentam de ração.
Preferem uma variação de planta. A variação de pH é bem ampla que varia de até seis até sete. E, a temperatura varia de vinte e dois até vinte e oito graus. São peixes ovíparos que possuem expectativa de vida até os quatro anos de idade.
5-Platys uma ótima opção para aquários de água doce
Se reproduzem com certa tranquilidade. Além disso, podem viver em aquários comunitários facilmente. Ademais, a variação de pH bem alta sete até oito.
Essa espécie de peixe de água doce é muito bonita e possui várias variedades da espécie. E, além disso, é muito resistente. A expectativa de vida varia de três a quatro anos. E se alimentam tranquilamente de ração.
Considerações Finais
Como vocês podem ter percebido ao longo da leitura do texto, não é tão fácil montar um aquário de água doce. E, esses são os peixes apresentados são os mais fáceis de ter no mesmo.
Se você é um aquarista iniciante, deve seguir todas as etapas com muita atenção ao montar um aquário de água doce, porque irá ser muito complicado mudar depois. Deverá considerar os seguintes fatores como, tamanho do aquário, tipos de peixe, plantas, local e móvel que irá suportar.
Quanto aos peixes para aquário de água doce deverá verificar qual o tipo de alimentação, tamanho, reprodução e o pH suportado e se as espécies são compatíveis.
Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado e que vocês tenham gostado das dicas de o que considerar antes de montar um aquário e quais são os melhores peixes para aquário de água doce.
LEIA MAIS
- Porquinho-da-índia: origem, características e curiosidades dessa espécie
- Hamsters: sete curiosidades incríveis sobre esses animais
- Cavalos: origem, curiosidades, características e mais
- Você conhece o comportamento do porquinho-da-índia?
Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.