Pastor-maremano-abruzês: saiba tudo sobre essa raça leal

pastor-maremano-abruzês
Pastor-maremano-abruzês Reprodução: Pixabay

O Pastor-maremano-abruzês, conhecido também como Maremma, além de encantador é muito leal. É uma raça originária da Itália e era utilizado como cão de pastoreiro em sua origem, e atualmente é também cachorro de companhia.

Ele possui o temperamento calmo e independente. Nesse texto preparamos um guia sobre o cachorro pastor-maremano-abruzês com características, personalidade, cuidados e muito mais!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Origem da raça

A raça Pastor-maremano-abruzês surgiu na região dos Apeninos na Itália. Sendo assim, sua história é muito antiga e remonta centenas de anos, e, em sua origem era utilizado como cachorro de pastoreio de ovelhas. Isso se deve ao fato da sua habilidade de proteção e inteligência.

Atualmente, por conta do seu temperamento gentil e amoroso com as pessoas ele é considerado também um cachorro de companhia.

Características Físicas da raça

Em relação às características físicas, o cachorro Pastor-maremano-abruzês é de porte grande. Dessa forma ele poderá pesar até 50 quilos e medir até 72 centímetros.

O corpo do cão dessa raça é musculoso e atlético. A cabeça é arredondada, os olhos podem ser marrons ou âmbar e as orelhas triangulares. A pelagem desse cachorro é dupla, que atua como isolante térmico. E, as cores da pelagem poderão ser branca ou marfim.

Personalidade do Pastor-maremano-abruzês: calmo e independente

No quesito personalidade, o cachorro Pastor-maremano-abruzês é conhecido por ser muito leal. Dessa forma, ele poderá formar vínculos e tende a ser calmos quando estão na companhia da sua família.

Quanto ao treinamento, ele é muito inteligente e capaz de aprender comandos rapidamente, porém em certas ocasiões poderá ser teimoso, o que poderá dificultar esse processo. E, em relação à socialização, ele precisará ser socializado desde filhote para se dar bem com pessoas estranhas e outros animais de estimação. Isso ocorre, uma vez que ele possui um forte instinto protetor.

Além disso, e como em sua origem era utilizado como pastor de rebanhos, é um cachorro muito ativo, por isso possui necessidade de explorar e se movimentar.

Cuidados com a raça

 Exercício: Embora seja calmo, essa raça precisa de exercício regular. Dessa forma, passeios e brincadeiras no quintal poderão ser ótimas opções.

Treinamento e socialização: O Pastor-maremano-abruzês é muito inteligente, mas um pouco teimoso. Assim, deverá utilizar o método de reforço positivo para adestrar ele. E a socialização deverá ser feita desde filhote para que ele se dê bem com pessoas estranhas e outros animais de estimação.

Pelagem: A pelagem dupla requer cuidados regulares, portanto, escove-a pelo menos três vezes por semana para evitar nós e emaranhados.

Visitas ao veterinário: Não espere seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações para o veterinário quanto à alimentação adequada, limpeza das orelhas, corte das unhas, dentre outros.

Dúvidas frequentes sobre a raça

Qual é o valor do Pastor Maremano?

O valor de um Pastor-maremano-abruzês poderá ser de até 8 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar devido a sua localização geográfica, linhagem do animal, se é macho ou fêmea, dentre outros aspectos.

Antes de adquirir esse cachorro, faça uma pesquisa sobre os criadores e peça referências para outras pessoas. Também, considere a adoção de um animal, visitando abrigos de animais.

O que saber antes de ter um Pastor Maremano?

Antes de ter um cachorro Pastor-maremano-abruzês você deve saber que é um cachorro que precisa de bastante espaço para se movimentar. Dessa maneira, ele se adapta melhor a locais que tenham espaço. Além disso, ele precisará ser socializado desde filhote. Por fim, é um cachorro calmo que é muito amigável e gentil com o tutor.

Pastor Maremano late muito?

Como mencionamos acima ele é um cachorro muito calmo, dessa maneira, ele poderá latir somente em situações fora da normalidade, isso se deve ao seu instinto protetor.

Qual a função do Pastor maremano?

A função desse cão dessa raça, assim como o Border Collie, era pastorear ovelhas e bois. Atualmente, ele poderá ser também cachorro de companhia.

Qual a expectativa de vida do Pastor Maremano?

A expectativa de vida do cachorro dessa raça é de 14 anos. No entanto, se tiver os cuidados básicos, como alimentação adequada, visitas ao veterinário, exercícios regulares poderá ser até mais.

Se você gostou de conhecer mais sobre essa raça continue acompanhando o nosso blog Cantinho dos Animais que trazemos vários conteúdos sobre os animais. Curta a nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.