
O cachorro Pastor Belga Laekenois é o mais raro e único dentre as quatro variações de Pastor Belga. Ele teve origem em uma região chamada Laeken, localizada na Bélgica, e era o preferido da realeza belga.
Esse cachorro não se destaca somente pela sua aparência marcante, mas também pela sua inteligência, energia e por ser muito afetuoso com a sua família.
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o cachorro Pastor Belga Laekenois. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber tudo sobre essa raça. Confira!
Origem da raça
Como o próprio nome indica, o Pastor Belga Laekenois teve origem na Bélgica, em uma região chamada Laeken no final do século XIX. Ele tinha a função de cão pastor quanto para guardar campos de linho colocados para secar.
Além disso, ele era o preferido da realeza belga, especialmente da rainha Maria Henriqueta, que tinha vários cães dessa variedade no castelo de Laeken. Ele foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) em 2020.
Características físicas do Pastor Belga Laekenois
Em relação às características físicas, o Pastor Belga Laekenois possui a aparência encantadora. Dessa maneira, ele é um cachorro de porte médio a grande, sendo assim, os machos poderão pesar até 30 quilos e medir até 66 centímetros, enquanto as fêmeas poderão pesar até 25 quilos e medir até 62 centímetros.
O corpo dele é atlético e a cabeça é longa. As orelhas são triangulares e pequenas e os olhos são médios e de cor marrom escuro. E a cauda é de comprimento médio.
A pelagem dele é áspera e de comprimento médio. A cor aceita é fulvo com possíveis sombreados de preto, especialmente na cauda e no focinho.
A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 14 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Personalidade do Pastor Belga Laekenois
A personalidade do Pastor Belga Laekenois é marcante. Sendo assim, ele cria um vínculo forte com a sua família e extremamente leal. Ele gosta de estar perto dos seus tutores e adora participar da rotina da casa.
Além disso, ele é um cachorro muito inteligente, ou seja, aprende comandos com facilidade, se adequando melhor ao reforço positivo. Também, ele precisa de exercício diário, e ama brincar e explorar o ambiente ao seu redor.
O Pastor Belga Laekenois não se adapta bem à solidão ou ao tédio. Desse modo, caso seja deixado sozinho por muito tempo, poderá desenvolver comportamentos destrutivos.
Cuidados com a raça
O cachorro Pastor Belga Laekenois precisa de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, referente à pelagem, ela deverá ser escovada pelo menos duas vezes na semana para remover pelos soltos. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.
Como ele possui muita energia e inteligência, ele precisa de caminhadas diárias, enriquecimento ambiental, brinquedos interativos, e atividades como agility poderão ser ótimas opções para ele.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientações ao veterinário sobre alimentação balanceada, vacinas, cuidados com os olhos, dentes e orelhas, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele.