11 dicas simples para passear com o cachorro com segurança

Onze dicas para passear com o cachorro. Reprodução: Pixabay

Passear com o cachorro pode ser um momento muito divertido para ele e o tutor. Isso acontece, já que reservar um momento para passear pode ter muitos benefícios, dentre eles auxiliarem em diversos problemas de comportamento do cão.

Entretanto, é importante se atentar a alguns quesitos ante de sair para um passeio, para que esse momento seja marcado de muita felicidade e tranquilidade, tanto para você quanto para o cachorro. Nesse artigo iremos dar dicas para passear com o cachorro da melhor forma.

Importância de passear com o cachorro

Existem muitos benefícios de passear com o cachorro, tanto para ele, quanto para o tutor. Dentre eles, podemos destacar o aumento do vínculo entre ambos. Nesse momento, é possível construir uma ralação de companheirismo e confiança entre vocês.

Também, cabe ressaltar, que pode melhorar o comportamento do seu peludo, já que ele precisa de atividade física para se manter estável, feliz e ajudar ele gastar energia para evitar problemas de comportamento.

Além disso, pode ajudar o cachorro a socializar com outras pessoas e animais, já que durante o passeio ele terá acesso a várias interações ambientais com vários estímulos diferentes.

Com que frequência deve levar o cachorro para passear?

Para determinar a frequência dos passeios, deverá levar em consideração problemas de comportamento e a idade do seu cachorro. Assim, caso ele possuir muitos problemas comportamentais, como muita destruição dos objetos, deverá levá-lo para passear todos os dias para ele gastar energia.

Já se seu pet for idoso, não é necessário passear com eles todos os dias, pois eles com certeza irão preferir ficar a maioria do tempo dormindo.

Dicas para passear com o cachorro

Passear do modo correto para o cachorro pode ser muito benéfico e auxiliar a ter uma experiência positiva. As principais dicas para um passeio muito divertido para o cachorro é

1-Escolher uma guia e coleira adequada para o seu pet

Esse quesito é muito importante, pois caso se a guia e a coleira tiverem apertadas demais pode deixar o cachorro desconfortável. Também não pode ser muito larga, pois se não o pet pode acabar se soltando durante o passeio.

Entretanto, para fazer essa escolha é importante que você se atentar não somente o tamanho, mas também ao modelo escolhido, pois para cada personalidade do cachorro existe um modelo de coleira diferente, por exemplo, se ele se comporta durante o passeio, ele poderá utilizar uma coleira peitoral.

Veja como escolher uma coleira adequada para o seu cachorro.

2-Não começar com passeios muito longos

Caso o seu cachorro não esteja acostumado a passear ou praticar exercícios físicos, é necessário que você comece com passeios curtos. Isso ocorre, uma vez que terá que acostumar o cachorro com os passeios, já que a rua é um ambiente novo para ele.

Dessa maneira, comece passeando na rua da sua casa e não tenha pressa, o deixe explorar o ambiente em que ele está inserido. Aos poucos, quando verificar que ele está se acostumando aumente a distância gradativamente.

3- Estabelecer rotina para os passeios

Os cães assim como os gatos, são animais que gostam muito de rotina. Assim, deverá passear com ele todos os dias no mesmo horário. Isso irá ajudar ele a ficar mais calmo durante o passeio.

4- Deixar o cachorro explorar o ambiente durante o passeio

Você não deverá ficar puxando o seu cachorro quando ele para explorar o ambiente durante o passeio. No ambiente externo a sua casa, haverá muitos estímulos para os cães, assim, eles gostam de observar tudo com muita calma.

5- Não levar o cachorro para lugares movimentados

Quando aos lugares para passear com o seu cachorro, deverá levá-lo para ambientes seguros, como lugares menos movimentados, por exemplo, praças e parques.

Também, deverá zelar pela segurança do seu cachorro, observando se nesses locais não existem objetos e plantas inadequadas que podem o prejudicar.

Se por acaso, escolher passear com o cachorro no período da noite, não se esqueça que ele terá que utilizar uma coleira e guia refletiva.

6-Aproveitar o momento para adestrar ele

Passear com o cachorro pode ser um momento de muito divertimento para ele. Dessa forma, aproveite esse momento para ensinar para ele comandos básicos de adestramento.

Caso o seu cachorro não se comporte na rua, deverá utilizar o reforço positivo como medida para isso. Dessa forma, quando ele se comportar ofereça petiscos para ele.

Também, esse momento pode ser propicio para ajudar ele a socializar com pessoas e outros animais, se for o caso dele não tolerar pessoas estranhas e outros animais.

7- Ficar atento a hidratação

Seu cachorro pode sentir sede durante o passeio, principalmente se ele for muito longo. Dessa maneira, sempre forneça água para ele antes e durante o passeio.

8- Escolher os melhores horários para passear com o cachorro

Deverá preferir passear com ele nos momentos mais frescos do dia, como, durante a manhã ou no finalzinho da tarde. Em dias muito frios ou chuvosos, é necessário que não passeie com ele esses dias.

9- Variar os locais do passeio

Seu cão pode ficar com tédio de passear todos os dias no mesmo local, dessa maneira, sempre varie os lugares para passear com ele, como, por exemplo, leve ele para uma praça diferente todos os dias.

10- Aproveitar o momento

Os tutores deverão aproveitar o momento enquanto leva o cachorro para passear, isso poderá melhorar o vínculo de ambos e auxiliar na comunicação, além de acabar com problemas de comportamento.

11- Não levar muitos cachorros para passear junto

Se você possui outro cachorro é importante levar ambos separados para passear ou chamar outra pessoa para ir com você.

Isso acontece, uma vez que eles podem ter comportamentos diferentes durante o passeio, como, um andar mais devagar e o outro mais rápido. E, isso poderá dividir a atenção do tutor o que pode não ser seguro para ambos.

11- Considerações Finais

Existem muitos benefícios de passear com o cachorro, dentre eles, resolverem vários problemas de comportamento e aumentar o vínculo entre o tutor e o cão. Além disso, pode ajudar no adestramento e na socialização com pessoas estranhas para ele.

Entretanto, durante o passeio, o tutor deverá se atentar a diversos aspectos, como, por exemplo, quanto aos lugares que ele leva ele para passear, a segurança que esse local oferece, e também as condições climáticas do passeio.

LEIA MAIS

Lembrando que não somos especialistas e nossas informações são meramente informativas. Também não recomendamos produtos ou serviços. Para nos acompanhar mais, siga nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.