
O Parson Russell Terrier é um cachorro cheio de energia, inteligente e muito afetuoso. Ele teve origem na Inglaterra e foi criado originalmente para caçar raposas, mas pelo seu carisma acabou se tornando um ótimo cachorrinho de companhia.
Ele é um cachorro leal, cheio de atitude e possui uma aparência marcante. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o cachorro Parson Russell Terrier.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça incrível. Confira!
Origem da raça
O cachorro Parson Russell Terrier teve origem na Inglaterra. Ele foi desenvolvido no século XIX pelo reverendo John (ou Jack) Russell, em que o objetivo era criar um cachorro ágil, resistente e corajoso.
Essa raça foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club do Reino Unido em 1990. E, em 1999, recebeu o nome oficial de Parson Russell Terrier, em homenagem ao reverendo.
Características Físicas do Parson Russell Terrier
Em relação às características físicas, o Parson Russell Terrier possui a aparência encantadora. Ele é um cachorro de porte médio, ou seja, os machos poderão medir até 36 centímetros na cernelha e as fêmeas poderão medir até 33 centímetros na cernelha. O peso poderá ser de 5,9 a 7, 7 quilos.
O corpo dele possui o formato quase quadrado, a cabeça possui o formato cuneiforme e o focinho é longo. Os olhos são escuros, possuem o formato de amêndoa e expressivos, e as orelhas são pequenas, em formato de “V”, caindo para frente, com inserção alta.
No quesito pelagem, ela poderá ser de dois tipos: lisa ou áspera. Além disso, ambas as pelagens poderão ser da cor branca com marcações pretas, castanhas ou tricolores, principalmente na cabeça e na raiz da cauda.
A expectativa de vida dele poderá ser de até 13 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Personalidade do cachorro Parson Russell Terrier
A personalidade do Parson Russell Terrier é encantadora. Sendo assim, ele é um cachorro afetuoso e muito leal aos seus tutores. Ele gosta de estar por perto, participa ativamente da rotina da casa e é protetor.
Além disso, ele é cheio de energia, ou seja, não é do tipo que fica quieto no canto. Ele está sempre pronto para um passeio, um jogo de buscar a bolinha ou até mesmo se distrair com brinquedos interativos.
Referente ao treinamento, como ele é inteligente, poderá aprender truques e comandos rapidamente, apesar de ser teimoso. Ele precisará ser socializado desde filhote para conviver bem com outros animais de estimação.
Cuidados com a raça
Ele precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa forma, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos duas vezes na semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.
Como é uma raça extremamente ativa, precisará de exercícios diários, como caminhadas e brincadeiras com o tutor. Caso não tenha exercícios suficientes, poderá desenvolver comportamentos destrutivos.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve ele para consultas e exames. Além disso, peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, vacinas, limpeza das orelhas e dos olhos, higiene dos dentes, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Também zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, dentre outros.
Qual é o preço de um cachorro Parson Russell Terrier?
O preço de um cachorro Parson Russell Terrier poderá ser de até 6 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e segundo a linhagem dele.
Antes de adquirir um cachorro dessa raça faça uma visita ao canil para verificar as condições em que os animais são tratados nesse local. Além disso, considere a adoção de um cachorro sem raça definida, ou um Parson Russell Terrier. Você poderá encontrar em ONGs de animais, ou até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça. Adote!