
O gato Oriental Havana é elegante e cheio de charme, que conquista rapidamente os amantes de gatos. Ele é uma das variações do grupo dos Orientais, descendente direto do gato Siamês.
Além disso, mais do que beleza, esse gato se destaca pelo temperamento cativante. Comunicativo, leal e carinhoso, ele cria laços fortes com sua família e gosta de estar sempre próximo ao tutor.
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o gato Oriental Havana. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!
Origem da raça
O gato Oriental Havana teve origem na Inglaterra. Sendo que ele surgiu a partir de cruzamentos seletivos feitos entre as décadas de 1950 e 1960, quando criadores buscavam gatos com a elegância do gato Siamês, mas em cores sólidas diferentes do tradicional.
Assim, a pelagem dessa raça, marrom-avermelhada, chamada de chocolate sólido, deu destaque à raça e lhe garantiu um charme único. Apesar de ter tido origem na Inglaterra, a raça ganhou mais popularidade nos Estados Unidos.
Características físicas do gato Oriental Havana
Em relação às características físicas, a aparência do Oriental Havana é encantadora. Dessa maneira, ele é um gato de tamanho médio, ou seja, poderá medir até 25 centímetros e pesar até 6 quilos.
O corpo dele é longo e a cabeça é triangular e proporcional. As orelhas são grandes e os olhos são de formato amendoado, de tamanho médio e de cor verde vivo. A cauda e as patas são longas.
No quesito pelagem, ela é curta, fina, macia e brilhante. Sendo que a cor padrão é chocolate sólido.
A expectativa de vida da raça poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Personalidade do gato Oriental Havana
No quesito personalidade, o gato Oriental Havana é extremamente carinhoso e apegado ao tutor. Desse modo, ele gosta de estar perto do seu tutor, sendo um verdadeiro companheiro, que adora demonstrar afeto e receber atenção.
Além de afetuoso, é também um gato muito comunicativo. Desse modo, ele poderá miar para interagir, chamar o tutor ou simplesmente “conversar”.
Como ele é curioso e inteligente, esse gatinho precisa de brinquedos interativos, arranhadores e sessões de brincadeiras diárias para mantê-lo feliz e entretido. Além disso, ele adora explorar novos ambientes em casa.
Cuidados com raça
O gato Oriental Havana precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos uma vez na semana para remover pelos soltos e manter o brilho da pelagem.
Como ele é um gatinho muito curioso, ele precisa de brinquedos e arranhadores para evitar o tédio. Além disso, como ele gosta de ficar perto do tutor, precisa de um lar em que poderá interagir bastante. Além disso, deverá mantê-lo longe dos perigos da rua.
Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, vacinas, higiene dos olhos, limpeza das orelhas, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente em que ele vive e dos pertences dele.
Qual é o preço do gato Oriental Havana?
O preço de um gato Oriental Havana poderá ser de até 4 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a localização geográfica e se o gato é macho ou fêmea.
Antes de adquirir um gato dessa raça, faça uma visita ao gatil para verificar as condições em que os animais desse local são tratados. Além disso, considere a adoção de um gato Oriental Havana ou até mesmo de um gatinho sem raça definida. Você poderá encontrar para adotar em ONGs de animais de estimação até mesmo em grupos de redes sociais dedicados à raça ou em grupos dedicados a gatos em geral. Adote!