Norfolk Terrier: saiba tudo sobre essa raça encantadora

Norfolk Terrier
Norfolk Terrier (Reprodução: Pixabay)

O Norfolk Terrier é um cachorro leal, inteligente e cheio de energia. Ele teve origem na Inglaterra e foi criado para caçar pequenos animais, mas conquistou várias pessoas ao redor do mundo como um cachorro de companhia carinhoso e brincalhão.

Se você procura um cachorrinho animado, afetuoso e sociável, ele poderá ser uma ótima escolha. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o cachorro Norfolk Terrier.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!

Origem da raça

A origem do Norfolk Terrier remonta ao leste da Inglaterra, precisamente no condado de Norfolk, dai vem o nome dessa raça. A sua história remonta ao final do século XIX, em que foi desenvolvida para caçar pequenos animais, como ratos.

Ele é resultado da mistura de cachorros terriers pequenos como, por exemplo, Cairn Terrier, o Border Terrier e o Irish Terrier. Inicialmente, esse cachorro era considerado da mesma raça que Norwich Terrier, sendo que a única diferença entre elas é o formato das orelhas. Enquanto o Norfolk Terrier tem orelhas caídas, o Norwich Terrier tem orelhas levantadas. Entretanto, mais tarde, o Kennel Club britânico reconheceu ambas as variações sendo distintas.

Norfolk Terrier: Características Físicas

Em relação às características físicas, o cachorro Norfolk Terrier é um cachorro pequeno. Sendo assim, o tamanho dele poderá variar entre 23 e 25 centímetros de altura na cernelha, enquanto o peso poderá ser de até 6 quilos.

O corpo dele é compacto e bem-proporcionado, a cabeça é levemente arredondada e o focinho curto. Os olhos são ovais e de cor escura, as orelhas são médias e caídas para a frente, em formato de “V” e a cauda é de comprimento médio.

No quesito pelagem, os pelos são ásperos e retos. Os tons da pelagem poderão ser vermelho, trigo, preto e castanho ou grizzle (mescla de cinza e marrom), ainda podendo ter algumas marcas brancas discretas.

A expectativa de vida da raça poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.

Norfolk Terrier: Personalidade

A personalidade do Norfolk Terrier combina lealdade, afetuosidade e energia. Desse modo, ele adora estar perto da família e poderá ser um companheiro de quatro patas muito carinhoso.

Além disso, ele é cheio de energia, o que faz com que ele precise de atividades diárias para se manter feliz. Brinquedos interativos, brincadeiras no quintal e passeios poderão ser ótimas opções. No entanto, os passeios deverão ser feitos com guia, pois ele gosta de explorar e seguir rastros.

Referente ao treinamento, ele poderá aprender comandos rapidamente, mas por ser teimoso, o treinamento deverá ser feito através do reforço positivo. O Norfolk Terrier é um cachorro muito sociável e poderá conviver bem com outros cães e gatos, caso seja socializado desde filhote.

Cuidados com a raça

O Norfolk Terrier precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, a pelagem deverá ser escovada pelo menos três vezes por semana para evitar nós e manter o brilho. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.

Como ele é um cachorro muito ativo, ele precisará gastar energia. Caminhadas, brincadeiras no quintal e brinquedos interativos poderão ser essenciais para evitar o tédio.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações sobre alimentação balanceada, higiene dos dentes e orelhas, vacinas, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente onde o seu cachorro vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como cobertas, comedouros, camas, dentre outros.

Qual o preço de um Norfolk Terrier?

O preço de um Norfolk Terrier poderá ser de até 4 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a localização geográfica, se o cachorro é macho ou fêmea e segundo a sua linhagem.

Antes de adquirir um cachorro dessa raça, faça uma visita ao canil para verificar o modo como os criadores tratam os cachorros que vivem nesse local.

Além disso, considere a adoção de um Norfolk Terrier ou até mesmo de um cachorro sem raça definida. Você poderá encontrar para adoção em ONGs de animais ou grupos de redes sociais dedicados à raça, ou grupos de cachorros em geral. Adote!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.