Morkie: saiba aqui tudo sobre a mistura de Yorkshire e Maltês

Morkie- Reprodução: Pelxels

O Morkie além de encantador, é muito afetuoso. Ele é resultado da mistura de Yorkshire e Maltês, raças conhecidas por serem charmosas e possuírem personalidade alegre.

E, dessa combinação, resultou um cachorro cheio de energia, com personalidade amigável e muito inteligente. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer um guia completo com características físicas, personalidade, cuidados e muito mais!

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Origem da raça

O Morkie é uma raça híbrida resultante do cruzamento de um Yorkshire Terrier e um Maltês. E essa combinação se popularizou nos Estados Unidos e Canadá, com a tendência de criar cachorros híbridos que combinam características de duas raças.

O objetivo era desenvolver um cachorro que tivesse as qualidades mais apreciadas de ambas as raças. Como, por exemplo, a personalidade vivaz do Yorkshire Terrier e o temperamento afetuoso do Maltês. E o Morkie herdou essas características, resultando em um cachorro pequeno com uma personalidade marcante.

Características físicas do Morkie

Como o Morkie é uma raça híbrida, ele poderá apresentar muitas características físicas. Sendo que alguns poderão ter mais características de Yorkshire, outros poderão ter mais características de Maltês.

Em relação ao peso, ele é um cachorro de porte pequeno, e poderá pesar até 5 quilos e medir 25 centímetros na cernelha. A pelagem dele é macia, longa e sedosa, mas poderá variar de lisa a ondulada. E as cores poderão variar de combinações de preto, marrom, dourado, branco e creme.

A cabeça é pequena, o focinho é curto, os olhos são escuros e o corpo bem-proporcionado. A expectativa de vida poderá ser de até 15 anos, dependendo dos cuidados.

Personalidade do Morkie: afetuoso e cheio de energia

O Morkie é conhecido principalmente pela sua personalidade encantadora e afetuosa. Desse modo, ele é um cachorrinho muito apegado ao seu tutor e gosta muito de passar muito tempo ao lado dele.

Sabe aquele cachorro que te segue pela casa toda? Ele é exatamente assim, buscando atenção e afeto. Sendo assim, ele poderá se sensível a mudanças no ambiente ou à ausência prolongada dos humanos.

Além disso, ele é um cachorrinho cheio de energia; por isso, amam brincar e passear, geralmente são curiosos e gostam muito de explorar o ambiente ao seu redor.

No quesito treinamento, ele poderá aprender truques e comandos rapidamente, mas poderá ser um pouco teimoso, o que exigirá constância. Em relação à socialização, geralmente eles se dão bem com outros animais de estimação, mas poderão ser um pouco reservados com pessoas estranhas.

Cuidados com a raça

Pelagem: Como a pelagem dessa raça é macia e sedosa, sempre a escove diariamente para evitar emaranhados e remover pelos soltos.

Visitas ao veterinário: Não espere o cachorro Morkie ficar doente para levá-lo ao veterinário. Portanto, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientações ao veterinário quanto à alimentação balanceada, limpeza dos olhos, orelhas e dentes, frequência do banho e corte das unhas.

Exercícios regulares: Como é uma raça cheia de energia, precisará de exercícios regulares. Brincadeiras no quintal ou passeios poderão ser ótimas opções.

Ambiente seguro: O Morkie é um cachorro que poderá gostar de explorar o ambiente ao seu redor. Por isso, sempre forneça um ambiente que seja seguro e livre de objetos que podem ser perigosos para eles.

Curiosidades sobre o Morkie

Raça “Designer”: O Morkie faz parte de raças de cães designers, ou seja, cachorros híbridos criados a partir de duas raças. E a popularidade desses cães aumentou nas últimas décadas, visando combinar as melhores características de duas raças.

Variação de aparência: Ele poderá ser mais parecido com o Maltês ou com o Yorkshire. E faz com que ele apresente várias características físicas dependendo de ninhada.

Quanto tempo vive um Morkie?

O Morkie poderá viver até 15 anos, mas se ele tiver os cuidados necessários, como visitas regulares ao veterinário, alimentação balanceada, ambiente seguro para viver, exercícios regulares, dentre outros, ele poderá superar essa expectativa.

VEJA TAMBÉM: Shorkie: saiba tudo sobre essa raça encantadora

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.