Molosso: veja tudo que você deveria saber desse grupo de cães

molosso cachorro
Boxer é um exemplo de cachorro molosso. Reprodução: Pixabay

O cachorro molosso é um grupo de cachorros que compartilham características principais como, ser de porte grande, musculoso e terem habilidade para serem cães de guarda ou para o trabalho. Essa definição é muito antiga e remonta a Grécia Antiga,

No artigo do blog Cantinho dos Animais iremos trazer a definição de molosso, as características físicas principais e algumas raças que podem fazer parte desse grupo.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

O que é o cachorro molosso?

Quando dizemos que um cachorro pertence ao grupo do molosso, na verdade estamos falando de cães que pertencem ao grupo dos cachorros cães de guarda e de trabalho. E, talvez muitos estejam se perguntando, mas porque esses cães são denominados molossos?

Essa denominação se deve ao fato que na Grécia Antiga, uma tribo chamada de Molosso, tinha cachorros que eram conhecidos por terem características físicas semelhantes, como, corpo musculoso, ser de porte grande e terem tendência para serem protetores e leais.

Sendo assim, eles são famosos principalmente por terem habilidades de proteção e disposição para o trabalho. Dessa maneira, são muito utilizados como cães de guarda e para o trabalho.

Entretanto, eles também podem ser cachorros de companhia para as famílias. Mas, alguns deles precisam ser treinados.

Principais características físicas do cachorro molosso

Como mencionamos acima, para o cachorro ser considerado molosso, eles precisam ter o corpo musculoso e tendência para ser cães de guarda ou trabalho. Existem mais características físicas que são comuns para os cachorros molossos, veja abaixo as principais:

Porte grande: todos os cachorros molossos são de porte grande. Inclusive, alguns deles podem ter o tamanho gigante como o caso do Dogue Alemão. Também, além de serem grandes, eles tem tendência a serem pesados e ter o corpo com muitos músculos.

Cabeça larga: Uma das características que mais diferem os cachorros molossos aos demais, é eles possuírem a cabeça larga e muitas vezes as mandíbulas desses cachorros tendem a ser muito poderosa.

Pele solta: Muito desses cachorros podem ter pele solta ao redor do rosto e do pescoço.

Focinho curto: Alguns representantes dessa raça podem ter o focinho curto, o que pode fazer com que eles tenham problemas respiratórios.

Patas grandes: Como eles são de porte grande, as patas têm que ser grandes para sustentar o corpo grande e musculoso.

Essas são algumas das características físicas dos cachorros representantes desse grupo, mas existem outras como, por exemplo, orelhas caídas, cauda musculosa e pelagem curta.

Exemplos de raças de cachorro molosso

Para ser considerado molosso, é necessário que seja de porte grande e tenha disposição para ser cão de guarda e de trabalho. Veja abaixo um breve resumo das principais raças de cachorros molossos;

Mastiff Inglês

O Mastiff Inglês é uma das raças mais antigas de cachorros em que se tem registro no mundo. São grandes, leais e gostam muito de passar o tempo na companhia de seus tutores.

Dogue Alemão

O Dogue Alemão é um dos maiores cachorros do mundo, e por onde passa chama atenção por essa característica. Entretanto, apesar do seu tamanho são muito calmos e pacientes.

Rottweiler

O Rottweiler é um dos cães de guarda mais populares no Brasil. São muito leais e muito corajosos, no entanto, precisam ser treinados e socializados.

São Bernardo

O São Bernardo é muito popular como sendo um cachorro de resgate de montanha. Além disso, é muito dócil, amigável e gentil. Como os outros mencionados, podem ser gigantes.

Dogue de Bordeaux: um ótimo representante do cachorro molosso

Esse cachorro molosso pode ser um excelente cão de guarda. Entretanto, também são cachorros que podem ser um companheiro leal para sua família.

Boxer

O Boxer é um cachorro que possui o corpo com muitos músculos. Eles possuem a personalidade dócil e também podem ser bons companheiros para os seus tutores.

Bulldog Inglês

Os Bulldogs Inglês eles possuem o corpo compacto e com muitos músculos, podem ser bons companheiros, pois são muito dóceis.

Cabe ressaltar que existem várias outras raças que podem se encaixar no grupo dos cachorros molossos. Confira nesse texto, mais curiosidades sobre elas.

Se você gostou de saber mais sobre os cães molossos, continue acompanhando o nosso blog que trazemos dicas diárias sobre os animais. Também siga nossa página no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.