Mau Egípcio: saiba tudo sobre essa raça encantadora

mau egipcio
Mau Egípcio

O gato Mau Egípcio é considerado uma das raças de gato mais antigas do mundo. Ele é descendente dos primeiros gatos domesticados no Egito e encanta várias pessoas ao redor do mundo.

Ele é esperto, afetuoso e cheio de energia. Além disso, é a única raça de gato naturalmente malhada. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos apresentar diversas informações sobre o gato Mau Egípcio.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça! Confira!

Origem da raça

O Gato Mau Egípcio é descendente dos gatos domesticados no Egito há mais de 3000 anos. Sendo que esses gatos eram altamente valorizados e apareciam em pinturas, esculturas e hieróglifos.

O seu nome “Mau” vem da palavra egípcia antiga para “gato”. Essa raça quase desapareceu com o tempo, mas foi revitalizada no século XX, após a princesa russa Nathalie Troubetskoy resgatar e levar exemplares da raça do Egito para a Europa e depois para os Estados Unidos na década de 1950. A partir desse momento, começou um trabalho de padronização dessa raça.

Características físicas do gato Mau Egípcio

Em relação às características físicas, o gato Mau Egípcio possui a aparência encantadora. Sendo assim, ele é um gato de porte médio, ou seja, os machos poderão pesar até 6 quilos e medir até 30 centímetros na cernelha, enquanto as fêmeas poderão pesar até 4 quilos e medir até 28 centímetros na cernelha.

O corpo dele é musculoso e ágil e a cabeça é levemente triangular. Os olhos dele são verdes e grandes e as orelhas são médias e ligeiramente pontudas. As pernas e a cauda são longas.

No quesito pelagem, ela é curta, macia e sedosa. O padrão de pelagem é o malhado e as cores mais comuns são prata, bronze, smoke (acinzentado), preto e azul (raro). E as manchas presentes poderão ser únicas para cada gatinho, funcionando como uma impressão digital.

A expectativa de vida poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns indivíduos poderão viver até mais.

Personalidade do gato Mau Egípcio

A personalidade do gato Mau Egípcio combina carinho, afetuosidade e independência. Sendo assim, ele é afetuoso, leal e adora passar bastante tempo ao lado dos seus tutores. Ele poderá se adaptar à rotina dos seus donos.

Ele é um gatinho cheio de energia e extremamente ágil e rápido. Dessa maneira, o gato Mau Egípcio adora correr, escalar e explorar.

Com seus humanos de confiança, ele é incrivelmente afetuoso. Ele gosta de estar por perto, acompanha pela casa e costuma “responder” aos chamados com miados suaves. No entanto, pode ser reservado com visitas ou pessoas desconhecidas, desse modo, ele gosta de escolher com quem se vincula.

Ademais, mudanças na rotina, ruídos altos ou longas ausências podem deixá-lo estressado. Ele se adapta melhor a ambientes estáveis, com rotina previsível e muito afeto.

Ele é um gatinho muito territorial, mas se for socializado desde cedo, o Mau Egípcio pode conviver bem com outros gatos e até com cães.

Cuidados com a raça

O gato Mau Egípcio precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos uma vez por semana para remover pelos soltos.

Como ele é um gato cheio de energia, precisará de brinquedos e brincadeiras interativas. Desse modo, arranhadores, bolinhas e túneis poderão ser ótimas opções. Além disso, o tutor deverá brincar diariamente para evitar o tédio e comportamentos destrutivos.

Não espere o seu gatinho ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações sobre alimentação balanceada, vacinas, limpeza das orelhas, cuidados com os dentes, dentre outros.

Ademais, certifique-se de que o ambiente em que eles vivem seja seguro para eles, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a eles. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Qual é o preço do gato Mau Egípcio?

O preço de um gato Mau Egípcio poderá ser de até 12 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar segundo a sua localização geográfica e se o gato é macho ou fêmea.

Antes de adquirir um gato dessa raça, faça uma visita ao gatil para verificar o modo como os animais são tratados. Além disso, considere a adoção de um gato sem raça definida parecido com o gato Mau Egípcio, que você poderá encontrar em ONGs e grupos dedicados aos gatos em redes sociais. Adote!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.