O Mastim Tibetano é uma das raças mais impressionantes do mundo, tanto pela sua aparência e história. Como o próprio nome já diz, ele teve origem no Tibete, na China, e ele foi criado para ser guardião de mosteiros, sendo muito valorizado pela sua lealdade e inteligência.
Ele é conhecido por ser muito raro, e isso faz com que ele seja considerado o cachorro mais caro do mundo. O seu porte robusto exige que ele seja criado em um espaço adequado para que ele se desenvolva plenamente.
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o Mastim Tibetano. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
O Mastim Tibetano é um cachorro que possui uma história milenar e possui a sua origem ligada às montanhas do Himalaia e no Tibete.
Acredita-se que a raça tenha surgido a mais de 2000 anos e desempenhava o papel de cão de guarda em mosteiros, também tinha como função a proteção de rebanhos.
Por séculos a raça ficou isolada no Tibete, em que cada aldeia ou região tinha os seus próprios Mastins, que poderiam apresentar pequenas variações.
Em meados do século XIX, essa raça foi levada para Europa por britânicos. Desde então, ele é admirado mundialmente pela sua aparência majestosa e lealdade.
Características físicas do Mastim Tibetano
Em relação às características físicas, o Mastim Tibetano é uma raça imponente. Ele é um cachorro de porte grande, ou seja, poderá pesar até 70 quilos e medir até 66 centímetros na cernelha.
A cabeça é grande, os olhos marrom de tamanho médio, orelhas triangulares e o focinho largo.
A pelagem é dupla, espessa e longa, especialmente ao redor do pescoço, formando uma “juba”. As cores poderão ser preto, preto com marcas douradas, dourado, castanho-avermelhado, azul (acinzentado) e tons de fulvo.
A expectativa de vida poderá ser de até 14 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários ele poderá viver bem mais.
Personalidade do Mastim Tibetano
O Mastim Tibetano é conhecido pela sua personalidade única e reflete sua origem, sendo naturalmente protetores, atentos e reservados com estranhos.
Sendo assim, ele poderá ser desconfiado com pessoas estranhas e geralmente fica sempre alerta e vigilante, dessa maneira, é um excelente cão de guarda. Também, poderá ser reservado com outros cachorros e animais.
Essa raça poderá ser muito leal aos seus tutores e poderá ser carinhoso e protetor. No entanto, poderá ser independente e gostar ter o seu próprio espaço. É um cachorro calmo e tranquilo, ou seja, não é muito ativo, mas que precisa de exercício físico e mental para evitar o tédio.
No quesito treinamento, apesar de ser muito inteligente, ele poderá ser um pouco teimoso, o que faz com que o melhor método de treinamento seja o de reforço positivo. Em relação à socialização, é necessário socializar um cachorro dessa raça desde filhote.
Por fim, pelo seu tamanho e comportamento territorial, ele se adapta melhor em ambientes amplos, como casas com quintal cercado.
Cuidados com a raça
Cuidar de um Mastim Tibetano poderá exigir muita atenção. Dessa maneira, como a pelagem dessa raça é densa, ela precisa de escovação pelo menos 3 vezes na semana para remover os pelos soltos e evitar nós.
Apesar do seu tamanho, ele não necessita de muito exercício físico. Dessa forma, caminhadas e brincadeiras interativas no quintal poderão ser suficientes. Ele necessita de ser socializado desde filhote.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também, peça orientações sobre alimentação balanceada, limpeza das orelhas e dentes, vacinas, cortes das unhas, dentre outros muito importantes.
Certifique que a sua casa seja segura, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.
Curiosidades sobre a raça
- Raça antiga: O Mastim Tibetano é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, com registros que remontam mais de 2000 anos.
- Juba de leão: A pelagem ao redor do seu pescoço forma uma juba, o que faz parecer um leão.
- Peso: Alguns cachorros dessa raça poderão pesar até 90 quilos, o que faz dele uma das raças de cachorros mais pesadas do mundo.
- Preço exorbitante: Um cachorro da raça Mastim Tibetano já foi vendido por mais de 2 milhões de dólares, ornando-o um dos cães mais caros da história. A alta demanda e o status de símbolo de riqueza impulsionaram esse valor.
Qual o valor do Mastim Tibetano?
O valor de um Mastim Tibetano poderá ser de até 2 milhões de dólares. Esse valor exorbitante se deve ao status e simbolo de riqueza da raça.
No entanto, no Brasil, o valor de um filhote dessa raça poderá ser de até 25 mil. E esse valor poderá variar conforme a linhagem do animal, se é macho ou fêmea, dentre outros fatores.
Além disso, não é comum encontrar essa raça no Brasil devido ao clima. Também, considere a adoção de um cachorro sem raça definida, você poderá encontrar em ONGs e abrigos de animais.
Como é o filhote de Mastim Tibetano?
Os filhotes de Mastim Tibetano são adoráveis. Ao nascer, eles são pequenos, mas robustos em comparação com filhotes de raças menores. Nos primeiros meses, no entanto, apesar de terem o crescimento inicial acelerado, eles levam de 2 a 3 anos para atingir o crescimento completo.
Também, eles são brincalhões, curiosos e gostam de explorar o ambiente ao seu redor. Desde pequenos, podem exibir uma certa independência e exibir o comportamento protetor. Dessa maneira, eles precisam ser socializados e treinados.