O Maltês é uma das raças mais antigas que se tem conhecimento. Com sua personalidade dócil e apegada aos tutores, eles encantam várias pessoas ao redor do mundo, até mesmo a realeza.
Sendo assim, sua afetuosidade e seu modo alegre fazem dele um ótimo companheiro para as famílias. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o Maltês como, personalidade, origem, cuidados e algumas curiosidades.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem do Maltês
Embora que o nome sugere que ele tenha tido origem na região da ilha de Malta, na Itália, suas raízes ainda são incertas e controvérsias. O que se tem certeza é que essa é uma das raças mais antigas de cachorro.
Mesmo que alguns historiadores e especialistas em cães afirmam que o Maltês pode ter tido origem no Egito, a hipótese mais aceita é que ele seja descendente de cães de companhia do Mediterrâneo na ilha de Malta.
Inicialmente, a raça era usada como moeda de troca em portos, por isso eles migraram para outras regiões da Europa. Também, ele era altamente valorizado entre membros da nobreza, assim, foi retratado em artefatos e pinturas desde a antiguidade. Na atualidade, é uma das raças de cachorro de companhia mais comuns no Brasil, e isso se deve ao fato que seu temperamento é afetuoso e alerta.
Características Físicas do Maltês
Em relação às características físicas o Maltês é impossível não se encantar com a sua pelagem exuberante. Desse modo, ela é longa, lisa e sedosa, e pode ser da cor branca ou creme.
Ele possui a cabeça arredondada e com o focinho médio. E seus olhos são grandes e escuros, em relação às orelhas elas são longas. Quanto ao tamanho e o peso, ele pode medir entre 20 a 25 centímetros de altura e pesar 3 a 4 quilogramas. Em condições de cuidados adequados, eles podem viver entre 12 e 15 anos, e alguns até mais.
Personalidade do Maltês: afetuoso e muito apegado ao tutor
Quanto a personalidade o Maltês é conhecido por ser muito dócil e afetuoso. Assim, sabe aquele cachorro que é muito carinhoso e ama estar perto de sua família? Ele é exatamente assim. Essa raça possui necessidade grande de atenção e de companhia dos seus tutores. Seja recebendo você na porta com pulos de alegria ou aconchegando-se ao seu lado no sofá, a afetuosidade do maltês é verdadeiramente notável.
E, mesmo que o seu tamanho seja pequeno, eles podem se manter alertas e vigilantes. Sendo assim, eles tendem a latir para pessoas estranhas ou a qualquer coisa que saia do comum no seu ambiente. Além disso, por conta do seu tamanho, tendem a se adaptar a diversos ambientes, desde casas maiores e apartamentos pequenos.
Em geral, eles tendem a se dar muito bem com crianças e outros animais de estimação, pois são muito amigáveis e dóceis. Em relação ao treinamento, mesmo que o Maltês seja muito inteligente, ele poderá ser muito teimoso. É uma raça que ama brincar e adora se divertir, dessa maneira, sempre reserve um tempinho para brincar com ele.
Cuidados principais com a raça
Vejam abaixo quais são os cuidados essenciais com o Maltês:
Devido ao pelo longo e sedoso, essa raça precisa de escovação regular para evitar que os pelos se emaranhem e formem nós. Além disso, deve-se levá-lo ao veterinário para cortar as unhas e limpar as orelhas.
Apesar de ser pequeno, ele precisa de exercício para se manter equilibrado, pois é um cachorro que ama brincar. Assim, brincadeiras no quintal e até mesmo passeios diários podem ser ótimas opções.
Mesmo que ele se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação, é recomendado que socialize o seu Maltês desde filhote.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sempre leve ele para fazer consultas e exames regulares, e também tirar dúvidas em relação aos cuidados específicos para o seu cachorro, como a frequência de banhos e tosas, e também qual a ração mais indicada para ele.
Curiosidades da raça
Algumas curiosidades do Maltês incluem:
- Raça Antiga: O Maltês é uma das raças de cachorros mais antigas conhecidas. Inclusive, existem registros históricos que remontam a pelo menos 2.800 anos atrás.
- Populares na Nobreza Européia: Essa raça era cachorro de companhia da realeza e nobreza européia, incluindo a rainha Elizabeth I da Inglaterra, a rainha Victoria e a rainha Maria Antonieta da França. Também, eram muito populares entre os Egípcios.
Fotos do cachorro Maltês
Qual o preço do Maltês?
O preço de um Maltês poderá ser de até 5 mil reais. Entretanto, valor poderá variar sendo que as fêmeas são mais caras que os machos.
O que saber antes de ter um Maltês?
Antes de ter um Maltês é importante que você saiba que deverá saber de alguns aspectos, alguns deles incluem, ter tempo suficiente para fornecer atenção a ele, pois gostam muito de atenção e o carinho da sua família. Também, terá que cuidar da pelagem dele, incluindo a escovação diária. Além disso, saiba que assim como os outros cachorros, terá que levá-lo regularmente ao veterinário.
Qual é a expectativa de vida do Maltês?
Se tiverem os cuidados necessários um Maltês poderá viver até 15 anos ou até mesmo mais.
Se você gostou de saber mais sobre o Maltês continue acompanhando o nosso blog que trazemos dicas diárias sobre os animais. Curta a nossa página no Facebook.