Leão da Rodésia: saiba tudo sobre o Rhodesian Ridgeback

Leão da Rodésia
Leão da Rodésia (Reprodução: Pixabay)

O Leão da Rodésia, conhecido oficialmente como Rhodesian Ridgeback, é uma raça que teve origem no sul da África. É um cachorro majestoso, cheio de história e muito elegante.

A sua personalidade leal e protetora faz dele um companheiro fiel e inseparável. Além de ser muito afetuoso, ele se tornou muito admirado por aqueles que desejam um cão ativo e inteligente.

Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o cachorro Leão da Rodésia. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura desse texto. Confira!

Origem do Rhodesian Ridgeback

O cachorro Leão da Rodésia é um cachorro que teve origem na África do Sul e na antiga Rodésia (atualmente Zimbábue). A história desse cachorro remonta ao século XVII, quando colonizadores europeus trouxeram os seus cachorros e misturaram com cachorros nativos africanos.

O resultado foi um cachorro que tinha uma característica distintiva, sendo uma faixa de pelo que cresce na direção oposta ao restante do corpo. A raça foi oficialmente padronizada em 1920 com o nome de Rhodesian Ridgeback.

Desde então, essa raça ganhou popularidade em outras partes do mundo como cachorro de companhia e por ser uma raça versátil.

Características físicas do Leão da Rodésia

Em relação às características físicas, o Leão da Rodésia é um cachorro de porte atlético conhecido principalmente pela sua elegância. Desse modo, ele é um cachorro de porte grande, ou seja, poderá medir até 66 centímetros e pesar até 41 quilos.

O seu corpo é imponente, a sua cabeça possui a forma ligeiramente longa, os seus olhos são médios e de cor âmbar e as suas orelhas são triangulares e de tamanho médio.

No quesito pelagem, ela é curta, densa e lisa. E as cores poderão variar de bege a avermelhado. Sendo que a marca registrada dessa raça é uma faixa de pelos na coluna que cresce na direção oposta ao restante do corpo.

A expectativa de vida dessa raça poderá ser de até 12 anos, no entanto, se ele tiver os cuidados necessários, ele poderá viver bem mais.

Personalidade do Leão da Rodésia

A personalidade do cachorro Leão da Rodésia é marcada por uma combinação de coragem e independência. Desse modo, ele é aquele cachorro confiante e destemido, o que faz dele um ótimo cachorro de proteção.

Além disso, ele é muito dedicado à sua família e gosta de passar muito tempo ao lado dos seus tutores. No entanto, devido ao seu instinto protetor, ele poderá ser reservado com pessoas estranhas. Assim, ele deverá ser socializado desde filhote.

Ele é um cachorro que possui muita energia. Dessa forma, precisa de exercício regular para manter o temperamento equilibrado. Caminhadas, brincadeiras no quintal poderão ser ótimas opções. Sem atividade física e mental, ele poderá desenvolver comportamentos destrutivos.

Em relação ao treinamento, ele é um cachorro muito inteligente, por isso poderá aprender truques e comandos rapidamente. Entretanto, por ser um pouco teimoso e independente, poderá exigir um pouco mais de constância, o método de reforço positivo poderá ser ideal para ele.

Cuidados com a raça

O cachorro Leão da Rodésia poderá exigir alguns cuidados. Dessa maneira, em relação à pelagem, como ele possui pelos curtos, poderá ser mais fácil de cuidar. Escove os pelos dele pelo menos uma vez na semana para remover os pelos soltos e manter o brilho da pelagem.

Como ele é um cachorro que possui bastante exercício físico, ele precisará de exercícios regulares. Caminhadas e brincadeiras no quintal poderão ser ótimas opções para ele.

Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações sobre alimentação balanceada, higiene das orelhas e dentes, corte das unhas, vacinas, dentre outros muito importantes.

Por fim, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Ademais, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.

Curiosidades sobre a raça

  • Crista dorsal: é uma famosa faixa de pelo que cresce na direção oposta ao corpo. Ela poderá ser encontrada em apenas três raças no mundo, sendo o Leão da Rodésia mais conhecido.
  • Não é vocal: O cachorro Rhodesian Ridgeback não é conhecido por ser barulhento. Sendo que ele tenderá a latir somente quando necessário.
  • Adora correr: Como é uma raça que possui muita energia, ele poderá amar correr. Ele poderá ser uma ótima companhia para tutores que gostam de praticar corrida.

Qual o preço do Leão da Rodésia?

O preço de um cachorro Leão da Rodésia poderá ser de até 17 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se o animal é macho ou fêmea e conforme a sua linhagem.

Além disso, antes de adquirir um animal dessa raça, faça uma pesquisa sobre o canil e verifique o modo como eles tratam os animais que vivem nesse local. Também, considere a adoção de um cachorro dessa raça ou sem raça definida, você poderá encontrar em ONGs de animais e grupos de cachorros em redes sociais.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.