7 curiosidades que todos deveriam saber sobre os hamsters

Hamsters: Sete curiosidades sobre esses animais. Reprodução: Pixabay

Os hamsters é um dos animais mais doces e amáveis do mundo. Dessa forma, os mesmos são muito populares como animais de estimação no mundo todo. São animais muito inteligentes e que possuem hábitos noturnos.

Não se sabe ao certo onde que esse animal surgiu, pois existem várias espécies dos mesmos. Nesse texto iremos citar curiosidades incríveis sobre os hamsters e tudo que você precisa saber antes de adotar um animal dessa espécie.

Qual a origem dos hamsters?

Como mencionamos acima, não existe um local certo em que os eles surgiram, entretanto, foram encontradas espécies diferentes em muitas regiões, como, Síria, Turquia, Rússia e China. Sendo assim, eles são originários de regiões desérticas.

Esses animais, foram domesticados como animais de estimação somente no século XX. No entanto, atualmente eles são amplamente populares no mundo todo, inclusive no Brasil.

Características físicas do hamsters

As principais características físicas de um hamster pode incluir:

  • Cores: Pode variar de acordo com a espécie
  • Pelagem: Pode variar entre uniforme e mista
  • Tamanho: Pode variar entre 4 a 16 centímetros
  • Peso: 80 gr a 200 gr
  • Expectativa de vida: 4 a 6 anos

Como vocês podem ter percebido, como existem diferentes espécies desses animais em várias regiões, muitas características entre eles podem se diferir. Como, por exemplo, algumas espécies podem ter a pelagem mais comprida e densa, entretanto, outras podem possuir pelagem uniforme, dentre outras características.

Curiosidades sobre os hamsters

As principais curiosidades dos hamsters são:

1-Existem em variadas espécies

Embora eles possam ser iguais a olho nu, existem mais de 20 espécies diferentes desses animais. Atualmente, as espécies mais populares como animais de estimação são russo e chinês.

Dessa maneira, cada espécie tem a sua particularidade, e você como tutor deverá saber qual a espécie do seu hamster para saber como cuidar do mesmo da melhor forma possível.

2-Se estressam facilmente

Assim como os porquinhos da índia, os eles são presas fáceis para predadores na natureza. Desse modo, eles se mantêm sempre em alerta a todo instante.

Em consequência disso, eles são muito mais propensos a se estressarem facilmente. É importante que tutores forneçam um ambiente tranquilo, confortável e seguro.

Além disso, eles podem ficar estressados se não se exercitarem, se a higiene da gaiola estiver precária e se não tiver estímulo mental.

3-Hamsters possuem expectativa de vida curta

Mesmo que o tempo de vida de um hamster dependa dos cuidados e do ambiente o qual ele vive, as expectativas de vida do mesmo é bem curta. Em geral, estima-se que eles podem viver entre dois a quatro anos, entretanto dependendo dos cuidados podem atingir até seis anos de idade.

4-Seus dentes nunca param de crescer

Eles são animais roedores. E, assim como os outros animais, os dentes deles nunca param de crescer. Assim, eles precisam usá-los constantemente para mantê-los em um tamanho ideal e simétrico.

5-Possuem hábitos noturnos

Embora isso possa variar por causa das variadas espécies, a maioria deles possuem hábitos noturnos. Por isso, não é estranho observar que eles permanecem mais ativos ao entardecer, à noite ou pela manhã. Portanto, evite incomodá-lo durante o dia enquanto estão dormindo.

6-Eles adoram explorar

São animais especialmente curiosos e adoram explorar o ambiente em que vivem. Os mesmos usam especialmente o bigode para detectar diferentes cheiros e elementos que introduzimos no espaço deles.

Além disso, eles amam cavar buracos na natureza. Assim, você deve ter túneis e ninhos para enriquecer o ambiente em que eles vivem.

7-Hamsters são muito inteligentes

Assim como os outros roedores, são animais muito inteligentes. Dessa maneira, além de ter sentidos bem desenvolvidos como olfato e audição que são extremamente importantes para a comunicação, os mesmos conseguem aprender truques de uma maneira muito simples.

Como se preparar para receber um hamster em casa?

Caso você esteja pensando em adotar um animal dessa espécie, a primeira coisa que você terá que arrumar é uma gaiola. Dessa maneira, deverá que certificar que a mesma seja espaçosa e confortável, para ter espaço o suficiente para os outros acessórios, como, por exemplo, comedouros, bebedouros, e brinquedos.

Ademais, é necessário providenciar acessórios essenciais como, camas, comedouros, bebedouros. Além disso, é necessário ter muitos brinquedos para que tenha enriquecimento ambiental e para manter eles ocupados, objetos, como, tubos, rodas e escadas.

Qual o temperamento do hamster?

O temperamento desses animais pode variar bastante de acordo com a espécie. Entretanto, em geral, eles preferem ficarem sozinhos, não gostam de muito carinho, e são bastante curiosos que gostam de explorar tudo que está ao seu redor.

Ademais, eles não gostam de interagirem com pessoas estranhas e de mudanças na rotina na casa em que eles vivem.

Quais as vantagens de ter um hamster?

Esse é um dos animais de estimação que são mais fáceis de cuidar, já que eles não gostam de muita atenção. Além do mais, o custo de manutenção deles podem ser relativamente menor, pois eles não precisam de muitos acessórios.

Mesmo que eles não gostam de muito carinho, eles podem fazer companhia aos seus donos. Também, podem se dar muito bem com crianças.

Quais as desvantagens de ter um hamster?

Se você possui outros animais em casa, ter um hamster não pode ser a melhor opção. Isso ocorre, uma vez que eles não convivem bem com outros animais nem mesmo com outros hamsters. Inclusive, eles costumam fazer muita sujeira no espaço em que eles vivem.

Caso você não goste de barulho, saiba que eles podem fazer muito barulho enquanto brincam, o que poderá incomodar um pouco.

Considerações Finais

Os hamsters são animais fantásticos que possuem muitas curiosidades interessantes. Se você está com a intenção de adotar esse animal, saiba que os mesmos são muito inteligentes, e determinadas atitudes podem deixá-los muito estressados.

Ademais, eles são muito inteligentes e adoram explorar o ambiente em que vivem. Além disso, possuem variadas espécies em que cada uma tende a necessitar de determinados cuidados. Não gostam de carinho e amam ficar sozinhos.

Podem ser muito fácil de cuidar de um animal dessa espécie e não toleram a presença de outros animais, como, cachorro e gato, e também de outros hamsters.

LEIA MAIS

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.