
O Griffon Belga é um companheiro leal, sensível, inteligente e muito afetuoso. Ele teve origem na Bélgica e é descendente direto dos cães de estábulo que caçavam ratos, mas, por conta da sua expressividade cativante e charme, se tornou cachorro de companhia da realeza europeia.
Ele é afetivo, divertido e cheio de atitude. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer diversas informações sobre o cachorro Griffon Belga.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça. Confira!
Origem da raça
O cachorro Griffon Belga teve origem na Bélgica. Ele é descendente de um cachorro pequeno que era usado para controlar pragas, chamado de “Smousje”.
Sendo que ele é resultado da mistura do cachorro Smousje com outras raças como Pug e King Charles Spaniel. Esse cachorro ganhou prestígio dentro e fora da Bélgica no século XIX, em que a Rainha Maria Henriqueta se encantou pela raça e começou a promovê-la. O Griffon Belga foi reconhecido oficialmente no século XX.
Características físicas do Griffon Belga
Em relação às características físicas, o Griffon Belga possui a aparência marcante. Ele é um cachorro de porte pequeno, ou seja, poderá pesar até 6 quilos e medir até 20 centímetros.
O corpo dele é compacto, a cabeça é grande em proporção ao corpo e o focinho é curto. Os olhos são grandes, redondos e de cor preta, e as orelhas são pequenas. No quesito pelagem, ela é dura, áspera e ligeiramente ondulada. As cores aceitas são somente preto ou preto com marcas fogo (preto e castanho).
A expectativa de vida do Griffon Belga poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Personalidade do Griffon Belga
A personalidade do Griffon Belga é marcada por carisma e afetuosidade. Sendo assim, ele é o tipo de cachorro que te segue pela casa inteira só para ter certeza de que você não vai desaparecer. Ele é extremamente afetuoso e apegado à sua família, adorando colo e atenção dos seus tutores.
Além de carinhoso, ele poderá ser muito inteligente, dessa maneira, poderá aprender truques e comandos com facilidade, embora seja um pouco teimoso. Referente a socialização, ele precisará ser socializado desde pequeno para conviver bem com outros cães e pessoas desconhecidas.
Também, ele está sempre em alerta e não hesita em latir para anunciar quando algo sai da normalidade. E, como é muito apegado aos seus tutores, caso seja deixado sozinho por muito tempo, poderá desenvolver comportamentos destrutivos.
Cuidados com a raça
O Griffon Belga precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Sendo assim, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos três vezes por semana para remover pelos soltos. A frequência dos banhos deverá ser determinada pelo veterinário.
Como ele não é um cachorro hiperativo, caminhadas curtas, momentos de brincadeiras com o tutor e brinquedos interativos poderão ser suficientes para mantê-lo entretido.
Não espere o seu cachorro ficar doente para levá-lo ao veterinário, sendo assim, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações sobre alimentação balanceada, vacinas, limpeza das orelhas e dos olhos, higiene dos dentes, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente e dos pertences dele, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.