Golden Retriever: saiba tudo desse cachorro dócil e encantador

Golden Retriever
Golden Retriever: Saiba tudo sobre essa raça de cachorro. Reprodução: Pixabay

Cães da raça golden retriever são muito simpáticos e encantadores. E, um dos principais traços de sua personalidade é a alegria e a lealdade com os seus tutores. São de origem escocesa, e também são personagens principais na vida de várias pessoas. Com os seus pelos dourados, eles encantam e levam alegria para diversos lares em todo o mundo.

Inicialmente foram criados para ser companhia no campo, no entanto, ficaram mais conhecidos quando foram para a América do Norte. No texto de hoje iremos citar características, principais curiosidades, vantagens, desvantagens e o temperamento desses cães.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Características físicas gerais do Golden Retriever

No quesito personalidade, o Golden Retriever é um cachorro de porte grande. Dessa maneira, ele poderá medir de 56 a 61 centímetros na cernelha e pesar de 25 a 30 quilos.

E, em relação a pelagem, ela é densa,sedosa, longa, impermeável e a cor é dourada. A cabeça é larga, o focinho reto, olhos médios e o corpo atlético. A expectativa de vida é de 12 anos, entretanto se tiverem os cuidados necessários poderá viver até mais.

Origem do Golden Retriever

Esse cachorro é extremamente dócil e gosta muito de brincar, mas que também possui muita disposição e energia para o trabalho. Os goldens retrievers surgiram na Escócia no final do século XIX por um lorde, cujo objetivo era desenvolver um cão de caça ideal.

Esse lorde era um grande estudioso da raça que fez vários escritos com detalhes de cada linhagem dessa raça. Na década de 1930, esses cachorros foram enviados para os Estados Unidos e Canadá, onde eles ficaram ainda mais populares entre as pessoas. Diante desses fatos, desde eles conquistam várias pessoas no mundo todo.

Qual o temperamento do Golden Retriever?

É um cachorro que é extremamente dócil e que não gosta, de passar longos períodos sozinhos. A personalidade dos mesmos é extremamente calma e tranquila, além disso, eles latem pouco.

Eles são cães muito inteligentes no quesito adestramento, pois conseguem aprender várias coisas rapidamente e são muito obedientes aos seus tutores.

Entretanto, precisam ser motivados, pois mostraram que estão entediados e também eles não gostam de se movimentar.

Quais as vantagens de ter um golden retriever?

Se você quer um cão que ama fazer carinho e demonstrar afeto, com certeza esse cão é ideal para adotar. Além de ter a personalidade equilibrada, eles também se dão bem com outros animais, adoram crianças e são muito pacientes.

Ademais, outra vantagem de adotar um cão dessa raça, é que eles podem viver tranquilamente em apartamentos e são muito adaptáveis em qualquer tipo de ambiente. Dessa maneira, podem viver em longos ou curtos espaços.

Quais as desvantagens de ter um golden retriever?

Antes de adotar um cachorro dessa raça é necessário que você saiba que por terem o temperamento muito dócil, eles necessitam de muito carinho e atenção.

Dessa foma, caso você fique muito tempo fora de casa, ter um golden retriever não pode ser uma boa opção. Também, por terem uma pelagem longa, podem soltar muitos pelos.

Além disso, se a sua personalidade for de uma pessoa que se um importa com muita organização, é considerar em não ter cães dessa raça. Isso ocorre, uma vez que eles são extremamente extrovertidos e amam uma bagunça.

Pode ter certeza que sendo um espaço grande um pequeno irá ter um pote de ração fora do lugar e muitos brinquedos espalhados pela casa.

Curiosidades do Golden Retriever

As principais curiosidades do Golden Retriver são:

1-Adoram crianças

O golden retriever é um cachorro ótimo para quem tem crianças em casa. Isso se deve ao fato de que são pacientes e amam brincar. Entretanto, nunca os deixem sozinhos com crianças: ele é um cachorro grande e qualquer movimento mais brusco pode machucar as crianças.

Além disso, essa raça de cachorro tende a latir se for estimulada, mas não com muita frequência. Dessa forma, ele late somente quando quer brincar e por algo desconhecido, algo que muitas vezes é desnecessário.

2-Não gostam de se movimentar

Os tutores dessa raça devem usar o enriquecimento ambiental para que esses cachorros possam se exercitar. Caso contrario, eles podem ficar muitas horas dormindo e sem gastar energia e se movimentar.

3-Possuem bastante energia

Apesar desses cachorros não gostarem de se movimentarem, eles possuem bastante energia. Dessa forma, o tutor deverá levar ele para passear todos os dias. Também não se deve esquecer-se de exercitar mentalmente através do enriquecimento ambiental e do adestramento positivo.

4-Golden Retrievers amam brincar

O brinquedo predileto da raça golden retriever são as bolinhas. Isso ocorre, uma vez que a brincadeira que eles mais gostam é buscar bolinhas e os tutores podem ensinar eles a devolverem.

Além disso, devido ao instinto de recuperar objetos, fazem que eles sejam muito treináveis, fazendo com que eles possam ser utilizados em atividades, como cão guia.

5-Pelagem consegue repelir a água

Por serem criados para viverem no campo e caçarem, a sua pelagem consegue repelir a água com facilidade. Dessa forma, para evitar maiores problemas, tutores devem levá-lo para tomarem banho em pet shops. Além disso, essa raça não necessita de banhos frequentes.

6-São amorosos com os animais

Os goldens retrivers apesar de serem cães de caça, se dão bem com todos os tipos de animais, como, gatos ou outros cachorros. Ademais, eles são utilizados como cães de assistência e guia para pessoas com deficiência.

Considerações Finais

Com o seu pelo dourado, o golden retriever é marcado pela sua inteligência, assim, ele está entre as dez raças que os brasileiros mais gostam. Isso se deve ao fato de que o mesmo é um cachorro muito ligado e fiel com os tutores.

Além disso, é uma raça muito obediente e muito fácil de adestrar. Possui temperamento equilibrado, adora fazer bagunça e se dá bem com todos os tipos de animais.

LEIA MAIS

Se você gostou desse texto continue acompanhando o blog Cantinho dos Animais. Se você tem um cachorro dessa raça, conte a para nós nos comentários.

Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. Dessa forma, o conteúdo desse artigo é meramente informativo. Não deixe de consultar um profissional da área para mais explicações.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.