Gatos podem ficar sozinhos?Descubra tudo sobre esse assunto

Gatos podem ficar sozinhos?Descubra tudo nesse texto. Reprodução: Pixabay

Gatos podem ficar sozinhos? Essa é a pergunta que muitos tutores fazem. Pelo tipo de comunicação que os gatos passam para os seus tutores, os mesmos pensam que eles ficam indiferentes quando o dono passa um período de tempo fora de casa.

No entanto, em geral, para muitos gatos pode ser muito fácil, mas para outros não. Sendo assim, nesse texto, iremos responder se os gatos podem ficar sozinhos e dicas para que ele fique em segurança quando eles precisam ficar sozinhos por algumas horas.

Gatos podem ficar sozinhos?

A resposta é depende. Muitos pensam que os gatos são animais que são muito independentes e podem tranquilamente ficar sozinhos. Entretanto, isso é um mito. Esses animais não gostam de ficarem longos períodos longe dos tutores.

Dessa forma, se o gato mora conosco, ele depende dos humanos para diversas necessidades básicas, como, por exemplo, comer, se hidratar e obter afeto. Assim, ele demonstra na comunicação que é independente, mas, na verdade ele não gosta de ficar longos períodos sem a companhia do seu amado dono.

Ademais, um felino pode sim sentir a falta do seu dono quando é deixado desacompanhado por muito tempo, como uma viagem em que o mesmo irá ficar muito tempo fora. E, com isso, podem acarretar diversas consequências no comportamento para o bichano, desse modo não é ideal deixar o mesmo só por vários dias.

Quanto tempo os gatos podem ficar sozinhos?

Como mencionado anteriormente, por mais que os gatos podem ficar sozinhos por algum tempo, esse período não deverá ser muito longo. Dessa maneira, caso se o seu estilo de vida for muito agitado, deverá entender que não cabe um animal na rotina agora.

De maneira geral, um gato poderá ficar sem a companhia do tutor por aproximadamente quatro horas no dia, entretanto, isso poderá variar conforme a personalidade do gato. Caso o seu animalzinho seja mais apegado em ao dono, esse tempo poderá ser menor.

Dicas para deixar o gato sozinho para trabalhar

As principais dicas para deixar o gato sozinho para trabalhar são:

1-Não se esqueça da caixa de areia

A caixa de areia dos gatos precisará estar sempre limpa e presente, mesmo que você fique sempre em casa ou fora o dia todo. Isso acontece, uma vez que os gatos não gostam da caixa de areia suja e podem acabar sujando a sua casa caso a limpeza da mesma não esteja do agrado dele.

Uma dica é deixar uma caixa de areia a mais do que o número de gatos. Assim, não poderá correr o risco dela ficar suja e o gato sujar a sua casa.Outro item que você terá de prestar atenção se existem rotas de fuga, como janelas abertas e falhas na rede de proteção da casa, pois pode acontecer dos gatos estarem agitados e quererem fugir.

2-Faça enriquecimento ambiental se for deixar o gato sozinho

Como mencionamos anteriormente, muitas pessoas pensam que quando os gatos eles são deixados desacompanhados eles ficam dormindo o tempo todo. Entretanto, eles precisam de enriquecimento ambiental quando forem ficar sozinhos para se manterem entretidos e não destruírem os seus pertences.

Assim, você tutor, deverá criar uma forma de enriquecimento ambiental antes de ir para a faculdade ou trabalho, para ele se distrair quando você não estiver em casa, como, por exemplo, brinquedos e atividades que os ajudam a passar o tempo.

3-Verifique a personalidade do seu gato

Apesar dos felinos não gostarem de ficar sozinhos, no entanto, em alguns momentos será necessário, principalmente se o dono estuda ou trabalha fora. Desse modo, o tutor deverá notar como o gato se sente ao ficar só em casa.

Outro aspecto que deverá observar como é o comportamento dele, quando você está ausente, como, por exemplo se ele mia bastante e muito alto. Para que ele não se sinta tão sozinho,uma dica é deixar uma roupa sua na caminha dele. Ademais, deverá separar sempre um tempo quando chegar em casa para fornecer afeto para o ele.

Muitos gatos, principalmente, aqueles que possuem a personalidade de gato humano, podem se sentir muito tristes caso fiquem muito tempo sozinhos.

4-Adote outro gato para fazer companhia a ele

Na maioria das vezes os gatos que passam algumas horas sozinhos podem precisar de outro animal para fazer companhia para eles, no caso outro gato. Isso ocorre, uma vez que outro gato pode preencher a necessidade de tempo e afeto que o tutor não pode oferecer nesse período em que ele está ausente.

Dessa maneira, muitos bichanos que passam um período longo desacompanhados, podem se beneficiar de uma companhia da mesma espécie. Entretanto, você deverá avaliar se terá tempo para zelar pelo bem- estar desse outro gatinho, pois se não tiver é melhor mudar de ideia.

5-Peça ajuda de outra pessoa

Como mencionamos em textos anteriores, os gatos não gostam de sair da rotina. Dessa forma, caso o tutor precise ficar longe do seu gatinho por mais de um dia, deverá contar com ajuda de um parente ou contratar uma babá de animais.

Assim, eles poderão zelar pelo bichano enquanto estiver ausente. Ademais, eles poderão ajudá-lo a não sair da rotina, como eles gostam de rotina, a babá deverá visitar o gatinho nos mesmos horários que o tutor chega a casa, atentar pelos horários das refeições e brincar com ele para que ele não se sinta tão sozinho.

6- Verifique a segurança dele

Outro item que você terá de prestar atenção se existem rotas de fuga, como janelas abertas e falhas na rede de proteção da casa, pois pode acontecer dos gatos estarem agitados e quererem fugir.

Ademais, deverá verificar que não possui objetos que poderão cortar no alcance do bichano ou até mesmo algo que ele não poderá ingerir.

Considerações Finais

Alguns gatos não irão se importar de ficarem sozinhos, entretanto outros irão se importar de ficarem algumas horas sozinhos. Então, isso varia segundo a personalidade do gato, enquanto uns podem destruir a casa toda, outros podem dormir o tempo todo quando o tutor estiver ausente.

Não obstante, todos os bichanos não gostam de ficar muito tempo sozinhos. Isso ocorre, uma vez que gatos domiciliares precisam do tutor para cuidarem das suas necessidades básicas, como, por exemplo,se alimentar e se hidratar.

Entretanto, se você trabalha ou estuda, não há problemas de deixar o seu felino sozinho por algumas horas, mas será necessário que você siga todas as dicas apresentadas para que ele não se sinta muito a sua ausência.

LEIA MAIS

Se você gostou do artigo continue nos acompanhando para ficar por dentro de várias dicas sobre o mundo animal. Caso tenha ficado com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.