O gato Thai é uma raça encantadora que preserva as características tradicionais dos antigos gatos siameses. Originário da Tailândia, ele possui a personalidade dócil e afetuosa, o que faz com que ele seja muito carinhoso com os seus tutores.
Inclusive, ele era o queridinho da realeza e nobreza da Tailândia. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um guia sobre o gato Thai, com origem, personalidade e muito mais!
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem do gato Thai
O gato Thai, como o próprio nome já diz, teve origem na Tailândia (região que antigamente era chamada Reino de Sião), em que os primeiros registros dessa raça datam do século XIV. Sendo que esse gato era valorizado pela nobreza e muitas vezes era considerado sagrado.
Essa raça de gato também é chamada de “Siamês Clássico”, e isso ocorre, uma vez que essa é uma raça que descende diretamente do gato siamês. E isso começou quando os gatos siameses foram levados para a Europa. E, com isso, ele foi se desenvolvendo e perdendo algumas dessas características físicas.
Dessa forma, como o gato siamês estava com características diferentes das originais, o siamês antigo foi reconhecido como uma raça própria chamada Thai.
Características físicas: olho azul intenso e padrão “pointed” são as principais
Em relação às características físicas, o gato Thai é conhecido por possuir o corpo arredondado, a cabeça arredondada, patas de comprimento médio, olhos grandes e expressivos de cor azul intensa e orelhas pontudas.
Além disso, ele é um gato de porte médio, ou seja, poderá pesar até 6 quilos e medir até 28 centímetros na cernelha. O pelo é curto, macio e brilhante, e, a pelagem segue o padrão “pointed”, o que faz com que as extremidades do corpo, como o rosto, as orelhas, as patas e a cauda, são mais escuras que o restante do corpo.
Personalidade do gato Thai: carinhoso e afetuoso
No quesito personalidade, o gato Thai é conhecido principalmente por ser carinhoso, sociável e possuir muita energia. Desse modo, ele poderá ser muito próximo dos seus tutores e apegados a eles, gostando de estar sempre perto das pessoas em busca de atenção e carinho.
Além de criar um vínculo muito grande com a sua família, ele poderá ser muito sociável com pessoas estranhas e até gostar de outros animais de estimação, no entanto, essa interação deverá ser supervisionada.
O gato Thai, assim como o gato siamês, poderá ser bem vocal, especialmente quando quer alguma coisa, ou quer apenas a atenção do seu tutor. Também, é muito ativo e curioso, gostando muito de explorar o ambiente ao seu redor e de brinquedos interativos, mas também poderá ser uma ótima companhia para os momentos tranquilos.
Curiosidades sobre a raça
- Ligação com a Nobreza: No antigo Reino de Sião (atual Tailândia), ele era considerado sagrado e reverenciado pela realeza e nobreza. Inclusive, ele era considerado sagrado e frequentemente nobres presenteavam membros da realeza com essa raça de gato.
- Alta expectativa de vida: Se bem cuidados, com alimentação adequada, visitas regulares ao veterinário, essa raça poderá viver até 20 anos.
- Conversador: Ele poderá miar muito, por isso, recebe a fama de ser “conversador”. Embora seu miado seja suave, ele poderá ser insistente, principalmente quando ele quer alguma coisa.
Cuidados com a raça
Pelagem: Mesmo que a pelagem desse gato não seja longa, é necessário escová-la pelo menos duas vezes por semana para remover pelos soltos e mantê-la brilhante.
Visitas ao veterinário: Não espere o seu gatinho ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre leve ele para consultas e exames. Também peça orientações a ele sobre alimentação adequada, limpeza das orelhas e sobre cuidados dentários.
Ambiente: Como ele possui a personalidade curiosa, ele poderá tentar fugir de casa para explorar novos ambientes. Dessa forma, deverá instalar telas de proteção na sua residência. Também, deverá certificar-se de que o ambiente é livre de objetos e substâncias que poderão fazer algum mal a ele. Não se esqueça de manter a caixa de areia e os pertences dele limpo.
Quais as diferenças do gato Thai e gato Siamês?
Como o gato Thai descende diretamente do gato Siamês, poderá apresentar muitas semelhanças entre si, no entanto, poderá apresentar algumas diferenças. Sendo assim, o corpo do gato Thai poderá ser mais arredondado, enquanto do gato Siamês poderá ser mais longilíneo.
Além disso, enquanto a cabeça e as orelhas do Siamês são mais triangulares, a cabeça e as orelhas do Thai são mais arredondadas. A personalidade de ambos também poderá ser diferente.
Enquanto o Siamês poderá ser bem mais vocal e mair bem mais alto, o Thai poderá ser menos vocal e possuir o miado mais suave. O Thai também é mais tranquilo e apegado ao seu tutor.
Quanto custa um gato Thai?
Um gato Thai poderá custar até 3 mil reais. No entanto, esse valor poderá ser alterado de acordo com alguns fatores como, localização geográfica, linhagem do animal e se ele é macho ou fêmea.
Além disso, antes que adquirir um gato Thai, pesquise muito bem o gatil e o modo que eles tratam os animais que vivem nesse local. Também, considere a adoção de um gatinho independente se ele é de raça ou sem raça definida. Em abrigos de animais e ONGs muitos estão a espera de um lar e tutor.