O gato Singapura é considerado uma das menores raças de gatos. Ele teve origem em Singapura, no entanto, esse gatinho como conhecemos atualmente se desenvolveu nos Estados Unidos.
E, mesmo que ele seja uma raça recente e ainda pouco conhecida ao redor do mundo, ele encanta várias pessoas pela sua personalidade carinhosa e brincalhona e pela sua aparência muito fofa!
Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer várias informações sobre o gato Singapura, como personalidade, características físicas, curiosidades, dentre outros fatos muito interessantes sobre essa raça. Se você interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem do gato Singapura
Como o próprio nome já diz, o gato Singapura teve origem nas ruas de Singapura. Nesse local, ele era considerado um gato de rua com características físicas, de ser pequeno, ter olhos grandes, e a pelagem curta e sedosa.
Posteriormente, ele foi levado para os Estados Unidos, por criadores que foram passear em Singapura e achou a raça com uma aparência encantadora.
Desde então a raça foi aprimorada e formalizada nos Estados Unidos, e em alguns anos depois, a raça de gato Singapura foi reconhecida oficialmente por associações de felinos.
Características físicas do gato Singapura
Em relação às características físicas, a principal é que o gato Singapura é conhecido por ser pequeno, ou seja, poderá medir até 25 centímetros e pesar até 3 quilos. A sua cabeça é redonda, os seus olhos são grandes, em tons de verde ou castanho, as orelhas são grandes e o corpo compacto.
Além disso, a sua pelagem é curta, fina, e o padrão mais comum é o “sepia agouti,” uma espécie de tigrado suave que mescla tons de bege claro com marrom.
O gato Singapura poderá ter uma expectativa de vida que poderá ser de até 15 anos, mas com os devidos cuidados e com um ambiente seguro, ele poderá viver bem mais.
Personalidade do gato Singapura: dócil e sociável
No quesito personalidade, o gato Singapura tem uma personalidade encantadora, o que faz dele um excelente companheiro. Sendo assim, ele é conhecido principalmente por ser apegado aos seus tutores, gostando de participar da rotina da casa, passar muito tempo ao lado da sua família e ainda os seguir pela casa.
Embora ele seja pequeno, esse gato possui muita energia, desse modo, ele ama brincar e como é muito curioso poderá amar explorar o ambiente ao seu redor e verificar cada canto da casa dele. E, além de ser curioso, ele gosta de observar tudo ao seu redor e está sempre atento ao que está acontecendo.
Por fim, o gato Singapura poderá ter o temperamento alegre e, diferente de outras raças, ele poderá ter o miado suave e poderá utilizá-lo para se comunicar.
Cuidados com a raça
Como a pelagem dele é curta e sedosa, o gato Singapura não exige escovações frequentes na pelagem. Dessa maneira, uma escovação semanal poderá ser suficiente para remover os pelos soltos e mantê-la brilhante.
Além disso, não espere o seu gatinho ficar doente para levá-lo ao veterinário. Sendo assim, sempre leve ele para consultas ou exames. Também, peça orientações a esse profissional sobre alimentação balanceada, cuidados com os dentes, olhos, orelhas, vacinas, dentre outros.
Esse gato ama brincar, assim, deverá providenciar brinquedos interativos, arranhadores e prateleiras ajudam a manter sua mente ativa, prevenindo o tédio.
Também, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que possam fazer mal a ele. Deverá zelar pelos pertences dele, realizando a limpeza de caminha, cobertas, comedouros, dentre outros.
Por fim, como o gato Singapura poderá ser muito curioso e gostar de explorar o ambiente ao seu redor, deverá instalar telas de proteção em sua residência para evitar fugas.
Curiosidades sobre a raça
- Gato pequeno: O gato Singapura é considerado uma das menores raças de gatos do mundo. Em que mesmo adultos, ele poderá continuar bem pequeno, pesando até 3 quilos e medindo até 25 centímetros.
- Mascote de Singapura: Como ele teve a sua origem em Singapura, mesmo que os primeiros gatos dessa raça eram gatos de rua, ele foi adotado como mascote oficial da cidade-estado de Singapura.
- Miado baixo: Diferentemente dos gatos da raça siamês, ele poderá ter um miado baixo e sutil.
- Popularidade em ascensão: Como essa raça de gato é relativamente nova, ela não é tão conhecida no mundo. No entanto, os últimos anos, o Singapura tem ganhado popularidade devido à sua combinação de aparência única e personalidade afetuosa.
Qual o preço do gato Singapura?
O valor do gato Singapura poderá ser de até 8 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, linhagem do animal, se é macho ou fêmea, dentre outros aspectos.
Além disso, antes de aquirir um gato dessa raça faça uma pesquisa sobre o gatil e o modo que eles tratam os animais que vivem nesse local. Também, considere adotar um gato sem raça definida, você poderá encontrar em ONGs e abrigos de animais.