Gato siamês: tudo o que você precisa saber antes de ter um

gato siamês
Gato siamês:Confira tudo sobre essa raça. Reprodução: Pixabay

O gato siamês se originou na Tailândia. Assim, ele era o conhecido como o companheiro da realeza. Atualmente, eles são o gato de raça de pelo curto mais popular no mundo.

São famosos por serem muito elegantes, por o seu pelo comprido, e olhos azuis vibrantes. No texto de hoje, irei citar as principais características, curiosidades, temperamento e muito mais sobre a raça de gato siamês.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

Características físicas da raça de gato siamês

As principais características dos gatos siameses são:

  • Cores: Bege, chocolate e cinza
  • Pelagem: Curta e macia
  • Porte: Médio
  • Tamanho: 24 cm a 35 cm
  • Peso: 3 kg a 6 kg
  • Expectativa de vida: 15 a 20 anos

Uma das características físicas mais marcantes de raça é que parece ter a ponta da cauda quebrada, mas não se preocupe é assim mesmo. Esse gato possui o corpo com pelos mais claros e extremidades escuras.

É necessário salientar que quando filhotes possui a coloração mais clara e a medida que vão crescendo a pelagem pode escurecer um pouco também.

Origem do gato siamês

Essa raça de gato é originária da região de Siam, região em que atualmente fica a Tailândia. Eles foram criados por sacerdotes em templos budistas como animais sagrados.

Assim, eles eram considerados como símbolo de sorte e prosperidade e extremamente valorizados por sua beleza e inteligência.

Os primeiros exemplares dos siameses foram apresentados ao ocidente em uma feira em Londres, no século XIX. Dessa forma, desde essa época eles se tornaram muito populares no mundo, encantando todos com a sua elegância.

Qual é o temperamento do gato siamês?

Eles são muito inteligentes e afetuosos com os seus tutores, tanto que são reconhecidos como uma das raças de gato mais apegadas aos donos.

São muito curiosos e convivem muito bem com pessoas, como, por exemplo, crianças e idosos. Também, esses gatos podem ser adestrados e amam brincar.

Dessa maneira, são ótimos animais de estimação para quem tem tempo de disposição para brincar com eles.

São muito ativos e gostam de escalar, desse modo, é importante preparar um ambiente com enriquecimento ambiental, com brinquedos e áreas para eles explorarem.

São muito afetuosos e muito divertidos de possuí-los como animais de estimação. Entretanto, cabe ressaltar que necessitam de muita atenção e cuidado.

Quais as vantagens de ter um gato siamês?

Como mencionado anteriormente, eles são animais muito inteligentes e afetuosos. No entanto, para pessoas com tempo e disposição para cuidar, eles podem ser ótimos companheiros.

Pela característica de serem muito leais e apegados aos tutores, são ótimos para pessoas que passam longos períodos em casa, e desejam ter a companhia de um gatinho. Eles podem ser aprender truques facilmente, pois são muito inteligentes e podem aprender rapidamente. Por essa característica, podem passar muito tempo entretidos com brinquedos.

Quais as desvantagens de ter um gato siamês?

Os gatos siameses podem serem muito elegantes e bonitos. Entretanto, existem algumas desvantagens em adotar um gato dessa raça. Uma das principais desvantagens, é o fato de que eles necessitam de cuidados especiais, como alimentação específica e visitas regulares ao veterinário.

Além disso, caso tenha um ritmo de vida agitado, considere que um gato siamês não cabe na sua vida nesse momento.

Isso ocorre, uma vez que se não tiver tempo para interagir com eles, podem ter um comportamento destrutivo, pois eles são extremamente afetuosos e necessitam de muita atenção e carinho dos seus tutores.

Ademais, eles podem ser difíceis de treinar, especialmente quando se trata de adestrá-lo para utilizar a caixa de areia. E isso pode ser frustrante para alguns tutores.

Curiosidades sobre os gatos siameses

As principais curiosidades sobre os gatos siameses são:

1-Não necessitam de muito espaço

Adaptam-se a diversos ambientes e a rotina do tutor, o que os tornam animais de estimação perfeitos para pessoas que gostam de viajar. Essa raça de gatos não necessita de muito espaço para viverem. Dessa forma, eles vivem bem em apartamentos. Entretanto, é necessário que você tutor forneça um espaço interativo para eles se entreterem.

2-Não soltam muito pelo

Como a pelagem deles é curta e muito macia, acaba que não soltam muitos pelos. Assim, não é necessário escová-los muitas vezes na semana.

3-Gostam de miar bastante

Essa raça de gatos ama falar. Dessa maneira, eles são bastante simpáticos com os seus tutores. Assim, todas as vezes que chegar em casa espere que ele esteja na porta te esperando para conversar.

É um gato extremamente companheiro e dócil que irá te seguir por toda sua casa.

4-São muito inteligentes

Os gatos siameses têm a personalidade muito inteligente e convivem muito bem com crianças. No entanto, eles não gostam muito de estranhos, mas podem se acostumar com o tempo.

5-São carentes

Como mencionamos acima, eles são muito dóceis e carinhosos com os donos. Por isso, podem se tornarem carentes com o passar do tempo, principalmente se não der atenção a eles.

São muitos dependentes dos donos e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Além do mais, podem ser uma ótima companhia para pessoas e para outros animais. Dessa forma, você tutor precisará acostumá-lo com diversas situações.

6-Necessitam e enriquecimento ambiental      

Possuem bastante energia. Assim sendo, eles gostam muito de caçar e adoram brincar de se esconder, correr e se escalar.

Como eles necessitam de muita companhia e de atenção, eles precisam de muito enriquecimento ambiental para se manter entretidos quando mantidos em casa sozinhos.

É importante ter tocas em diferentes níveis e distrações para que ele possa desafiar a mente ao longo do dia. Também é interessante que disponibilize brinquedos, arranhadores e prateleiras.

7-São muito saudáveis

Em geral, os gatos siameses são muito saudáveis e quase não ficam doentes. Entretanto, isso não significa que o seu gato não possa ter determinado problema e não necessite visitas constantes ao veterinário.

8-Possuem comportamento imprevisível

Eles podem se comportar de diversas formas dependendo da situação. Às vezes eles podem miar bastante, ficar mais na dele. O modo de se portar deles irá depender bastante do ambiente em que eles forem expostos.

Os tutores devem saber se moldar aos diferentes temperamentos dos gatos siameses.

Principais cuidados com o gato siamês

Os gatos siamês possuem a pelagem curta e macia, entretanto, mesmo assim, deve-se escovar a pelagem deles para evitar emaranhados, nós, também remover pelos soltos e também bolas de pelos.

Além disso, é importante que você realize consultas no veterinário para checar as condições de saúde. Também proporcione um local seguro para o seu gatinho, com telas de proteção e tirar do alcance objetos de perigo.

Eles são gatos que são muito brincalhões, dessa maneira, enriqueça o ambiente com brinquedos que estimulem a mente deles e arranhadores.

Qual o preço de um gato siamês?

Com certeza, você deve ter chegado nesse texto, por pesquisar ¨preço de um gato siamês¨. Em média, um gato siamês por custar cerca de R$ 650 a R$ 950. E, isso pode variar de acordo com os cuidados que os criadores da raça tiveram com ele, se é vacinado, vermifugado e se é macho ou fêmea.

Você deverá se certificar se o gatil é responsável e trata bem os gatos que habitam o espaço. Também, deverá verificar se o gato siamês é puro, ou seja, pelagem curta e fina, com pontas escuras nas extremidades, olhos azuis e brilhantes, corpo alongado, orelhas escuras e cauda grande.

Gatos siameses convivem bem com cachorros?

Os gatos siameses podem conviver bem com cachorros, mas para isso ocorrer, eles tem que serem criados juntos desde filhotes ou forem introduzidos no ambiente da maneira correta, caso a adoção ocorra quando eles forem adultos.

No entanto, cabe ressaltar que cada animal pode ter a própria personalidade, e é importante acompanhar esse processo de perto.

Também, para garantir que eles podem conviver pacificamente, cada um precisará ter os seus próprios pertences, como, por exemplo, cama e brinquedos.

Fotos do gato siamês

gato siamês
Gato Siamês Cinza. Reprodução: Pelxels
gato siamês
Gato siamês filhote. Reprodução: Pixabay
gato siamês
Gato siamês. Reprodução: Pixabay
gato siamês
Gato siamês. Reprodução: Pixabay
gato siames
Gato siamês. Reprodução: Pixabay

Considerações Finais

Como vocês podem ter percebido os gatos siameses são donos de características fascinantes e de uma personalidade incrível.

Se você está pensando em adotar um gatinho dessa raça deverá estar ciente que o mesmo necessita de muita atenção, se você passa muito tempo fora de casa é importante que invista em enriquecimento ambiental.

Ademais, o siamês é dono de diversas características marcantes, o que o torna com uma personalidade dócil e fantástica e extremamente inteligente. São muito afetuosos e leais com os tutores, mas alguns fatores devem ser levados em consideração antes de adotar um gato dessa raça, como, por exemplo, necessitam de cuidados especiais.

LEIA MAIS

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre o mundo animal. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo deixe seu comentário abaixo. Nos inscreva para sugestão de temas.

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área que você confie.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.