Gato persa: o que nunca te contaram dessa raça muito tranquila

Gato persa:Saiba tudo sobre essa raça de gato muito tranquila. Reprodução: Pixabay

O gato persa surgiu no Oriente Médio e aos poucos foram conquistando o coração de pessoas do mundo inteiro. Essa raça é uma das mais antigas do mundo.

Com toda certeza você deve ter visto a mesma de gato em algum lugar, mesma que é dona de uma personalidade adorável e muito afetuosa.

Um famoso gato dos cinemas é da raça persa, você acertou se pensou no Garfield. No texto de hoje iremos expor características e curiosidades do gato persa.

Características gerais dos gatos persas

As principais características dos gatos persas são pelos longos com o focinho curto, largo e achatado. Veja a seguir mais características da raça.

  • Cores: Podem ser diversas
  • Pelo: Longo, liso e abundante
  • Tamanho: Médio
  • Peso: Em média 3 kg a 6 kg
  • Porte: Médio
  • Altura: Varia de 20 cm e 25 cm
  • Expectativa de vida: 10 a 15 anos

Qual a origem dos gatos persas?

Essa raça de gato surgiu na região do oriente médio, região em que hoje compreende o Irã. Como essa região era bastante movimentada devido ao comércio, os gatos persas foram levados por comerciantes ingleses para a Europa.

Assim, eles foram criados para possuírem determinada aparência, como, por exemplo, focinho achatado e uma cauda mais curta. Ao longo do tempo a raça se popularizou e ficou muito querida no mundo todo.

Qual o temperamento do gato persa?

Esses felinos são conhecidos principalmente por sua personalidade dócil e tranquila. Entretanto, apesar de gostar de receber afeto dos seus tutores, esses gatos gostam de ter a sua própria individualidade e tempo para si mesmos.

Ademais, eles gostam de ficar dentro do seu próprio espaço, sendo esse um ambiente que possua calma e sossego. Isso se deve ao fato de que eles gostam de passar a maior parte do dia dormindo e descansando.

Quais as vantagens de ter um gato persa?

Existem muitas vantagens de ter um animal dessa raça, a principal delas é que eles são muito calmos e afetuosos com os tutores. Desse modo, eles podem se tornarem uma ótima companhia para tutores que moram sozinhos, pois se tornam muito próximos a eles.

Além disso, eles se adaptam muito bem a ambientes e a rotina dos donos. Ou seja, caso o tutor viajar muito e passar longos períodos fora de casa, eles podem facilmente se adaptarem a esse estilo de vida.

Também, se acostumam a qualquer ambiente, como casas pequenas e apartamentos. Isso ocorre, uma vez que eles preferem ficar no espaço deles e não necessitam de muita atividade física.

Quais as desvantagens de ter um gato persa?

Ter um gato da raça persa pode não ser uma boa escolha quando não se possui tempo para dar carinho e atenção ao mesmo, pois é super importante para eles o carinho dos tutores.

Outro aspecto a ser destacado é que o tutor deverá possuir tempo disponível para cuidados básicos como, por exemplo, deverá escovar a sua pelagem todos os dias para evitar que embarace e nós. Saiba que eles soltam muito pelo. Assim, deverá limpar a casa constantemente. Além disso, necessitam de limpeza diária nos olhos.

Curiosidades dos gatos persas

As principais curiosidades dos gatos persas são:

1-Temperamento tranquilo

O temperamento desse felino é extremamente tranquilo. É um gato que não necessita de muito espaço, pois eles possuem gostam de ficar a maior parte do tempo dormindo no seu ambiente. Sendo assim, os mesmos se acostumam facilmente em pequenos espaços, como, por exemplo, apartamentos.

Assim, essa raça é ideal para quem busca um gato que seja companheiro e que seja muito sossegado. Também é um animal muito silencioso, pois é muito difícil ouvir um gato persa miar.

2-Comportamento doce

Eles não são somente conhecido por suas características físicas inconfundíveis, mas também por conta do seu comportamento dócil e sossegado.

Com esse comportamento doce e inteligente eles fascinam qualquer pessoa.Gostam de passar longos períodos no colo do tutor. Dessa forma, ele tende a se adaptar facilmente a novos ambientes, desde a apartamentos pequenos a casas com quintais grandes, já que fica muito tempo em um mesmo ambiente.

3-Possui independência

Apesar de ser muito carinhoso e apegado aos donos, o eles gostam de ter sua individualidade. Entretanto, mesmo com um temperamento independente, o gato persa não dispensa um carinho dos seus tutores, mas os bichanos dessa raça não exigem muita atenção dos seus donos.

4-Se dão bem com crianças

Os mesmos se dão super bem com crianças. E, também convivem bem com outros animais, como cachorros. No entanto, não toleram de forma alguma estranhos e buscam um esconderijo quando chegam pessoas estranhas em sua casa.

5-Precisam ser escovados diariamente

Mesmo que não precisa dar banhos nessa raça de gato, eles precisam ser escovados quase que diariamente para a remoção dos pelos e para desfazer emaranhados que podem se formar devido ao comprimento muito logo dos pelos.

5-O gato persa não gosta de se movimentar

Diferentemente, das outras raças de gato, eles preferem ficar dentro de casa, deitados e solitários do invés de sair para explorar a vizinhança. Na maioria das vezes eles preferem passar o tempo dormindo e na companhia do seu tutor.

Assim, é muito raro que você o veja saltando o muro e muito ativo dentro de casa. No entanto, como o mencionamos anteriormente é somente atencioso com quem ele quer, não espere ele fique quando chegar pessoas estranhas em sua casa.

Considerações Finais

Como vocês devem ter percebido, o gato persa é um animal extremamente tranquilo e dócil. Entretanto, não tolera estranho e prefere ficar mais na dele dormindo. Sendo assim, eles são ideais como animais de companhia.

Se você está buscando um gato para apartamento, saiba que essa raça poderá ser uma ótima opção, pois possui o mesmo possui uma baixa energia e não gosta muito de correr e brincar. No entanto, os gatos persas possuem algumas desvantagens como, por exemplo, quanto ao cuidado com a pelagem.

Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado de saber mais das curiosidades dos gatos persas.

LEIA MAIS

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para maiores detalhamentos.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.