Gato persa: o que nunca te contaram dessa raça muito tranquila

Gato persa:Saiba tudo sobre essa raça de gato muito tranquila. Reprodução: Pixabay

O gato persa é uma das raças mais icônicas e encantadoras do mundo felino! Como o próprio nome já diz, a sua origem se iniciou na Pérsia, região onde atualmente fica o Irã, mas o gato persa como conhecemos hoje teve origem na Europa.

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem gatos tranquilos e afetuosos, e também gostam de viver em um ambiente calmo e confortável. No texto de hoje do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer um guia sobre o gato persa.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Observe!

Características físicas dos gatos persas

As principais características dos gatos persas são pelos longos com o focinho curto, largo e achatado. Ele é de tamanho médio, sendo assim, ele poderá pesar até 6 quilos e medir até 25 centímetros.

Além disso, o pelo é longo, denso e macio. E, as cores poderão incluir branco, preto, azul, marrom, também poderá ser bicolor.

O corpo é robusto e compacto, o rosto é achatado e arredondado com o nariz curto e os olhos são grandes.

Origem do gato persa

O gato persa tem as suas raízes no Antigo Egito, no entanto, o gato persa como conhecemos hoje foi desenvolvido na Europa no século XIX. Também, acredita-se que esses gatos foram trazidos da Pérsia, região onde atualmente está localizado o Irã, para a Europa no século XIX.

Com o seu pelo longo e denso, esse gato era muito popular entre os nobres e aristocratas europeus. E, nesse local, a raça foi refinada para enfatizar uma característica mais distinta, o seu rosto achatado.

Atualmente, o gato persa é conhecido principalmente pela sua personalidade calma e pela sua capacidade de se adaptar a diversos ambientes, se tornando muito popular no mundo inteiro.

Personalidade do gato persa: tranquilo e gentil

No quesito personalidade, o gato persa é tranquilo, afetuoso e gentil. Sendo assim, ele é conhecido principalmente por sua natureza calma e relaxada. Além disso, ele é muito carinhoso com a sua família, gostando muito de atenção e de ficar perto dos seus tutores.

Em relação à socialização, ele poderá ser bastante sociável, mas tende a ser um pouco reservado com pessoas estranhas. Também não são muito de brincar, preferindo ficar boa parte do tempo descansando.

Quais as vantagens de ter um gato persa?

Existem muitas vantagens de ter um animal dessa raça, a principal delas é que eles são muito calmos e afetuosos com os tutores. Desse modo, eles podem se tornarem uma ótima companhia para tutores que moram sozinhos, pois se tornam muito próximos a eles.

Além disso, eles se adaptam muito bem a ambientes e a rotina dos donos. Ou seja, caso o tutor viajar muito e passar longos períodos fora de casa, eles podem facilmente se adaptarem a esse estilo de vida.

Também, se acostumam a qualquer ambiente, como casas pequenas e apartamentos. Isso ocorre, uma vez que eles preferem ficar no espaço deles e não necessitam de muita atividade física.

Quais as desvantagens de ter um gato persa?

Ter um gato da raça persa pode não ser uma boa escolha quando não se possui tempo para dar carinho e atenção ao mesmo, pois é super importante para eles o carinho dos tutores.

Outro aspecto a ser destacado é que o tutor deverá possuir tempo disponível para cuidados básicos como, por exemplo, deverá escovar a sua pelagem todos os dias para evitar que embarace e nós. Saiba que eles soltam muito pelo. Assim, deverá limpar a casa constantemente. Além disso, necessitam de limpeza diária nos olhos.

Curiosidades dos gatos persas

Queridinho da nobreza: O gato persa como conhecemos atualmente surgiu na Europa e era muito apreciado por nobres e aristocratas, em que ter um gato dessa raça muitas vezes era associado a prestígio e status.

Pelagem luxuosa: O pelo desse gato é denso e longo, sendo que o pelo poderá crescer até 15 centímetros e comprimento. E isso faz com que o tutor desse gato tenha que escovar ele todos os dias.

Não é vocal: Diferentemente do gato siamês, o gato persa não é muito vocal. Dessa maneira, eles poderão se comunicar por miados discretos.

Populares no cinema: O gato persa tem aparece em vários filmes. Exemplos famosos são os personagens “Persian Cat” no filme “O Gato de Cheshire” e da série “O Gato de Cheshire” da Disney. Além disso, um dos principais personagens representantes dessa raça é o personagem Garfield.

Cuidados com a raça

Escovação regular: Como a pelagem desse gato é longa, ela poderá facilmente embaraçar. Desse modo, escove o pelo do gato persa diariamente para evitar emaranhados, nós e remover pelos soltos.

Visitas ao veterinário: Não espere o seu gatinho ficar doente para levá-lo ao veterinário. Assim, sempre o leve para consultas e exames. Também peça orientações quanto à limpeza dos olhos, frequência dos banhos e alimentação balanceada.

Ambiente: Os gatos persas amam brincar e ter o seu próprio espaço para descansar. Dessa forma, crie um ambiente confortável e seguro para eles, com áreas de descanso adequadas e locais para arranhar e brincar.

Dúvidas frequentes sobre o gato persa

Qual o valor do gato persa?

O valor de um gato persa poderá ser de até 5 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar de acordo com a localização geográfica, se é macho ou fêmea, dentre outros fatores. Além disso, antes de adquirir um gato persa, sempre pesquise muito bem sobre o gatil e como eles tratam os animais que vivem nesse local.

Qual a expectativa de vida do gato persa?

A expectativa de vida de um gato persa poderá ser de até 16 anos. No entanto, se ele tiver os cuidados necessários como, visitas regulares ao veterinário, viver em um ambiente seguro, alimentação balanceada, dentre outros, ele poderá viver bem mais.

Por que ter um gato persa?

Ter um gato persa poderá ser uma experiência muito gratificante. Dentre os motivos para considerar ter um gato persa, o principal é que ele possui uma personalidade tranquila, gentil e amigável. Além disso, ele não é muito vocal e se adapta a diversos ambientes.

Considerações Finais

Como vocês devem ter percebido, o gato persa é um animal extremamente tranquilo e dócil. Entretanto, não tolera estranho e prefere ficar mais na dele dormindo. Sendo assim, eles são ideais como animais de companhia.

Se você está buscando um gato para apartamento, saiba que essa raça poderá ser uma ótima opção, pois possui o mesmo possui uma baixa energia e não gosta muito de correr e brincar. No entanto, os gatos persas possuem algumas desvantagens como, por exemplo, quanto ao cuidado com a pelagem.

Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês tenham gostado de saber mais das curiosidades dos gatos persas.

LEIA MAIS

Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área para maiores detalhamentos.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.