Gato peludo: 8 raças de gato com a pelagem longa

O gato peludo encanta muitas pessoas ao redor do mundo pela sua aparência e pela sua personalidade cativante. Em que a pelagem densa e longa, além de conferir elegância a ele, faz com que os tutores tenham que ter uma rotina de cuidados com a mesma.

Persa, Maine Coon, Ragdoll exemplificam os felinos de pelagem longa. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais iremos fornecer um guia com oito raças de gato peludo.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!

Maine Coon

gato peludo
Maine Coon (Reprodução: Pixabay)

O gato Maine Coon possui a pelagem densa, longa e com uma textura muito suave. Ela possui camada dupla e é mais espesso nas áreas da barriga e do pescoço, o que faz com que forme uma espécie de juba ao redor do pescoço. Além disso, a pelagem dessa raça de gato poderá variar em cores e padrões.

Essa raça se originou nos Estados Unidos, em uma região de clima frio chamada de Maine Em que essa é uma das raças de gatos mais antigas da América do Norte.

No quesito personalidade ele é conhecido por ser gentil e amigável. Também, é muito dócil e afetuoso com o seu tutor, além de ser muito inteligente.

Persa

gato peludo
Persa (Reprodução: Pixabay)

O gato Persa possui uma pelagem densa e muito longa. Sendo assim, a sua pelagem precisa de cuidados regulares para evitar a formação de emaranhados, e ela poderá ter vários padrões de pelagem, como, bicolor, tricolor, sólido, dentre outros.

Essa raça de gato peludo teve origem na Pérsia, região que atualmente é localizado o Irã, mas o Persa que conhecemos atualmente, foi desenvolvida na Europa. E, nesse local se tornou muito popular e valorizado.

Em relação à personalidade, ele é um gato tranquilo que prefere ambientes silenciosos, preferindo paz e sossego. Ele é muito afetuoso com os seus tutores, e não é muito ativo.

Raça de gato peludo: Siberiano

gato siberiano
Gato Siberiano (Reprodução: Pixabay)

O gato Siberiano possui uma pelagem longa e densa que o protege de temperaturas frias. Assim, como o Maine Coon, essa raça de gato peludo possui um pelo longo que é mais volumoso no pescoço.

Essa raça se originou na Rússia, na região da Sibéria. E, no quesito personalidade, ele é um gato muito brincalhão, curioso e muito inteligente.

Além do mais, ele possui uma personalidade muito afetuosa e se apega muito aos seus tutores. Ademais, ele é conhecido por ser sociável, ou seja, se dá muito bem com pessoas estranhas.

Ragdoll

ragdoll
Ragdoll (Reprodução: Pixabay)

Outra raça de gato peludo poderá ser o Ragdoll. No entanto, apesar de a sua pelagem ser volumosa, ela não é muito densa quanto as outras. E, no quesito coloração, ele poderá apresentar uma pelagem mais escura nas extremidades do corpo e o restante é mais claro.

A raça Ragdoll foi desenvolvida nos Estados Unidos por Ann Baker. E, essa raça teve esse nome devido ao seu comportamento de relaxar quando alguém pega ele no colo.

A personalidade dele é tranquila, carinhosa e se adapta muito bem a ambientes domésticos. O gato dessa raça tende a gostar muito dos seus tutores, inclusive pode seguir eles pela casa.

Gato Norueguês

gato peludo
Gato Norueguês da Floresta (Reprodução: Pixabay)

O Gato Norueguês da Floresta possui uma pelagem densa, impermeável e dupla. Em que a primeira é isolante e a segunda, mais externa, que é mais longa, que o protege do frio e da umidade.

Como o próprio nome já diz, ele teve origem na Noruega. E, a raça foi reconhecida oficialmente em 1970.

Em relação à personalidade, essa raça de gato peludo, é conhecida pela sua independência. Também, é um gato ágil, curioso e muito inteligente.

Raça de gato peludo: Himalaio

himalaio
Gato Himalaio (Reprodução: Canva)

O gato Himalaio teve uma pelagem longa, muito parecida com a do gato Persa, isso ocorre, uma vez que ele é uma raça híbrida entre Persa e Siamês. Os pelos são sedosos e exigem escovação regular para evitar a formação de nós.

Essa raça foi desenvolvida nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Em que o objetivo era criar um gato com a aparência do Persa, mas com as cores do Siamês.

O temperamento dessa raça de gato peludo é tranquilo, equilibrado e gosta muito de brincar. Ele é um gato afetuoso, que ama a companhia dos seus tutores.

Turco Van

O Turco Van possui uma pelagem longa e macia. Essa raça de gato peludo tem uma coloração predominantemente branca, com manchas na cabeça que poderão ser das cores, preto, creme e laranja.

Como o próprio nome já diz, ele é originário da Turquia, na região do lago Van. E, por isso, ele é bem famoso por gostar de água, diferente dos outros gatos.

Em relação à personalidade, ele é bem conhecido por ter muita energia. Sendo assim, ele gosta de brincar e adora explorar o ambiente ao seu redor.

Gato Peludo: Birmanês

O gato peludo Birmanês tem uma pelagem sedosa e macia. E, quanto à coloração, ela é semelhante à do gato Siamês, com um tom mais escuro nas extremidades, sendo que a característica mais marcante é a coloração branca nas patas.

Ele teve origem na Birmânia, região que atualmente se chama Myanmar. Entretanto, a raça foi desenvolvida e padronizada na Europa por criadores franceses.

No quesito personalidade ele é conhecido por ser muito afetuoso, calmo e carinhoso com os seus tutores. E, apesar de ter o comportamento equilibrado e tranquilo, ele poderá gostar muito de brincar.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.