Gato mordendo muito: o que pode ser feito?

Gato mordendo muito: O que pode ser feito? Reprodução: Pixabay

Gato mordendo muito: Só quem é tutor de gatos sabe que é bem difícil ficar lidando com ele te mordendo o tempo todo. Há diversas explicações para que o seu gato esteja te mordendo o tempo todo.

Os comportamento dos gatos mordendo é inerente a eles, ou seja, faz parte do instinto deles, principalmente dos filhotes. Entretanto, isso pode gerar um problema de comportamento muito sério em alguns, sendo necessário corrigi-los.

Muitas vezes o comportamento do gato morder deixa de ser um instinto do mesmo, assim, ele pode estar tentando de alguma forma se comunicar com o tutor. Dessa forma, nesse texto iremos explicarmos o motivo porque os gatos mordem e dicas para que eles possam parar de te morder.

Porque os gatos mordem?

Os gatos aprendem com a mãe e os irmãos que eles precisam morder para poder caçar. Assim, está no instinto do gato morder.

E, isso ocorre, uma vez que na natureza ele precisa morder para capturar uma presa. Dessa maneira, isso é uma herança que os gatos trouxeram consigo dos seus ancestrais.

No entanto, têm gatos que mesmo não precisando caçar tem esse tipo de comportamento. Isso pode ser explicado por o gatinho ter sido separado da mãe e dos filhotes muito rapidamente.

Um terceiro ponto que os gatos mordem, é porque podem ter sofrido vários traumas nas ruas e isso, pode ter moldado a personalidade do gato.

É normal um gato filhote morder muito?

Como mencionamos anteriormente, o comportamento de morder se inicia quando o gato é filhote. Dessa forma, um filhote pode está mordendo para brincar ou por instinto de caça. Para atuar isso, é importante que comece o treinamento antes para que ele não leve o comportamento de morder para quando ele for adulto.

Confira abaixo, dicas para que seu gato pare de te morder.

Dicas para fazer o gato parar de morder

As principais dicas para fazer um gato parar de morder incluem:

1-Gato mordendo a mão

Se o seu gato gosta de morder a sua mão, o melhor a se fazer é deixá-la parada. Isso ocorre, uma vez que quando morde o gato finge que você é uma presa.

Na natureza, os gatos gostam de brincar com a presa, quando eles vêem que ela já não responde mais, eles perdem o interesse na mesma.

Então, o melhor é deixar a sua mão parada para que ele perca o interesse de te morder. O ideal é utilizar brinquedos para brincar com o seu gato, não as mãos.

O maior erro do tutor é brincar com os gatos com as mãos ou qualquer outra parte do corpo. Dessa maneira, poderá ocorrer, do gato morder durante fazer carinho nele, isso poderá ocorrer por estarem satisfeitos de receber carinho.

2-Distraia o seu gato

Caso tenha usado a mão para brincar com o gato, poderá distrair o seu bichano com algum brinquedo ou som, para que consiga tirar a sua mão em segurança.

Deverá fazer esse processo, pois se o mesmo estiver te mordendo e você retira a sua mão rapidamente correrá o risco de se machucar.

3-Gato mordendo por não brincar

Ele pode estar te mordendo porque precise gastar energia. Dessa forma, brinque mais com o seu gato. Caso não tenha tempo disponível, tente enriquecer o ambiente em que ele vive.

Ás vezes o seu gato, pode estar te mordendo por ter a energia de caça reprimida. Assim, adquira arranhadores, brinque com varetas, bolhinhas, dentre outros objetos.

Poderá até adotar outro gatinho, para brincarem e gastarem energia juntos. Desse modo, ambos os gatinhos podem gastar energia juntos e poderá tirar a mania dele ficar te mordendo.

Como adestrar um gato para ele parar de morder?

Cabe ressaltar, que o primeiro passo para fazer um gato parar de morder é fornecer alternativas, como, arranhadores e brinquedos para ele arranhar e brincar, isso fará ele não morder a sua mão. Também, é necessário o tutor identificar o motivo do gato está mordendo, sendo eles os mais comuns, estresse, falta de brincadeiras, e para chamar atenção do dono.

Para treinar o gato para parar de morder, é preciso treiná-lo através da técnica de adestramento positivo, ou seja, a cada vez que ele brincar com o tutor e não morder, deverá fornecer recompensa. Assim, repita esse processo o quanto for necessário.

Ademais, na maioria dos casos em que os gatos mordem muito, é querendo chamar atenção do tutor para algo. Dessa maneira, verifique que as demandas dos gatos estão sendo supridas e forneça mais atenção a eles.

Considerações Finais

Há vários motivos para um gato morder uma pessoa, seja por traumas da rua até mesmo pela separação precoce dos irmãos e da mãe. Assim, não deverá punir o seu bichano por ele te morder.

O ideal é não é utilizar as mãos para brincar com os gatinhos. Também, enriqueça o ambiente para que ele gaste bastante energia ou até mesmo adote outro bichano para fazer companhia para ele.

Ensinar um gato para ele parar de morder o tutor poderá ser um processo um tanto complicado, mas com paciência, constância e treinamento, ele poderá melhorar.

É ideal que o tutor forneça mais atenção para o gato para que ele não o morda para chamar atenção. Ademais, caso tenha tentado todas as dicas e não funcione, consulte um adestrador para auxiliá-lo.

LEIA MAIS

Caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe com os seus amigos e nas suas redes sociais. Continue acompanhando o nosso blog Cantinho dos Animais para ficar por dentro do mundo animal.

Lembrando que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são informativas. Consulte o profissional da área para mais explicações sobre o assunto.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.