Um dos problemas mais complicados que temos com os felinos é que às vezes os gatos não utilizam caixa de areia. Mas calma, existem soluções para esse problema.
Escolher o melhor local para colocar esse objeto ou até mesmo escolher aquela que atenda melhor as necessidades do seu gato, poderá ajudá-lo nesse processo. Nesse texto, irei dar dicas para ensinar o gato a utilizar a caixa de areia e você consiga acabar com esse problema de uma vez por todas.
Por que os gatos não utilizam a caixa de areia?
Qualquer um enlouquece quando os gatos não utilizam a caixa de areia. Um dos principais motivos para que isso aconteça é que talvez o seu gato não seja castrado e ele esteja marcando território com a urina.
Outro motivo a ser destacado que gatos detestam que tenha mudanças em casa. Assim, pode começar a fazer isso pela casa toda para chamar atenção. Mas se não houve mudanças e seu gato é castrado é bom checar com o veterinário se está tudo bem com o seu bichano.
Qual melhor local para colocar a caixa de areia?
Para escolher o melhor local para colocar a caixa de areia, você tutor deverá optar por locais em que seja mais tranquilo, sem correntes de ar e do alcance de outros animais, como, cachorros.
Deverá observar um local em que ele sinta confortável, e, de preferência, longe de comedouros e bebedouros, para eles não absorverem o cheiro da caixa de areia. Ademais, sempre observe quais os locais em que ele prefere fazer as necessidades e coloque a caixa de areia nesse local.
Dicas para ensinar o gato a utilizar a caixa de areia
As principais dicas para resolver esse problema são:
1-Localização da caixa de areia
Gatos são animais que possuem muito medo de barulho, por isso deve-se averiguar se a caixa de areia do seu bichano está localizada em um local silencioso em que não tenha muito barulho, nem objetos que possa fazer algum tipo de medo nele.
Dessa forma, o seu gato irá procurar outros locais para fazer as suas necessidades. Para acertar no local da caixa de areia, observe os local em que seu gato faz as necessidades dele e coloque a caixa de areia o mais perto possível desse local.
Sendo assim, para poder ensinar ele a usar a caixa de areia, você poderá colocar a mesma em locais que ele costuma a fazer as necessidades, quando eles aprenderem você coloca em outro lugar. Lembre-se sempre que os gatos preferem ter privacidade ao utilizar a caixa de areia, não coloque em locais que possui uma grande circulação de pessoas.
2-Observe as características da caixa de areia
Seu gato pode não estar utilizando a caixa de areia, por não gostar de caixas de areia fechadas. Assim, tente adquirir caixas de areias abertas e sempre verifique se as medidas estão adequadas com o tamanho e altura do seu gato e fique confortável. Como, por exemplo, não adquira caixa de areia pequenas para gatos adultos.
É necessário verificar também se a caixa de areia está adequada para que o seu bichano consiga fazer as necessidades certinhas. Dessa maneira, não economize na quantidade de areia.
3-Observe o número de caixas de areia
Outro aspecto importantíssimo é se o número de caixas de areia comporta e atente a quantidade de gatos que tem em sua casa. Sempre tenha uma caixa a mais do que o número total de bichanos que tem em sua casa.
4- Verifique a limpeza da caixa de areia
Isso ocorre, uma vez que gatos são animais muito limpos e não gostam de utilizar caixa de areia suja. Ou talvez eles podem não estar gostando do tipo de areia que você está colocando ou você não limpa a caixinha de areia.
Por isso é importante ter uma caixa de areia a mais do que o número de gatos, para que ele sempre tenha uma caixa limpa disponível para quando ele for usar.
6-Observe se o gato está com problema de comportamento
Se seu gato fazia as necessidades em uma caixa de areia, entretanto do nada parou de usá-la, o comportamento dele poderá ser a causa. Problemas comportamentais refletem muito sobre o modo de agir do seu gato.
Dessa forma, observe se houve alguma situação ou mudança brusca que tenha levado o seu gato de mudar o seu comportamento a ponto dele não utilizar a caixa de areia. Geralmente, mudanças de rotina, podem levar ao gato essas mudanças.
7-Fique atento ao tipo de areia
Os gatos podem preferir determinado tipo de areia. Dessa maneira, ao introduzir a caixa de areia ao seu gato, deverá testar diversos tipos de areia para encontrar aquela que ele goste. Isso ocorre, uma vez que ele poderá ter preferência por areia mais fina ou mais grossa, perfumada ou não, ou até mesmo, a que neutraliza odores.
Considerações Finais
O seu gato nunca irá fazer deixar de utilizar a caixa de areia porque ele quer. Sempre terá vários motivos para esse tipo de comportamento. Dessa forma, sempre busque entender o motivo disso está acontecendo e ajude ele a fazer do modo correto.
Dessa forma, há várias dicas para que fazer que você tutor (a) resolva esse problema.Você terá que observar diversos aspectos, desde como características da caixa de areia ou até mesmo se teve alguma mudança no ambiente da sua casa.
Bom, esse foi o texto de hoje. Espero que vocês coloquem essas dicas em prática e resolva esse problema com o bichano de vocês o mais breve possível.
LEIA MAIS
- Curiosidades sobre os gatos: onze fatos imperdíveis desses animais
- Gato arranhando: O que deve ser feito para melhorar isso?
- Catorze sinais comprovados que o seu gato te ama
- Dez coisas que você precisa saber antes de adotar um gato
Se você gostou do conteúdo continue acompanhando o nosso blog Cantinho dos Animais que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário abaixo.
Cabe ressaltar que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.