
O gato Exótico, também conhecido como Exotic Shorthair, é uma raça encantadora e leal. Criado nos Estados Unidos na década de 1960, esse felino foi desenvolvido a partir da mistura do gato Persa e raças de pelo curto, como o American Shorthair.
Conhecido por seu temperamento calmo, afetuoso e companheiro, por conta disso, cativa várias pessoas ao redor do mundo. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais, iremos fornecer várias informações sobre o gato Exótico.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto para saber mais sobre essa raça incrível. Confira!
Origem da raça
O Gato Exótico teve origem nos Estados Unidos, por volta da década de 1960. Ele foi criado a partir da mistura das raças de gato Persa e gatos de pelo curto, como o American Shorthair.
O objetivo era desenvolver um gato com a aparência do Persa, mas com pelagem curta e de mais fácil manutenção, como a do gato American Shorthair. A raça foi oficialmente reconhecida pela CFA (Cat Fanciers’ Association) em 1967.
Características físicas do Gato Exótico
Em relação às características físicas, o gato Exótico possui a aparência encantadora. Ele é um gato de porte médio, ou seja, os machos poderão pesar até 6 quilos, enquanto as fêmeas poderão pesar até 5 quilos.
O corpo dele é robusto e musculoso, a cabeça é grande e o rosto é achatado. Os olhos são grandes, redondos e expressivos, e as orelhas são pequenas e arredondadas. As patas são redondas e firmes.
A pelagem é curta, densa, macia e dupla. Além disso, ela poderá apresentar todas as cores e padrões (sólidos, tigrados, bicolores, point, etc.).
A expectativa de vida do gato Exótico poderá ser de até 15 anos, no entanto, se tiver os cuidados necessários, alguns exemplares poderão viver até mais.
Personalidade do Gato Exótico
A personalidade do gato Exótico conquista vários corações. Sendo assim, ele é o tipo de gato que adora estar perto dos seus tutores, segui-los pela casa e aproveitar a companhia deles de forma tranquila.
Apesar de ser tranquilo, ele também gosta de brincar, principalmente com brinquedos interativos, no entanto, ele adora seus momentos de descanso. Isso faz dele uma ótima escolha para apartamentos. Além disso, ele se adapta muito bem à convivência com outros animais, como outros gatos.
O gato Exótico precisará de alguns cuidados para manter o seu bem-estar. Dessa forma, referente à pelagem, ela precisará ser escovada pelo menos três vezes por semana para evitar nós.
Cuidados com raça
Ele poderá ser tranquilo, mas precisa de brinquedos, arranhadores e lugares confortáveis para descansar. Além disso, é importante que o tutor brinque com ele diariamente.
Não espere o seu gato ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa maneira, sempre leve-o para consultas e exames. Também, peça orientações ao veterinário sobre alimentação balanceada, limpeza das orelhas e dos olhos, vacinas, dentre outros.
Ademais, certifique-se de que o ambiente em que ele vive seja seguro para ele, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Por fim, zele pela limpeza do ambiente em que ele vive, como camas, cobertas, comedouros, dentre outros.
Qual é o preço do gato Exótico?
O preço de um gato Exótico poderá ser de até 6 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica e se o gato é macho ou fêmea.
Antes de adquirir um gato dessa raça, faça uma visita ao gatil para verificar as condições com que os criadores tratam os gatos que vivem nesse local.
Além disso, considere a adoção de um gato Exótico ou até mesmo de um gato sem raça definida. Você poderá encontrar para adotar em ONGs de animais e grupos de redes sociais. Adote!