Gato desaparecido por muitos dias: quem tem gatos e não telou a sua casa para evitar fugas certamente já passou por esse problema. Isso ocorre, uma vez que a rua é ambiente que oferece muitos estímulos para os gatos, como, por exemplo, visuais e olfativos.
Dessa forma, se na sua casa tiver meios em que o gato possa fugir, como ausência de telas de proteção, certamente ele fará isso ocasionalmente. Nesse texto, iremos dar dicas para encontrar um gato desaparecido.
Quantos dias um gato pode ficar desaparecido?
Não há uma resposta exata de quantos dias um gato pode ficar desaparecido, pois isso poderá variar muito com o temperamento de cada gato. Em média, os gatos podem ficar fora de casa por seis dias, mas há gatos que podem ficar até um mês longe dos donos.
Caso o seu gato seja apenas curioso e acostumado a ir para a rua, ele pode somente dar uma voltinha na rua e voltar para a casa. Entretanto, caso ele nunca tenha saído de casa, ele poderá demorar mais tempo para voltar.
Dicas para localizar um gato desaparecido
Infelizmente não existe uma dica que seja validada para encontrar um gato desaparecido, mas as dicas abaixo poderão ajudá-lo durante esse processo de brusca.
1-Prepare uma caixa de papelão
Nessa dica você irá atrair o gato de volta para a sua casa através do cheiro. Assim, deverá preparar uma caixa de papelão com os pertences do gatinho, como, mantas e brinquedos, e deixá-la na porta da sua casa.
Dessa maneira, o gato poderá sentir o cheiro desses objetos e lembrar-se de voltar para casa. A caixa de areia que pertence a ele também poderá ser utilizada nesse processo.
2-Procure o gato nas imediações
O seu gato poderá ter encontrado outros gatos em casas próximas às suas e estar em terrenos, casas abandonadas ou em áreas verdes. Para isso, sempre leve ração para atrair o gato em sua direção.
Outra dica, é colocar áudios de gatos miando, assim poderá chamar a atenção dele e ele poderá vir ao seu encontro. Vale lembrar que deverá sair para procurá-lo à noite, o momento em que os gatos gostam de sair para passear.
Também, deverá perguntar aos vizinhos se não eles não viram algum gato na casa deles, pois as vezes eles podem ficar presos em algum cômodo no quintal deles.
3-Procure dentro de casa
Os gatos amam descansar em esconderijos que eles acham dentro de casa, como motores de carros, dentro do sofá e em cima se guarda roupas. Dessa maneira, antes de procurar o mesmo na rua, verifique se ele está apenas escondido na sua casa.
Cabe ressaltar que assim que você verificar que ele não está em casa, saia para procurar imediatamente, pois a chance de encontrá-lo por perto é bem maior.
4- Faça cartazes e publique em redes sociais
Isso poderá ajudar muito a encontrar os gatos, pois ao fazer cartazes ou publicações, com a foto do seu gatinho e suas informações, poderá fazer com que pessoas que encontraram com ele na rua, entrem em contato com você.
5- Entre em contato com clínicas veterinárias
Muitas clínicas veterinárias, pet shops e ONG`s resgatam gatos que as pessoas encontram nas ruas, principalmente se o gato for filhote. Dessa maneira, caso faz muitos dias em que o gato esteja desaparecido, ele poderá estar nesses locais.
6- Visite a casa antiga do gato
Caso você tenha se mudado de casa recentemente, poderá ser muito comum ele voltar à casa antiga que vocês moravam. Se você adotou um gato adulto, e ele morava em outra casa, tem uma chance enorme que ele tenha voltado para a casa antiga.
Os gatos conseguem voltar sozinhos para a casa?
A resposta é sim. Os gatos conseguem voltar para a casa, por conta de memórias olfativas e visuais. Entretanto, dependendo da distância em que o gato está perdido, poderá ser muito difícil ele conseguir localizar a casa que ele mora por esse processo.
Por isso, há relatos que eles voltam depois de muito tempo. Dessa forma, sempre que o gato desaparecer, não fique esperando ele voltar sem fazer nada, saia para procurá-lo, pois pode acontecer dele se perder ainda mais.
Meu gato que estava desaparecido voltou, e agora?
Caso o seu gato tenha desaparecido e voltado para casa, a primeira coisa a se fazer é verificar e desmanchar a rota de fuga que ele utilizou para ir para a rua, como, telar a casa.
Se o gato ficou muitos dias longe de casa, outra coisa a se fazer é levá-lo no veterinário para verificar se está tudo bem com a saúde do seu peludo, pois não sabe as condições que ele passou na rua.
Também, é necessário colocar um microchip no animal, para que caso ocorra dele desaparecer novamente, se alguém localizá-lo consegue identificar as suas informações de contato.
Considerações Finais
Mesmo que você seja um tutor responsável, e instale telas de proteção, em determinados momentos o gato irá achar uma rota de fuga e acabar desaparecendo.
Poderá acontecer de ele estar escondido dentro de casa, mas ao notar que o seu gato desapareceu, deverá sair para procurá-lo no mesmo instante. E, também, poderá compartilhar a foto dele em redes sociais e em cartazes.
Embora eles consigam voltar para a casa sozinhos, por conta de memórias olfativas e visuais, eles podem enfrentar vários perrengues na rua e se perderem cada vez mais.
Quando ele voltar, é necessário identificar o local que ele sumiu, levá-lo no veterinário e colocar um microchip caso ele fuja novamente.
LEIA MAIS
- Seu gato precisa de atenção? Saiba como lidar com isso
- Confira coisas que os humanos fazem e os gatos odeiam
- Sete dicas para fazer dois gatos se darem bem
- Seis dicas para tornar a casa mais segura para o gato
Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você ficou com alguma dúvida do conteúdo nos inscreva ou deixe seu comentário.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.