O Gato de pelo curto inglês, conhecido também, como British Shorthair, é uma das raças de gatos mais antigas e adoradas pelo mundo. Ele teve origem na Grã-Bretanha, e com sua aparência linda, ele conquista várias pessoas ao redor do mundo.
Essa raça possui uma história rica e personalidade tranquila e afetuosa. Nesse texto do blog Cantinho dos Animais ,iremos fornecer várias informações sobre o Gato de pelo curto inglês.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura do texto. Confira!
Origem da raça
O Gato de pelo curto inglês, como o próprio nome já diz, teve origem na Grã-Bretanha. Os seus ancestrais eram gatos da Roma Antiga e foram levados para Grã-Bretanha, que se destacavam devido a sua habilidade de controlar pragas, como ratos.
Em que, com o tempo, esses gatos foram se misturando com as raças nativas da Grã-Bretanha. No final do século XIX, criadores começaram a trabalhar na padronização da raça. Ele ganhou popularidade em 1971, quando foi apresentado na primeira exposição de gatos em Londres.
Características físicas do Gato de pelo curto inglês
Em relação às características físicas, o Gato curto de pelo inglês é conhecido principalmente pela sua pelagem curta. Sendo que ela poderá ser suave, como se fosse uma pelúcia, e no quesito cores, a variedade mais comum é o cinza (cinza azulado), no entanto, ele poderá apresentar outras cores, como, branco, tricolor, tigrado, dentre outras.
Além disso, ele é um gato de porte grande, ou seja, poderá pesar até nove quilos e medir até 35 centímetros na altura dos ombros. A sua cabeça é arredondada, os olhos são grandes e as orelhas pequenas.
Personalidade do gato de pelo curto inglês
No quesito personalidade, o Gato de pelo curto inglês é conhecido por ser calmo e afetuoso, mas também poderá ser um pouco independente.
Desse modo, ele poderá ser muito amoroso com o seu tutor, mas poderá demonstrar afeto de forma sutil, assim, ele não será um gato que gosta de ficar no colo, mas que adora estar no mesmo ambiente que os humanos.
Além disso, o gato dessa raça não é hiperativo, ele gosta de um ambiente tranquilo e gosta de passar a maioria do tempo descansando em seu próprio espaço. É um gato que poderá ser curioso e gostar de explorar o ambiente ao seu redor.
Cuidados com a raça
Embora a pelagem do Gato de pelo curto inglês seja curta, ela precisa ser escovada pelo menos três vezes na semana para remover pelos soltos e evitar nós.
Não espere o seu gatinho ficar doente para levá-lo ao veterinário. Dessa forma, sempre leve ele para consultas e exames. Também, peça orientações sobre a limpeza dos dentes e orelhas, alimentação balanceada, dentre outros.
Certifique-se que ele tenha um ambiente seguro para viver, ou seja, livre de substâncias e objetos que poderão fazer mal a ele. Além disso, como ele pode ser um gato curioso, considere telar a sua casa ou apartamento para que ele não fuja e para deixar o ambiente mais seguro para ele.
Curiosidades sobre a raça
- Gato de “Alice no País das Maravilhas”: A raça de Gato de pelo curto inglês ficou muito famosa pelo personagem Gato Cheshire, conhecido pelo seu sorriso, no livro “Alice no País das Maravilhas”.
- Raça antiga: Essa raça de gato é uma das mais antigas do mundo. O Gato de pelo curto inglês como conhecemos atualmente foi refinado no século XIX.
- Quase extinto: Ele quase foi extinto durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, após a guerra, criadores misturaram o Gato de pelo curto inglês com outras raças para tentar salvá-lo, isso modificou algumas características físicas dele, como a pelagem.
- Excelentes caçadores: Como os seus ancestrais tinham muita habilidade para caçar, ele acabou herdando essa característica. Sendo assim, ele poderá ser ótimo para a caça de pequenos animais, como ratos.
- Expectativa de vida alta: Esse gato é conhecido por ter uma alta expectativa de vida, com os cuidados adequados, como alimentação balanceada, ambiente seguro e visitas ao veterinário, ele poderá viver 20 anos ou mais.
Qual o valor do Gato de pelo curto inglês?
O Gato de pelo curto inglês poderá ser de até 6 mil reais. No entanto, esse valor poderá se modificar conforme a sua localização geográfica, se é macho ou fêmea, linhagem do animal, dentre outros fatores.
Além disso, antes de adquirir um animal dessa raça, faça uma pesquisa sobre o gatil e o modo que eles tratam os animais que vivem nesse local. Também, considere a adoção de um gatinho dessa raça, você poderá encontrar para adoção em grupos sobre a raça em redes sociais e abrigos para animais.
Considere a adoção de um gatinho sem raça definida, você poderá encontrar em abrigos ou ONGs de animais. Existem muitos gatinhos que precisam de um lar cheio de carinho.