O gato bengal é uma raça fascinante que surgiu a pouco tempo, sendo uma das raças mais jovens no universo dos felinos. Um fato curioso desse animal é que ele é descendente diretamente de gatos selvagens, o que confere a ele uma aparência exótica.
Eles possuem o comportamento um pouco peculiar que se difere de outros gatos, como, por exemplo, gostar de água e passear com coleira. Nesse texto, iremos apresentar tudo sobre o gato bengal, curiosidades e personalidade.
Características físicas do gato bengal
As principais características desses gatos são:
- Cores: Bege com rosetas marrons
- Pelagem: Muito macia, densa e sedosa
- Porte: Médio
- Tamanho: 25 cm
- Peso: 8 kg
- Expectativa de vida: 12 a 16 anos
Esse animal ficou muito popular rapidamente por apresentar a aparência de um animal selvagem, sendo muito dócil. Eles possuem as orelhas pontiagudas, com a cauda grande e arredondada.
Origem do gato bengal
Essa raça de gato é descendente diretamente dos gatos selvagens. Ele é resultado do cruzamento do gato selvagem. A história desses gatos começou por Jean Mill, que cruzou gatos leopardos selvagens, que são muito comuns nos Estados Unidos com gatos domésticos.
Assim, a partir disso foram selecionados os gatos que eram mais dóceis. Desde então, eles se tornaram muito populares pela sua aparência exótica e exuberante.
Qual o temperamento de um gato bengal?
O temperamento do gato bengal é muito afetuoso com os seus tutores. Além disso, são muito inteligentes, muito sociáveis com as pessoas e amam explorar o ambiente em que vivem.
Ademais, por serem sucessores de gatos selvagens, eles podem conservar várias características dos mesmos, como, por exemplo, o instinto de caça. Também, precisam de muito enriquecimento ambiental do que as demais raças de gato.
Vantagens de ter um gato bengal
Existem muitas vantagens de ter um animal dessa raça. Dentre elas, eles podem ser uma excelente companhia para pessoas que buscam um gato companheiro, que gosta de brincar e é muito ativo.
Além do mais, eles são muito inteligentes, podem ser adestrados e treinados para utilizarem a caixa de areia facilmente. Eles são muito ativos e podem ser uma excelente opção para pessoas que querem passear com gatos, pois diferentemente dos outros gatos, eles se acostumam facilmente com coleira.
Em geral, eles são uma ótima companhia para pessoas que moram sozinhas até para famílias que possuem crianças, idosos ou até mesmos outros animais.
Desvantagens de ter um gato bengal
Mesmo que eles sejam muito lindos e exóticos, ter um gato bengal poderá trazer algumas desvantagens para determinadas pessoas.
Isso ocorre, principalmente se você tiver uma vida agitada e não dá tempo de dar atenção a eles, pois, por serem muito afetuosos e apegados aos tutores, podem ficar muito tristes se ficar muito tempo longe deles.
Também, caso viva em um ambiente muito pequeno, é necessário reconsiderar se um gato dessa raça é para você. Isso acontece devido ao fato deles serem muito ativos e sempre gostar de explorar o ambiente em que vive.
Eles precisam de muito enriquecimento ambiental para direcionar as energias, como, por exemplo, arranhadores, brinquedos e espaço vertical. Assim, é necessário verificar se poderá proporcionar isso a ele.
Curiosidades sobre o gato bengal- O que todos deveriam saber
As principais curiosidades sobre os gatos bengal são:
1-Precisam gastar muita energia
Por serem descendentes de gatos selvagens, eles são muito ativos e possuem muita energia para gastar. Sendo assim, eles gostam e necessitam muito de brincar para gastar energia. Dessa forma, precisam estar em ambiente com enriquecimento ambiental, com atividades como, escalar e observar o tudo do alto, atividades mentais e brincadeiras.
2-Podem passear com coleiras
Os gatos bengalas podem facilmente passear na coleira. Passear com um gato dessa raça pode ser muito fácil, pois eles são muito sociáveis com pessoas, e animais de estimação e não repreendem a coleira, como os outros gatos fazem. Além disso, eles podem ser adestrados.
3- Gostam muito de água
Diferentemente de outros gatos, eles gostam muito de água. Dessa maneira, eles gostam de brincar com a torneira ou até mesmo ir de encontro a você quando estiver lavando o seu quintal.
Além disso, ele tem a capacidade de nadar. Isso ocorre, uma vez que ele é descendente direto do gato-leopardo-asiático.
4- Podem miar bastante
Esses gatos podem ter uma vocalização excessiva. Dessa maneira, podem miar muito alto e persistente para chamar atenção dos seus tutores. Além disso, são muito apegados aos tutores e gostam de pessoas.
5-Amam caçar
Como mencionamos anteriormente, eles são diretamente descendentes de gatos selvagens. Dessa forma, podem ter um instinto de caça muito forte e muitas habilidades para realizar a mesma.
6-São muito populares nos Estados Unidos
Gatos da raça bengal são muito populares e amados nos Estados Unidos. Inclusive, nesse país é proibida a venda desses gatos, isso ocorre, uma vez que eles são derivados de gatos selvagens.
Considerações Finais
É válido destacar que o gato bengal é muito atraído pala sua pelagem exótica e exuberante. Ele pode ser um companheiro leal e amoroso para os tutores. Além de possuir a personalidade dócil e amigável com pessoas estranhas e outros animais, são muito ativos e brincalhões.
Dessa forma, para ter um gato dessa raça é importante realizar enriquecimento ambiental. Também, gostam muito de água e podem passear na rua com coleiras. Precisam gastar muita energia para não terem problemas de comportamento.
LEIA MAIS
- Gato persa: veja tudo sobre essa raça de gato muito tranquila
- Gato siamês: uma raça elegante e muito apegada aos tutores
- Sete dicas para fazer dois gatos se darem bem
- Gato angorá: uma raça inteligente de temperamento amigável
- Confira coisas que os humanos fazem e os gatos odeiam
Continue nos acompanhando que trazemos dicas diárias sobre os animais. Se você está pensando em adotar um gato bengal ou tem um gato desse em casa, deixe seu comentário contando a sua experiência.
Lembrando que não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações que estão nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área de sua confiança.