O gato angorá surgiu na Turquia. Ele é bem famoso pela sua característica ocular, ou seja, possuir heterocromia (um olho de cada cor). Essa raça de gato é primeira de pelos longos em que se tem notícia.
Na antiguidade, possuir o mesmo como animal de estimação era conhecido como símbolo de prosperidade. Eles são conhecidos pela pelagem longa e macia, além de ser dono de uma personalidade tranquila e dócil. Nesse texto iremos citar características e curiosidades do gato angorá.
Características gerais do gato angorá
As principais características do gato angorá são:
- Porte: Médio
- Cores: Podem ser variadas
- Olhos: Podem ser heterocrômicos
- Pelagem: Longa e Macia
- Tamanho: Em média 37 cm
- Peso: Pode variar de 3 kg a 5 kg
- Expectativa de vida: 15 a 18 anos
Origem do gato angorá
O gato angorá surgiu na Turquia, na região de Ancara, há mais de 450 anos e somente em meados do século XVIII foram levados para o continente europeu. Nessa região eles ficaram muito populares, e ficou conhecido no muito todo pela sua pelagem espetacular e seus olhos heterocrômicos.
Qual o temperamento do gato angorá?
Essa raça de gato é conhecida principalmente por serem muito carinhosos e amigáveis com os seus tutores. Eles gostam de fazer muito carinho em seus donos e amam serem elogiados.
Além disso, são muito dóceis e convivem bem com crianças, idosos e outros animais de estimação. São muito inteligentes e podem ser adestrados. Os gatos angorá gostam de serem acariciados pelos donos e possuem a personalidade muito tranquila.
Quais as vantagens de ter um gato angorá?
Caso esteja procurando uma raça de gato que ama receber carinho e ficar no colo do tutor, ele com certeza é para você. Eles são conhecidos por serem muito apegados e carinhosos aos tutores.
Os gatos angorá são adaptáveis a diferentes ambientes. Esses gatos gostam de dormir bastante, assim, podem ficar muito tempo em somente um ambiente. Dessa forma, se você possui apartamento ou casa pequena, ter um felino desse pode ser uma ótima opção.
Quais as desvantagens de ter um gato angorá?
Ter um animal dessa raça parece ser muito bom, mas existem alguns pontos que são necessários considerar antes de adotar um gato dessa raça. Isso ocorre, uma vez que é necessário possui muito tempo para escovar a pelagem desses felinos para se evitar nós.
Além disso, por serem muito apegados aos donos, eles necessitam de muita atenção. Dessa maneira, não deverá deixá-los sozinhos por muito tempo, para que eles não apresentem problemas de comportamento.
Curiosidades do gato angorá
As principais curiosidades do gato angorá são:
1-Não necessitam de muito espaço
O espaço que você precisará reservar para ele será muito pequeno. Isso se deve ao fato de que ele se adapta muito bem a espaços pequenos. Esses bichanos amam ter o seu próprio espaço reservado com sossego, pois eles amam passar longos períodos dormindo.
2-Adoram interagir
Eles são conhecidos principalmente por ser animado, divertido e adorar interagir. O mesmo é imensamente sociável com humanos, desde crianças a idosos, e também convivem bem com cachorros.
Ademais, eles são muito apegados aos seus humanos e não gostam de ser deixados sozinhos por muito tempo. O gato angorá é muito inteligente e muito dócil com os seus tutores.
3-Amam brincar
Quanto as brincadeiras, é um gato que gosta muito de brincar e gastar energia. Dessa maneira, com o enriquecimento ambiental já ajuda ele a se movimentar.
Assim, ele adora escalar e observar o mundo do alto e descansar em tocas, o que o enriquecimento ambiental proporciona. Além disso, ele é muito curioso e adora explorar o meio em que vivem.
Dessa forma, é muito importante proporcionar a esses gatos um ambiente planejado com nichos, tocas e estantes para que ele possa correr, saltar e brincar.
4-Não gostam de ficar sozinhos
Em sua personalidade eles não gostam de ficar sozinhos e gostam de receber muito carinho. Eles podem seguir os donos pela casa o tempo todo, e também desenvolver preferência por brinquedos específicos.
5-Não possuem medo de água
Esse é um fato muito curioso sobre essa raça de gatos. Diferentemente de alguns felinos, eles não possuem medo de água. Além disso, alguns deles podem até nadar.
6-Convivem bem com cachorros
Esses felinos convivem bem com cachorro. Entretanto, deverá verificar se o cachorro está deixando esse gato sossegado, já que eles amam ficarem no ambiente deles.
Considerações Finais
Como vocês podem ter percebido ao longo do texto, o gato angorá é muito dócil, brincalhão e ama interagir, seja com humanos ou animais de outras espécies.
Se você está pensando em adotar um felino dessa raça, deverá ter em mente que precisará separar um espaço em casa para realizar enriquecimento ambiental, para ele gastar suas energias e desenvolver a sua inteligência.
Além de que eles possuem muitas manias e não gostam de ficar muito tempo sozinhos.Por possuírem um comportamento tranquilo e sossegado, podem conviver bem com cachorros, no entanto, é necessário garantir o espaço reservado para esses gatos.
LEIA MAIS
- Gato siamês: uma raça elegante e muito apegada aos tutores
- Catorze sinais comprovados que o seu gato te ama
- Dez coisas que você precisa saber antes de adotar um gato
Está pensando te adotar um gato angorá? Conte para nós nos comentários. Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando nosso blog Cantinho dos Animais.
Atenção: Não somos especialistas na área e nem recomendamos produtos ou serviços. As informações contidas nesse artigo são meramente informativas. Não deixe de consultar um profissional da área.